Sobrenome faltando na certidão de inteiro teor nascimento

Boa tarde,

Irei utilizar a certidão do meu bisavô Virgílio para tentar a nacionalidade da minha vó.

Ao verificar o documento do meu bisavô Virgilio, consta no averbamento que ele casou-se com minha bisavó Maria do Céu RAMALHO Flor, so que ao verificar na certidão de inteiro teor da minha avó consta apenas Maria do Céo Flor, e o RAMALHO não esta presente no nome dela, o Pai da minha bisavó que tinha RAMALHO, essa falta de Ramalho no nome dela na certidão de nascimento da minha avó, poderia ser um problema para eles negarem a cidadania da minha avó ?


Desculpa mandar mais uma vez dúvida a respeito de nomes, e que estou com medo em enviar e dar de cara com problemas que eu poderia resolver antes de enviar.


muito obrigado pela ajuda de sempre

Comentários

  • @pedropaulogaspar

    Vc tem o casamento dos seus bisavós?

    O casamento ocorreu no Brasil ou em PT?

    Acredito que não terá problemas.

    Se vc estiver inseguro, envie o casamento dos seus bisavós para eles verificarem a origem do "Ramalho".

    Se o casamento ocorreu em Portugal, vc pode pedir a certidão com certificação digital e imprimir pela internet, se for do AD ou pelo civilonline, se ocorreu após 1911.

    Se ocorreu no Brasil e teve a averbação, vc já deve ter transcrito o casamento. É so enviar uma cópia simples do assento de casamento, se for este o caso.

    Se tiver outras dúvidas, é só perguntar.

  • @guimoss Infelizmente eu não tenho nenhum documento do casamento deles não, mas ocorreu em portugal

  • @pedropaulogaspar

    Eu vi o averbamento no assento que vc disponibilizou.

    Foi vc quem fez a anotação do casamento no assento de batismo do Português?

    Se está anotado, em tese, vc não precisaria enviar.

    Mas vc tem a opção de pedir esse assento no civilonline para não ter dúvidas e ver a origem do sobrenome.

    Custa 10 euros e vc pode fazer quantas copias quiser.

    ===

    Vc tb pode procurar o passaporte de ambos ou o nascimento da bisavó, para sanar as dúvidas.

    ===

    Mas eu acho que nao terá problemas, pois vc pode justificar o Ramalho com os documentos mencionados, em caso de exigência.

    Boa sorte!

  • @guimoss o averbamento não foi eu que solicitei, já estava assim antes, eu sei que na minha familia mais distante, já pediram a nacionalidade, pode ser que eles pediram para por essa anotação..., pois na certidão da minh bisavó não possui essa anotação, provavelmente so utilizaram o documento do meu bisavô. Esse site da civilonline é para eu pedir a certidão de casamento dos meus bisavôs ? Ai eles me mandam online e ai posso verificar o nome deles corretamente ?

    muito obrigado por todas informações. eu entrarei em contato tbm com os possiveis familiares que já realizaram o processo para sanar algumas dúvidas,

  • @pedropaulogaspar

    É melhor entrar em contato antes, pois alguém deve ter feito a transcrição do casamento deles e deve ter um assento de casamento.

    Aí, vc pode verificar os dados.

    Mas se vc já tem acesso ao batismo da bisavó, como está a questão do sobrenome nele?

    Deixe aqui, separado por certidões (brasileiras e portuguesas), que eu dou o meu parecer.

    ===

    Vc tem 3 opções, a meu ver:

    1) Depois de verificar os nomes no batismo, enviar no processo para atestar que é a mesma pessoa;

    2) O mesmo que 1, só que com o assento de casamento emitido pelo civilonline ou com uma cópia dele, através de um familiar;

    3) Enviar do jeito que está e se preparar para uma possível exigência (o que acho que não acontecerá) e enviar um documento para saná-la.

    Boa sorte!

  • @pedropaulogaspar

    O civilonline é onde vc pede assentos emitidos após 1911.

    O link com as instruções:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Custa 10 euros e o pagamento é por cartão de crédito*, se não me engano.

    * Deve ser um cartão virtual de app ou um físico com liberação para pgtos internacionais.

  • @guimoss os documentos que eu tenho em mãos agora são esses. A certidão narrativa ainda está para chegar de Portugal, mas eles ja me enviaram a versão digital, na certidão , apenas na certidão do meu bisavô que consta o averbamento do casamento (vou verificar em breve quem pode ter feito isso, e já meio que desconfio que usaram esse documento para pedirem a cidadania)

  • @pedropaulogaspar

    Acho que eu já tinha visto o seu caso.

    No assento da Maria está "Ramello" e no Brasil, "Ramalho".

    Foi um erro de digitação em Portugal ou no Brasil? Vc viu a imagem original do livro?

    Como está no casamento civil português dos bisavós?

    Se aparecer RAMALHO, envie o assento de casamento.

    Se aparecer RAMELLO, pode ser necessária uma Retificação.

    Nesse ultimo caso, vc precisaria apostilar o assento que ira orientar a retificação em Portugal e seguir os requisitos do cartório braslleiro.

    Como as certidões são de Guarda, a competente é PGR de Coimbra, mas vc pode mandar para a de Lisboa*.

    * Eu sugiro verificar as demais, em caso de mudança. Veja o tópico do apostilamento.

    Boa sorte!

  • editado June 2022

    @guimoss Na certidão de nascimeno da minha vó (REPROGRAFICA, anexei aqui) , o nome do pai da minha bisavó está como urbano augusto RAMALHO, e na certidão de nascimento do meu avó consta o averbamento como Maria do Céu RAMALHO flor. Eu vou pedir a certidão de casamento dos meus bisavos para verificar então, pq ai eu fico mais seguro com o nome.

    Muito obrigado pela informação, provavelmente mandarei o documento para você quando conseguir, muito obrigado novamente


  • Olá, gostaria de saber o desfecho do seu caso pois estou exatamente na mesma situação.

    por favor!


    obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.