O que é menoridade?

Estou fazendo nacionalidade do meu pai de Neto.


A mãe dele foi registrada somente aos 15 anos pela avó, tenho a certidão da casamento da avó dele, só que consta Anna com 2 n's e Mello com 2 l's, na certidão de nascimento da mãe do meu pai consta com apenas 1 n e 1 l.


Será que dá certo? Pela idade, já me responderam a respeito da letra aqui

Comentários

  • Casamento feito na igreja católica

  • @marcelloamr

    Anna = Ana - é considerado uma atualização pela regra ortográfica e não muda a fonética (o som) da palavra. O mesmo com LL.

    Ser registrada aos 15 anos, ainda está na menoridade. Mas terá que mandar uma carta (ou requerimento), explicando o motivo para o registo tardio. Muitas vezes a pessoa precisava de uma certidão para se casar, por exemplo, e não achava a anterior, e fazia outra.

    Tem que justificar o motivo por escrito, o requerente assina, reconhece a firma por autenticidade e apostila. Essa resposta tem valor legal, e portanto não pode mentir, porque cometeria crime de perjúrio. Recomendo que levante essa história direito.

  • Você tem um modelo dessa declaração? Eu mesmo posso fazer como procurador do pedido do meu pai?

  • Ela foi registrada pela mãe e não pelo pai, ela brasileira e ele o português, além da certidão de casamento não mando mais nada?

  • E na certidão de inteiro teor fala que ele estava em local incerto e não sabido, será que dá algum problema?

  • @gandalf , o consulado me falou para enviar uma certidão de nascimento comum da minha avó , a resumida, será que é melhor?

  • @marcelloamr

    Você pode escrever a declaração e eu reviso pra você o formato e conteúdo. Tem que ser algo pessoal.

    Por essas e outras, é que processos de nacionalidade só se faz com certidões em inteiro teor. E se for a certidão do requerente, aí então só aceitam se for por fotocópia direta do livro (manuscrita).

    Não tente esconder fatos dos Conservadores. Eles têm faro pra achar essas coisas, e vira exigência, quase sempre mais complicado de sanar.

    No consulado, alguns deles pedem somente a certidão "breve relato". Cada consulado tem seus próprios critérios. Tem que consultar no site do seu consulado, pra ver como funciona.

    Em que estado vc mora?

  • Eu xxxxx declaro que a sra. Xxxxx não teve seu registro de nascimento lavrado antes dos seus 15 anos de idade porque na época o governo brasileiro não exigia certidão de nascimento para outros atos, servindo apenas a declaração verbal. Ela foi registrada somente antes do seu casamento conforme consta nas anotações de sua certidão de nascimento, pois a existência de uma certidão de nascimento era pré-requisito para esse ato civil. Encaminho juntamente fotocópia do casamento de seus pais, cópia retirada do livro da nascimento do ano xxxx ao ano xxxx da Igreja XXXXX que comprova o vínculo de seus pais e ela na menoridade.

    Brasília DF , Xxx de xxxx de xxxxxx

    Nome e assinatura reconhecida no consulado

    @gandalf o que acha?




    Moro no DF, me pediram esses documentos abaixo e já juntei todos, vou levar pra eles na segunda.

    Para o pedido de Nacionalidade (Neto), deverá apresentar os seguintes documentos:

    1) Certidão de Nascimento de Inteiro Teor apostilada (Apostila de Haia) emitida há menos de 1 ano; 

    2) Certidão de Nascimento de Inteiro Teor por Cópia Repográfica apostilada (Apostila de Haia) emitida há menos de 1 ano; 

    3) Cópia da Carteira de Identidade apostilada (Apostila de Haia); (Não pode ser CNH)

    4) Nada Consta Registo Criminal emitido pela Polícia Federal (Apostila de Haia), não existindo, por isso, pena de prisão igual ou superior a 3 anos, por crime punível segundo a lei portuguesa, assim como perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional; 

    5) Cópia de Assento de Nascimento do Avô/Avó (o que for português) (cópia simples); 

    6) Certidão de Nascimento do pai/mãe (o que for o filho do português), comprovando que a filiação foi estabelecida na menoridade; ( certidão simples)

    7) Formulário de nacionalidade 1D preenchido. 

  • @marcelloamr

    Não se afobe.

    Você não parece pronto para levar na segunda.

    Vamos conversar por MsgPrivada, aquele envelope na tarja verde, no canto direito da tela.

    Seu caso tem muitas nuances.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.