sobre ceridão de nascimento

Olá!! Sou do Rio de janeiro e teho algumas dúvidas sobre certidão. Vou pegar a cidadania pelo meu http://xn--av-9ja.Eu sendo casada, tenho que levar a certidão de nascimento ou a de casada? O nome do meu avô só consta na certidão de nascimento.

Outra dúvida é se a certidão de nascimento do meu avô tem que ter menos de um ano?

Fico muito receosa pois a tudo é complexo e custa. Pedir a certidão em outro país não é nada fácil.

Agradeço aos que me ajudarem

Comentários

  • O seu avo 'e o portugues? Se voce tiver uma certidao dele nao importa que nao seja nova.
    Sua certidao tem que ser em inteiro teor. Veja que seu casamento ja esteja averbado para que a certidao saia completa.
    Voce vai solicitar a cidadania por neta de portugues? Saiba que se tem filhos eles so terao direito a cidadania se comprovarem vinculos com Portugal. Nesse caso seria mais recomendavel que o filho do portugues (seu pai ou sua mae) pedissem a cidadania antes de voce.
    Veja no guia de ajuda os documentos necessarios para atribuicao (avo-pai/mae-voce) e naturalizacao (avo-voce).

  • No caso o meu pai renegou a cidadania(tem outro nome mas não me lembro qual). Ele nasceu em Cabo verde e na época da idependência ele escolheu ser caboverdiano, tanto que na minha certidão de nascimento existe uma retificação quanto a isso pois eles colocaram a nacionalidade dele como portuguesa mas embaixo tem um obs dizendo que ele é caboverdiano. Ele,meu pai, disse que é mais difícil consiguir a cidadania de novo, penso até que se eu conseguir poderia ser mais fácil para ele.

    Já o meu avô tem as duas nacionalidades: caboverdiana e portuguesa

    Como assim minha certidão tem que ser de auto teor?Como sei que o meu casamento já foi averbado?

  • Ve,

    Sobre a nacionalidade do seu pai, pelo que me parece ele pode adquiri-la novamente, basta ele preencher o requerimento aprovado pelas autoridades portuguesas e mandar endereçado á CRCentrais de Lisboa, não precisa nem da antiga certidão Portuguesa dele basta preencher todo o campo 2 do modelo. Como o processo é gratuito, só gasta mesmo o envio, eu acho que vale a pena você tentar. 

    Neste Link você encontra o tal modelo e fica sabendo mais sobre o assunto:

    Respondendo sua pergunta:

       A Certidão é em Inteiro Teor, é uma certidão de nascimento onde consta tudo o que esta escrito no livro de registros, diferente das que a gente geralmente tem em casa, o preço dela vária de acordo com a data de nascimento do dito cujo.

    Quanto você pedir a certidão peça que eles averbem o seu casamento é de graça, e na verdade é uma obrigação do cartório averbar antes de emitir, mas no meu caso a do meu avô eles esqueceram de averbar, eu mandei assim mesmo e não tive problemas, mas já que é de graça é só pedir para o tabelião, e quando estive pronta, verifique se no final da certidão consta escrito no final o averbamento, que nada mais é, do que a menção de que você se casou, com quem se casou, onde esta escrito, e etc.







     

  • AL eu Nasci no Brasil.

    Agora estou apreensiva para saber se a certidão que o meu pai me mandou é de inteiro teor ou não mas a minha de casamento acho que é averbada sim, pelo que vc descreveu.Agora é tentar falar como o meu pai sobre isso pois ele não mora aqui no Brasil então tudo é mais difícil e caro.

    Obrigada pela resposta pessoal!! :)

  • Bom vou esperara a certidão do meu pai chegar mas acredito que o meu pai se nacionalisou depois de 80 de qualquer forma vou lá no consulado com a certidão ou melhorvou ligar para lá antes pois ´na última vez que fui nem consegui entrar pois tinha que agendar e tals. Para o meu pai readquiri a nacionalidade é difícil pois o consulado lá faz tudo para complicar
  • Se você decidir tentar a reaquisição da nacionalidade do seu pai não precisará do consulado para nada. Siga as instruções que estão no site da IRN que eu postei ai em cima e mande para Lisboa. Como o processo é gratuito, só gasta mesmo o envio.
  • [APAGADO]
  • Bom, agora vou tentar e pensar na possibilidade de receber a nacionalidade via reaquisição do meu pai. é possível eu pegar pelo meu avô mas,quando liguei para lá, eles disserem que eu não poderia passar a nacionalidade, caso eu venha a ter filhos no futuro.Talvez se o meu pai fosse a Portugal tratar disso, fosse mais fácil e rápido. O link do Hermano também é muito bom e quero agradecer a ajuda.O meu marido também está com o pai na mesma situação e diz que talvez possa ser o caso dos dois nem terem abdicado da nacionalidade portuguesa mas acho que só os próprios podem verificar isso. ele disse que na época não era tão simples abdicar da nacionalidade, mas tenho que averiguar a situação do meu pai.

    Detalhe , que eu já dei partidade para reunir os meus papeis quando estava com idéia de conseguir nacioalidade pelo meu avô e na minha certidão de inteiro teor diz que o meu pai é Português.

    Quando liguei para o consulado, e pedi para ver se eles ajudavam com a certidão do meu pai, eles me deram um telefone de Portugual, de contato com Conservatória dos Registos Centrais .

    Seria possível minha mãe pegar informações para mim sobre isso, já que vai ficar 3 dias em portugal? Acho que sim, pena que meu pai não está com a nacionalidade em mãos, se não seria mais fácil e rápido. ainda mais que o consulado do rio continua fechado.

     

  • Ve,
    Se a certidao que necessitam é posterior a 1910 sua mae pode conseguir uma simples numa conservatoria do registro civil, numa loja do cidadao, etc. Diga-lhe que leve todos os dados: data de nascimento, lugar exato, filiacao. Ela poderia tambem aproveitar para pedir a transcricao de casamento dela com o seu pai, caso na certidao dele nao apareca que se naturalizou brasileiro.
    Acho que ela poderia tambem pedir uma certidao do seu sogro para tirar a duvida.

  • Oi Denise,

    obrigado por responder.

    acho que eu não expliquei muito bem a situação. Eu já tenho a certidão do meu avô mas, se for possível eu gostaria de pegar pelo meu pai pois tem mais vantagens.Os meus pais nunca foram casados então não existe trancrição de casamento. O que gostaria de fazer é ver se o meu pai pode readquirir a nacionalidade portuguesa ou se por acaso ele nunca deixou de ser português(já que ele  nasceu na ex- colônia portuguesa,Cabo Verde).

  • imageVe +:

    Oi Denise,

    obrigado por responder.

    acho que eu não expliquei muito bem a situação. Eu já tenho a certidão do meu avô mas, se for possível eu gostaria de pegar pelo meu pai pois tem mais vantagens.Os meus pais nunca foram casados então não existe trancrição de casamento. O que gostaria de fazer é ver se o meu pai pode readquirir a nacionalidade portuguesa ou se por acaso ele nunca deixou de ser português(já que ele  nasceu na ex- colônia portuguesa,Cabo Verde).

    Ve,  faça como o Hermano citou. Imprima e preencha o formulário (ele postou o link acima) e seu pai pode readquirir a nacionalidade portuguesa, é de graça e depois vc solicitaria a sua por atribuição, assim vc poderá passar para seus filhos. Pense nisso. Boa sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.