Neta de Português

Boa tarde!


Li algumas postagens sobre nacionalidade para Netos, que é o caso da minha esposa.

Não entendemos muito bem, estamos solicitando ao Arquivo Distrital do Porto a certidão de batismo do avô dela (Falecido) que já deve está chegando ao Brasil , e providenciando as certidões dela e do Pai (Falecido), mas nunca fomos para Portugal.


Gostaríamos se possível, de mais detalhes.


Agradecemos a atenção de sempre.

Ivanildo Tobias.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @LeniraCarvalho

    Se a sua esposa é neta, ela tem direito à nacionalidade portuguesa.

    Essaa oerguntas são essenciais:

    1) Quais certidões vcs já possuem?

    2) O português era casado? Onde? Mais de uma vez?

    3) Quem declarou o nascimento do filho do português?

    4) Há alguma divergência com o batismo português?

    5) Qual era a nacionalidade da(s) esposa(s) do português?

    Deixe todos os dados não-privados da linha portuguesa da sya esposa que o fórum ajuda vcs.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @LeniraCarvalho

    O processo leva de 2 a 3 anos, exceto se houver alguma orioridade por saude, trabalho, estudo ou idade.

    O custo é 175 euros e o pgto é por cartão ou Vale Postal.

    A sua esposa terá que enviar uma certidão de casamento em inteiro teir digitada, se ela mudou de nome.

    Para bater com o RG ou passaporte com menos de 10 anos e com filiação.

    Essas são as informações básicas.

  • @guimoss

    1) Quais certidões vcs já possuem?

    Estamos providenciando por parte.

    2) O português era casado? Onde? Mais de uma vez?

    Chegou solteiro, e casou com uma brasileira (Falecida) em Recife/PE. Teve 4 filhos sendo um do sexo masculino o pai da minha esposa.

    3) Quem declarou o nascimento do filho do português?

    Solicitamos a certidão de nascimento do pai da minha esposa, mas precisamos a de inteiro teor para verificar se o pai foi o declarante, correto?

    4) Há alguma divergência com o batismo português?

    Com a ajuda de vocês, solicitamos a certidão ao ADPorto, estamos aguardando por esses dias.

    5) Qual era a nacionalidade da(s) esposa(s) do português?

    Brasileira.

    ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    O processo leva de 2 a 3 anos, exceto se houver alguma orioridade por saude, trabalho, estudo ou idade.

    Minha esposa faz tratamento de CA de Mama, tem alguma prioridade? (Ela está bem, em tratamento mas só em acompanhamento)

    O custo é 175 euros e o pgto é por cartão ou Vale Postal.

    Temos que providenciar.

    A sua esposa terá que enviar uma certidão de casamento em inteiro teir digitada, se ela mudou de nome.

    Vamos ter que providenciar.

    Para bater com o RG ou passaporte com menos de 10 anos e com filiação.


    O RG foi expedido em 2014, mas o Passaporte no ano passado.


    Gratos pela atenção de sempre.

    Abraço.

  • @LeniraCarvalho

    Vou lhe responder por MsgPrivada, naquele envelope do canto direito da tela, na tarja verde.

  • @LeniraCarvalho

    Antes de fazer o pedido das certidões, confira se há alguma divergência*.

    Caso haja divergências, verifique ps requisitos com o cartório.

    Como vc já pediu a certidão portuguesa, vc terá que pedir outra e enviar para a PGR do Porto ou enviar essa para a Pgr e recebe-la apostilada.

    ===

    Solicitamos a certidão de nascimento do pai da minha esposa, mas precisamos a de inteiro teor para verificar se o pai foi o declarante, correto?

    Se ele tiver sido o declarante antes do filho completar 1 ano, não precisará transcrever o casamento.

    Como ele veio solteiro, vc precisará de uma Reprodução certificada pelo AD do passaporte português ou uma certidão de casamento ou óbito do português em inteiro teor pwta fixar o nome de família do português. Estas não precisam de apostila.

    ===

    Com a ajuda de vocês, solicitamos a certidão ao ADPorto, estamos aguardando por esses dias.

    Vc não tem a imagem da torre do tombo para poder comparar?

    Isso te ajudaria nas pesquisas.

    ===

    Minha esposa faz tratamento de CA de Mama, tem alguma prioridade?

    Pode ser que sim. Mas diferente de trabalho e estudo, a questão da saúde é subjetiva.

    Fundamente bem o pedido. Apostile e reconheça a firma dos documentos médicos.

    Apostile o requerimento e reconheça a firma da sua esposa por autenticidade.

    ===

    O RG foi expedido em 2014, mas o Passaporte no ano passado.

    O RG esta perto do limite de 10 anos. Eu enviaria o passaporte, se ele conter os oaus da esposa.

    ===

    Deixe a lista de documentos que vc tem e os que vc precisa, que o fórum te ajuda na busca e verifica a sua lista.

    Abraços

  • Boa noite pessoal!

    Hoje saiu a minha tão sonhada Nacionalidade Portuguesa! Na verdade eu pesquisei hoje e tive a grata resposta de aprovação do meu processo.

    Fiz todo o tramite sem a ajuda de terceiros (Despachantes) , tive o trabalho de buscar as informações e documentos necessários e sim, tive muita ajuda do pessoal aqui do fórum. Depois de juntar os documentos, dei entrada no meu processo em 26/01/2021.

    Sou neto de português e pai brasileiro...Ambos falecidos!

  • @Anderson Nataria


    Parabéns pela conquista! Poderia por favor incluir os dados do seu processo na planilha de acompanhamento?

    Ou então, responda aqui mesmo nesse post os dados, que alguem do fórum inclui na planilha pra você.

    Nome:

    Número do processo:

    Tipo de processo: (Neto? Filho? Casamento? Sefardita?)

    Data envio para portugal:

    Idade do requerente quando enviou o processo:

    Data em que recebeu a senha:

    Data "bolinha 6 verde":

    Data "bolinha 7 verde":


  • Anderson Luiz do Nascimento Natária

    Processo 23xxx / 20xx (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses)

    Data de envio dos documentos: 26/01/2021

    Idade do requerente: 43 anos

    Recebi a chave de acesso para consulta em Maio de 2021

    Data da bolinha 6 verde 17/05/2023

    Data da bolinha 7 verde aguardando atualização.

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.