Por onde começar

Sou neta de português casado com brasileira. Ambos já faleceram. Inclusive meu pai também já faleceu, e não sei se ele tirou a cidadania portuguesa dele. Tenho quase certeza que sim.

Já encontrei na internet a certidão de casamento dos meus avós, a certidão de óbito do meu avô e o cartão de imigração dele.


Qual seria o primeiro passo pra tirar a minha cidadania.


Obrigada

«1

Comentários

  • @Elisa_Neves001

    Vc tem que verificar se o seu pai ja retirou a nacionalidade dele.

    Basta fazer um pedido pelo civilonline, com os dados dele e dos pais, se o seu pai nasceu após 1911 (o qué é extremamente provável).

    O guia para pedir pelo civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Custa 10 euros e o pgto é por cartao de crédito fisico com liberação para compras internacionais ou virtual de app.

    Se achar o assento, vc pede como filha e o processo leva 6 meses, em média, se não houver prioridade.

    ===

    Se vc não cobseguir achar nenhuma prova da nacionalidade, vc terá que pedir por neta.

    Aí, o processo leva de 2 a 3 anos.

    Neste caso, vc teria que verificar:

    * Quem declarou o seu nascimento do seu pai e quando este foi feito.

    Se foi o português e antes do filho fazer 1 ano, vc não precisa transcrever o casamento.

    *vc tb pode verificar se o casamento deles está transcrito em Portugal pelo civilonline.

    Boa sorte!

  • @guimoss Muito Grata pelos seus esclarecimentos. Irei seguir por esse caminho. Desde de já agradeço sua disponibilidade em me auxiliar.

  • @guimoss

    qual seria o tipo de certidão que devo pedir? (as opções de lá são casamento/nascimento/óbito/declaração de maternidade/perfiliação)

    • esse nº do ID civil não consegui colocar
    • e só tenho os dados do meu avô, que é do Porto, conselho de Gondomar, mas não sei a Freguesia.

    obrigada mais uma vez pela sua luz.

  • Boa noite !

    Eu preciso saber por onde começar o meu processo de cidadania, meu pai é português nascido em 15/05/1906, tenho a certidão narrativa de nascimento dele , quais documentos preciso para dar entrada .

    Desde já obrigado pela ajuda

  • @fariasx

    Quem foi o declarante do seu nascimento? Com que idade você estava?

    Se foi seu pai português até que você tivesse competado 1 ano, não precisa transcrever o casamento, se este ocorreu no Brasil.

    Se foi um terceiro ou a declaração foi feita após você ter 1 ano de idade, terá que transcrever o casamento de seu pai.

    Documentos:

    Assento de batismo de seu pai, certificado pelo Arquivo Distrital; ou cópia simples, se foi emtida pelo civil online;

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitida há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preechido sem rasuras e levado para ser assinado em Cartório de Notas e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos, no vaor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande a documentação, preferencialmente pela SHL, pra

     Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • @Elisa_Neves001

    Verifique a sua marcação.

    Eu não recebi as suas msgs. Se não marcar da maneira certa, não há a notificação.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    ===

    Vc vai fazer um processo de filho ou de neto?

    Dê uma atualizada no seu caso.

    ===

    Os dados que vc nao possui, vc pode deixar em branco, como o NIF.

    E se o seu pai nasceu no Brasil e cobseguiu a nacionalidade por atribuição, é só colocar os dados do nascimento dele.

    No tópico quee deixei, isso é explicado direitinho. Se tiver dúvidas, volte a perguntar, para nao ter erros.

    Ele seria um português natural de um municipio brasileiro.

    Abraços

  • Boa tarde! Sou Neta de Português falecido, solteira. Meu pai não tirou a cidadania dele e já é falecido também. Tenho a toda a documentação necessária e o site para preencher o formulário da Conservatória. Porém tenho uma dúvida. Eu vou ao Consulado Português dar entrada com toda a documentação apostilada ou alguém sabe se é seguro enviar direto pra Conservatória em Portugal, pelos Correios e se sabem o endereço dessa Conservatória. Por favor me ajudem com isso!!!! Muito obrigada desde já!

  • @RobertaATeixeira , mande para a CRCentrais - Lisboa

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

  • @Leticialele eu acabei de entrar no link que você deixou disponível, para processos de filhos de portugueses e fiz o pagamento do valor. Estou lendo o documento que preciso preencher, e no final consta essa imagem:


    Está sendo dito para enviar para Lisboa, e não para Porto, como informou acima. Não tem problema mesmo enviar a Porto?


    Obrigada!

  • @lucianacorrea04 , no momento, o Arquivo Central do Porto é a conservatória mais rápida e eficiente para os processos de filhos.

