para transcrever o segundo casamento é preciso que o primeiro já esteja transcrito e a dissolução desse casamento, através do óbito, tb precisa estar averbada no registo civil português.
O primeiro já está transcrito, que é justamente o do primeiro conjuge falecido. Mas na transcrição do segundo, com meu bisavô exigiram o óbito do primeiro e não sei o motivo. Inclusive, na certidão reprografica de casamento dos meus bisos, consta a data de óbito, o nome do falecido e a viuvez. Não sabemos o que fazer, mas ainda não foi possível questionar e mencionar tais informações devido a greve.
@GDad...Como o @Guilherme Moreira informou...Eles não vão transcrever o segundo casamento antes de averbar o óbito no Registo do Português...Se fizessem isso o Português ficaria casado duas vezes concomitantemente...O Óbito tem que estar AVERBADO no Registo do Português antes que se possa transcrever o segundo Casamento...Algo semelhante acontece quando o Português se casa pela segunda vez após um Divórcio...Somente após a Homologação do Divórcio em tribunal Português é que se pode dar sequência aos processos...
Comentários
para transcrever o segundo casamento é preciso que o primeiro já esteja transcrito e a dissolução desse casamento, através do óbito, tb precisa estar averbada no registo civil português.
pensei ter deixado claro que precisa da certidão de óbito.