Preenchimento formulário 1C

Estou em duvida no preenchimento do formulário 1C.

Minha mãe tirou a cidadania portuguesa e agora vou tirar a minha.

Ao preencher o nome da minha mãe no formulário 1C, preencho o nome dela de casada (que é assim que consta na minha certidão de nascimento), ou preencho o nome dela de solteira (visto que ela já é divorciada)?

Ela já se divorciou do meu pai aqui no Brasil, já fez a transcrição do casamento em Portugal e está dando entrada no divórcio lá em Portugal.

Muito obrigada

Comentários

  • @jessicacarminati

    Eu esperaria a conclusão da transcrição do divórcio da sua mãe em Portugal (com o consequente retorno do nome dela ao nome de solteira) para em seguida dar entrada no seu processo de nacionalidade como filha já com o nome correto de sua mãe...

    Se vc der entrada agora, o nome da sua mãe em seu assento portugues estará com o nome de casada dela, tal como em sua certidão de nascimento, o que pode demandar necessidade de retificação posterior. E se porventura o divórcio for transcrito nesse meio tempo pode ser que você tenha exigÊncia em seu processo para corrigir o nome de sua mãe em seus documentos

    Nesse meio tempo o que você poderia fazer é já corrigir o nome dela na sua certidão de nascimento brasileira (para que passe a constar o nome de solteira dela, ao qual retornou após o divórcio). Assim seu registro de nascimento vai coincidir com o registro portugues dela apos anotação do divórcio. O procedimento para fazer isso hoje no Brasil está mais simplificado, correndo diretamente em cartório (Provimento 82 do CNJ - veja o link: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/2973)

    Em seguida, com a certidão de nascimento retificada, basta tirar uma segunda via de sua carteira de identidade com o nome de sua mãe corrigida também.

    Assim você já fica com tudo pronto para quando terminar a transcrição do divórcio dela você já dar início no seu processo sem maiores atrasos!

  • @jessicacarminati , o divório e posterior casamento de sua mãe não é motivo para você retificar o nome dela em sua certidão de nascimento.

    No formulário, coloque o nome dela como consta de sua certidão de nascimento que, certamente, é o mesmo que está em Portugal, pois ela teve que transcrever o casamento para que você pudesse pedir sua cidadania por atribuição.

    Não há necessidade de trocar TODOS os seus documentos por fatos que ocorreram na vida de sua mãe, não na sua!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.