    Podem ser mandados para lá processos de filhos cujos pais nasceram no Brasil, em Portugal ou em qualquer país da UE.

    O Formulário é geral, vale para o mundo inteiro, por isso, nele consta o endereço da CRCentrais - Lisboa.

    Mande os processos dos seus filhos para o ACP, e, estando tudo corrreto, em 6 meses serão portugueses.

  • @Leticialele muito obrigada novamente pela ajuda :D

    APós enviar, normalmente eles estão enviando a chave do processo por e-mail ou preciso ligar ou mandar e-mail para pedir?

    Obrigada!

  • olá, bom dia, boa tarde ou boa noite!

    Uma amiga me pediu para ajuda-la em seu pedido de cidadania, como estou muito tempo sem estudar o assunto, peço a ajuda de vocês.

    Se estiver faltando alguma coisa, por favor me corrijam:

    1- Formulário 1C (retirado depois do pagamento com CC) com firma reconhecida por autenticidade.

    2 - Registo do pai português, que foi o declarante do nascimento antes de 1 ano de idade. ELA tem o registo original, da Conservatória de Felgueiras, quando falo original, falo da que ele trouxe de Portugal em 1959. SERVE?

    3 - Certidão de casamento simples dos pais.

    4 - A certidão de nascimento dela, inteiro teor, por cópia reprográfica apostilada.

    5- Cópia de RG com menos de 5 anos de emissão apostilada.

    6- Ela casou mas não mudou o nome, precisa mandar cópia da certidão de casamento?

    Quando fiz minha cidadania e de meus filhos, ACP Porto era a melhor, ainda continua?

    Obrigado

  • @lucianacorrea04 , mandam email, dentro de uns 30 dias após a chegada dos documentos.

    Olhe na cx de entrada e na de spam do email.

  • Obrigada, @Leticialele .

    Recebi esse documento de Portugal, referente ao processo do meu pai. Para dar a entrada no meu, basta uma cópia simples desse documento, certo?


  • @lucianacorrea04 , sim. Essa é a certidão portuguesa. Pode tirar quantoas cópias desejar.

  • @RobertaATeixeira

    Mande para o endereço fornecido acima pela Leticialele, via DHL.

    É muito profissional e no preço inclui seguro para o caso de extravio ou atraso. (nunca soube de alguém que precisou recorrer ao seguro)

  • Oi @Leticialele ,

    Poderia me dar uma forcinha nisso aqui?


    Uma amiga me pediu para ajuda-la em seu pedido de cidadania, como estou muito tempo sem estudar o assunto, peço a ajuda de vocês.

    Se estiver faltando alguma coisa, por favor me corrijam:

    1- Formulário 1C (retirado depois do pagamento com CC) com firma reconhecida por autenticidade.

    2 - Registo do pai português, que foi o declarante do nascimento antes de 1 ano de idade. ELA tem o registo original, da Conservatória de Felgueiras, quando falo original, falo da que ele trouxe de Portugal em 1959. SERVE?

    3 - Certidão de casamento simples dos pais.

    4 - A certidão de nascimento dela, inteiro teor, por cópia reprográfica apostilada.

    5- Cópia de RG com menos de 5 anos de emissão apostilada.

    6- Ela casou mas não mudou o nome, precisa mandar cópia da certidão de casamento?

    Quando fiz minha cidadania e de meus filhos, ACP Porto era a melhor, ainda continua?

    Obrigado

  • editado July 2022

    @Léo Mendes Estou dando entrada também, e como o pai foi o declarante antes do 1 ano de idade, nem precisa dessa cópia simples de certidão de casamentos dos pais.

  • @Léo Mendes

    1- Formulário 1C (retirado depois do pagamento com CC) com firma reconhecida por autenticidade. Correto

    2 - Registo do pai português, que foi o declarante do nascimento antes de 1 ano de idade. ELA tem o registo original, da Conservatória de Felgueiras, quando falo original, falo da que ele trouxe de Portugal em 1959. SERVE? Se estiver informatizada, basta mandar cópia simples. Se não,peça uma via pelo civil online

    3 - Certidão de casamento simples dos pais. Não é necessário

    4 - A certidão de nascimento dela, inteiro teor, por cópia reprográfica apostilada. Correto

    5- Cópia de RG com menos de 5 anos de emissão apostilada. Correto

    6- Ela casou mas não mudou o nome, precisa mandar cópia da certidão de casamento? Não precisa

    Sim, ACP ainda é a melhor opção.

