Cidadania portuguesa por atribuição sem casamento.

Olá pessoal, tenho uma dúvida. Estou dando inicio na cidadania portuguesa da minha mãe que é neta de português. Posteriormente quero dar inicio na minha, porém meu declarante é meu pai(já falecido) e eles não eram casados, existe a possibilidade de eu não ter direito a cidadania por esse motivo ? mesmo sendo filho de mãe portuguesa? Caso isso seja um empecilho, existe alguma forma de conseguir minha cidadania pela minha mãe ? Desde ja agradeço !

Comentários

  • editado June 2022

    @Batista22

    Em princípio você não teria direito, mas há algumas alternativas. No seu caso será trivial.

    Como sua mãe que vai ser portuguesa obviamente está viva, depois que ela se tornar portuguesa, ela pode fazer uma declaração. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288398/#Comment_288398

    Nessa declaração ela estará fazendo a sua perfilhação, o reconhecimento como filho dela, perante a lei.

    Junte a declaração apostilada ao seu processo, e não terá problema.

  • Muitíssimo obrigado @gandalf, sua orientação foi de extrema importância no meu processo. Desculpe a minha ignorância, mas você ou alguém já teve conhecimento de alguns casos desse semelhante ao meu que deram certo ?

  • editado June 2022

    @Batista22

    Vários. Estando sua mãe viva, esse caminho é certo que você conseguira, sem nenhum problema. 100% garantido.

    Só nos casos em que o português era solteiro(a), e já faleceu, aí complica. Não pode fazer a declaração, e sem ela não tem direito. Tem que buscar outras alternativas, mas mesmo assim, uns 70% das pessoas ainda consegue.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.