Será que o meu pai tem direito a cidadania ??
Nydia
Member
Boa tarde. Decidi me registar no fórum porque preciso saber se o meu pai teria direito a cidadadania para posteriormente tirar a minha.
O meu avô e português já falecido, emigrou p Moçambique onde teve filhos uns dos quais o meu pai. O meu pai foi registado aos 6 anos e o meu avô foi o declarante, mas ele n era casado com a minha avó e talvez por isso a certidão aparece como filho ilegítimo.
Qual é a chance de ele conseguir a cidadania?? E qual é o primeiro passo a seguir??
Sem mais…
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Nydia , ele foi declarado pelo pai português na meoridade. Mas o processo pelo art 1C só pode tramitar na CRCentrais - Lisboa, pois ele nasceu em Moçambique. Consiga provas da participação do pai na vida do filho - matrícula escolar, caderneta de vacinação, alguma autorização, escritura, etc.
Obrigada @Leticialele pelo feedback.
Meu pai tem mais de 60 anos e ele diz que já não tem nada da época dele de infância. Meu avô faleceu em Moçambique qdo meu pai tinha 16 anos de idade. O que eles tem e a certidão de óbito do avô e os documentos de identificação do meu pai.
Preciso validar algum documento no consulado de Portugal ou posso mandar directo para a conservatória de Lisboa??
@Nydia
Ele precisa ter um registo de nascimento, original.
Use os documentos que possui para localizar o "assento português" dele na Conservatória, ou no Arquivo Distrital correspondente, conforme o caso. Sem conseguir o assento do português, não terá como iniciar o processo de nacionalidade.
Bom dia @gandalf .
Nos temos o assento de nascimento do avô. Será este documento suficiente ??
@Nydia
Deve pedir uma nova certidão obtida pelo Arquivo Distrital de Aveiro, clicando no link abaixo em "Serviços em Linha". https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1475259
Leia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Embora o documento português não vença, ainda que tenha uma certidão em papel assim em tão bom estado, peça uma nova, porque tem que mandar o original, certificado pelo Arquivo Distrital com tinta, e carimbo em relevo. Pelos padrões atuais não aceitariam essa.
Mas se está em papel, deve preservar essa que possui, pelo valor histórico, e para facilitar a localização dos originais. (talvez isso que enviou é apenas a imagem baixada da Internet, não sei)
Muito obrigado @gandalf
Vou pedir sim uma certidão original do avô.
E outra certidão do meu pai, no local onde nasceu
Em que altura devo pagar pelo formulário 1C ??
Cumprimentos