  • Sou neto de Português e tenho 2 dúvidas; as certidões de nascimento necessitam do apostilamento de AIA ou somente a cópia reprográfica de todo teor? a outra seria: documentação enviada pelo correio na codição de neto deve-se enviar para Lisboa, porém caso leve os documentos pessoalmente posso entrega-los em outra conservatória como a do Porto, obrigado?

  • Boa tarde, pessoal!

    Estou ajudando uma amiga a obter a cidadania como filha de mãe portuguesa. Absorvi muitas informações aqui no fórum e pretendo seguir com o envio postal ao Arquivo Central de Porto.

    Já disponho de alguns documentos, como as certidões de nascimento em inteiro teor (digitada e reprográfica), devidamente apostiladas, desta minha amiga, bem como a cópia autenticada de seu RG, igualmente apostilado. Pelas minhas anotações, faltam o pagamento da taxa e emissão do formulário C1, bem como o documento de sua mãe portuguesa. Neste último ponto, tenho algumas dúvidas.

    Caso a mãe dela disponha de sua certidão de nascimento original, juntar uma cópia simples ao pedido é suficiente? Se não for, li algumas menções ao site ''Civil Online''; o documento obtido por lá é válido para instruir o pedido de cidadania?

    Outra dúvida: li na internet que é recomendável anexar uma cópia de um comprovante de endereço à documentação. Isto é realmente necessário? rs.

    Muito obrigado!

  • @Paulo_Abreu , todas as certidões brasileiras e a cópia autenticada do RG do requerente têm que ter a Apostila de Haia.

    Os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa. Ainda que você entregue em qualquer outra Conservatória, irão enviar para lá.

  • @Pemidena

    Se a certidão da mãe já está informatizada, basta mandar cópia simples.

    Caso contrário, peça ume pelo civil online, ao custo de 10 euros. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Não precisa mandar comprovante de endereço!!!

    Para pagar a taxa e obter o Formulário 1C - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • @Leticialele, no caso da minha colega, o nascimento dela foi registrado pouco mais de um mês após o fato, o que dispensaria a necessidade da transcrição do casamento de sua mãe em Portugal, correto?

    Porém, notei que na certidão de casamento de sua mãe, seu nome foi alterado de Fernanda da Graça Osório Tiago, para Fernanda da Graça Tiago Rodrigues.

    A mudança no nome da mãe portuguesa em decorrência do casamento enseja a transcrição do mesmo em Portugal?


  • @Pemidena, como a mãe é a portuguesa, terá que transcrever o casamento dos pais em Portugal. a não ser que a mãe tenha sido a declarante do nascimento.

  • editado July 2022

    @Leticialele bom dia!

    Confirmei com minha amiga e o casamento da mãe dela, portuguesa, já foi transcrito em Portugal.

    Acredito que já dispomos de todos os documentos mas bateu uma dúvida. Como a filha (brasileira), mudou o nome ao casar-se, haverá esta diferença entre a certidão de nascimento e os demais documentos (RG, formulário 1C, etc). Neste caso, é bom juntar a certidão de casamento da requerente brasileira também, para justificar a mudança do nome entre a certidão de nascimento e os demais documentos?

  • @Pemidena , se a requerente trocou o nome com o casamento, sim, deve mandar a certidão de casamento inteiro teor, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

  • editado July 2022

    @Paulo_Abreu

    As certidões são originais recentes (2ª via, menos de 1 ano) assinadas com tinta pelo cartório, e apostiladas. Não serve cópia autenticada.

    Se vc decidiu entregar pessoalmente, deixe para fazer o pagamento lá, na hora da entrega. Isso muda muita coisa, porque só o requerente pode entregar, pagar no balcão, e receber a senha. Mas o formulário nesse caso é o genérico, e não o personalizado com o nome que receberia após o pagamento.

    Entregue no CNAI do Porto (ou de Lisboa), que tem o mesmo efeito, e numeram na hora se for pago em dinheiro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293401/#Comment_293401

    Normalmente não se recomenda entregar pessoalmente. É perda de tempo e dinheiro. E se o vôo não for? Ou se você adoece e não vai? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/294832/#Comment_294832

    Sem falar que entregando pessoalmente, eles vão conferir os documentos na hora, e se algo estiver errado, você volta com eles na mão sem conseguir entregar. Pode ter que refazer alguns deles se vencerem. Se mandar por DHL, eles recebem, e depois vc completa o que faltar. Mas a numeração é da chegada.

  • Bom dia a todos!

    Alguém pode informar, por gentileza, no caso de juntar o Passaporte em substituição ao RG, quais folhas do Passaporte deve-se tirar cópia autenticada e apostilada?

  • @Pemidena , as folhas que têm a identificação do requerente e a filiação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.