Dar entrada no processo de neto em Lisboa

Bom dia. Pretendo ir a Lisboa em agosto e quero dar entrada no processo de neto da minha mãe quando estiver lá. Preciso agendar a entrega dos documentos? Como sou o filho da neta do português e ela não vai estar comigo, preciso de uma procuração para entregar os documentos?

Comentários

  • EderEder Member

    Nao precisa agendar nao eh so chegar la na fila as 6 horas da manha e esperar abrir para pegar a senha quando abrirem as 9 da manha quando fiz o processo da minha mae como neta eu tinha uma procuracao dela eh sempre bom pois se algo acontecer e bom ter a procuracao sendo que a MINHA EXPERIENCIA na epoca era diferente

  • Obrigado, @Eder

  • editado June 2022

    @AlvaroFreire

    Como regra geral, entregar pessoalmente é um desperdício de tempo, esforço, e dinheiro. Só vale a pena para quem mora em PT.

    É arriscado, porque entregando pessoalmente, eles vão conferir os documentos no balcão, e se algo estiver errado, eles não receberão. Você corre o risco de voltar ao BR com todo o pacote. Se vai por DHL, eles só mandam a carta de exigência, para suprir a documentação em falta.

    Se vai entregar pessoalmente, não sendo o requerente, deve levar a procuração com firma reconhecida por autenticidade, e apostilada. Mesmo sendo sua mãe a assinar o requerimento do form-1D e reconhecer por autenticidade. (e ela deve fazer isso)

    Tem que ser uma procuração específica. Para maiores, é o 3ª modelo. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

    Aí vc faz a conta: Se mandar por DHL, custa €40, e chega lá em 4 dias. E tem seguro. (chega antes de vc conseguir por o pé no avião)

    Se entregar pessoalmente, tem o custo da procuração apostilada, traslado, hospedagem, perda de tempo na viagem para ficar em uma repartição pública por 2-3 horas para conseguir uma senha, e mais 2 horas vendo advogados passar na frente (porque têm prioridade na entrega), pra depois entregar o pacote, com o risco de não receberem. Vai esperar 1-2 meses pelo dia da viagem. Isso se a viagem der tudo certo, o vôo não tiver problemas, e nem você nem a tripulação adoecerem. E com sorte não pegar alguma doença nas horas que vai ficar ali.

    São possibilidades concretas, e de algumas delas você não escapará. Outras são apenas um "colorido extra", possibilidades de que as coisas não saiam como você previu.

    Um caso real: Minha filha estava indo a PT a passeio, ia ao IRN na CRCentrais, a mesma conservatória que eu precisava para outro processo. Mesmo assim, 20 dias antes da viagem, eu mandei meus documentos por DHL. Chegou em 5 dias, e a senha veio por e-mail em 4 dias. Ela nem tinha embarcado ainda, e já avisaram que alguns trechos da viagem estavam cancelados. Nada é garantido (exceto pela DHL, com seguro).

  • Obrigado @gandalf . Me convenceu a enviar por DHL. Como funciona esta carta de exigência? Eles ficam com os documentos e enviam uma correspondência listando os documentos faltantes ou enviam um email avisando?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.