Busca pelo assento de batismo em Portugal
Bom dia!
Primeiramente, sou enormemente grata pela ajuda de vocês. Todos os registros que consegui encontrar até agora foi graças ao aprendizado adquirido no fórum e à ajuda do @CarlosASP . Muito obrigada!
Estou tentando achar o assento de batismo do meu bisavô em Portugal, mas não tenho o ano exato de seu nascimento, pois nas várias certidões que possuo, o ano varia de 1871 a 1876, mantendo apenas o mês e o dia. Não sei mais qual pista seguir.
Tudo que já encontrei está concentrado aqui no FS (não sei usar ainda muito bem a plataforma - possivelmente fiz alguma bagunça com as fontes):
Seus dados:
. LUIZ FERREIRA PINTO, nascido em 25/04/1871 (ou 72 ou 76), filiação: Joaquim Ferreira Pinto e Maria Jesus Pinto.
. Freguesia de Boelhe, Concelho de Penafiel, no Distrito de Porto.
. Data da emigração (1898, de acordo com o requerimento de naturalização brasileira - pdf abaixo);
. Porto de desembarque: Rio de Janeiro, estabeleceu-se no Rio de Janeiro.
. Adquiriu propriedade em Santíssimo, que com seu falecimento foi dividida entre os filhos através de inventário e formação de condomínio no RGI.
. Estado civil na época da emigração: solteiro; Encontrei registro de um casamento anterior no religioso em 1911. Em 1921 falece a primeira esposa. Em 1922, nasce meu avô, filho do segundo casamento que vem a acontecer no civil em 1934. A certidão de nascimento do meu avô ainda não encontrei. Solicitei busca em um cartório.
. Certidão de Inscrição Consular:
Muito obrigada!
Comentários
@Fabiferreiracv
registro achado , esta no link https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=752016 registro m0068
@Ferpirj
Muito obrigada! Será esse mesmo?
Sendo este, é necessário algum procedimento especial para solicitação da cidadania, ou não tem problema não aparecer o nome do pai?
Como na certidão de casamento civil dele com minha bisavó aparece o nome do pai, na certidão de inscrição consular também, imagino que houve uma legitimação posterior ao nascimento... ou não? Preciso me preocupar com isso? Poderia o processo cair em exigência por esta razão?
Obrigada, novamente!
Acredito que é essencial que o nome do português conste no registro do nascimento, pois comprova que é o pai.
Essa parte eu não consigo te ajudar muito, outras pessoas talvez consigam te responder melhor.
@guimoss @Mariza Guerra @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar
@Fabiferreiracv
@Ferpirj
Não há problema em não aparecer o pai, pois consta que o Luiz é filho natural, ou seja, os pais não eram casados, quando ele nasceu.
Na certidao de casamento do luiz (brasileira ou portuguesa), aparece o nome de ambos os pais?
Na certidão brasileira de nascimento filho do luiz aparece o nome dos avós paternos?
Nesses casos, poderia gerar um problema
@guimoss
Meu bisavô casou no Rio com minha bisavó em 1934 no civil, depois do nascimento do meu avô brasileiro que foi em 1922. Ainda não ficou pronta a busca pela certidão de nascimento do meu avô. Mas na certidão de casamento, consta como o Luiz sendo filho legítimo de Joaquim Ferreira Pinto e Maria de Jesus Pinto. Não consegui ler o que está escrito sobre o local de domicilio, mas logo depois consta o nome dos pais.
Nesse caso, como poderia proceder? Grata!
@Ferpirj
Muito obrigada pela resposta e auxílio!
@Fabiferreiracv
Mandei uma mensagem privada para vc.
É o envelope no menu da conta.