Pais não declarantes!

Estou fazendo o meu processo de cidadania, meus avós eram portugueses, porém eles não são o declarante do meu pai (um de seus irmãos e o declarante), o que devo fazer neste caso?

Comentários

  • @Leticialele vai saber explicar direitinho :)

  • @DouglasSilva

    Se os pais eram portugueses, vc terá que transcrever o casamento, se foi celebrado no Brasil.

    O seu caso vai demandar a comprovação na vida do filho durante a menoridade deste*, geralmente com documentos médicos, religiosos, escolares, jurídicos e censo**.

    * A questão da perfilhação na menoridade vem do artigo 14 da Lei da Nacionalidade, cuja revogação está em análise (discussão dia 23/06).

    ** Esses documentos devem indicar a qualidade de um dos genitores (pai ou mãe, pois ambos são portugueses). Os documentos mais comuns para isso são batismos, crismas, boletim escolares, laudos médicos e assemelhados, procurações e talvez, o censo***.

    *** Essa é uma ideia minha, pois em alguns casos aparecem todos os membros da familia e acredito que poderia ser usado.

    Mas todos eles devem ter sido emitidos durante a menoridade da lei da época (21 anos).

    Boa sorte com o seu caso!

  • @DouglasSilva , se os avós casaram no Brasil, basta transcrever o casamento em Portugal. Na constância do matrimônio, os filhos havidos são do casal.

    Se casaram em Portugal, basta mandar a certidão de casamento portuguesa, junto com o assento de batismo (ou registo de nascimento) de um dos avós.

    Não terá problema algum, nem precisrá mandar documento extra.

  • @DouglasSilva

    No seu caso concreto, talvez o casamento do irmão - por ter sido o declarante - possa servir de comprovação, se o nome dos pais tiver sido mencionado no nascimento do seu pai.

    No casamento do irmão terá o nome dos pais dele que serão os mesmos do seu pai, o que poderia comprovar o parentesco.

    Essa hipótese, só em última análise, ok? É improvável que seja aceito.

    ===

    Outra hipótese seria se um dos seus avós e o seu pai tiverem sido testemunhas no casamento do irmão.

    Mais uma vez, é improvável.

    ===

    O casamento do seu pai ou a sua habilitação, se ocorrido na menoridade e um dos pais participou como testemunha ou para dar permissão para a celebração (o que era a regra em casamento de menores).

    Dessa maneira, teria a assinatura, a qualificação e o vínculo de parentesco estabelecido entre um fos portuguesas e o filho*.

    Dentre as hipóteses mais complexas, essa é a mais provável de ser aceita.

    * Se o art.14 vier a ser revogado, nem precisaria ser durante a menoridade.

    Abraços

  • @DouglasSilva

    A @Leticialele está certa.

    O que eu descrevi só seria válido se os pais não tivessem se casado.

    Peço desculpas aos dois pela confusão.

    Abraços

  • @guimoss , o que tem a ver o casamento do irmão com o nascimento que ele declarou???

    Não estou compreendendo seu raciocínio!! Está muito complicado.

    O que ele escreveu: "Estou fazendo o meu processo de cidadania, meus avós eram portugueses, porém eles não são o declarante do meu pai (um de seus irmãos e o declarante), o que devo fazer neste caso?"

    Resposta - Como o declarante do filho foi um terceiro (não importa se é irmão, de quem é irmão, amigo, vizinho), basta transcrever o casamento dos avós.

    Não foi mencionado se os avós eram ou não casados, se ele foi declarado na maioridade! Não dá para fazer essas presunções apenas com o que foi perguntado!!

  • @Leticialele na certidão do meu pai consta que eles foram casados no Brasil, porém não consegui achar está certidão de casamento (Provavelmente não tenha se casado), neste caso se localizar a certidão de batismo do meu pai pode ajudar? ou e necessario fazer um registro tardiu de casamento? nas certidões de nascimento de outros tios e tias consta casamento tambem!


    Agradeço a todos pela ajuda.

  • @Leticialele

    Ficou complicado mesmo e mais uma vez, peço desculpas.

    A questão era sobre a possibilidade de comprovar o parentesco do pai do @DouglasSilva com os portugueses.

    Mas como eu disse na mensagem abaixo, eu confundi com o caso de um terceiro declarante de um filho de pais portugueses não-casados.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291698/#Comment_291698

    Sobre a mensagem - indicada abaixo - que vc falou, eu apreeentei possiveis alternativas não convencionais para comprovar o patentesco.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291698/#Comment_291698

    A minha ideia era essa:

    1) Na certidão de nascimento do pai do forista aparece que o declarante era irmão e o nome dos pais;

    2) Se na certidão de casamento do irmão, um dos pais em e/ou com o pai do forista participaram como testemunhas, o fato poderia ser usado para comprovar a participação na vida do registrado.

    Mas isso só seria necessário se não houve casamento entre os portugueses.

    Como eu disse, é um caso para ser usado em ultima análise.

    Abraços e desculpas aos dois mais uma vez pela confusão.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @DouglasSilva

    na certidão do meu pai consta que eles foram casados no Brasil, porém não consegui achar está certidão de casamento

    Deixe os dados dos envolvidos, datas e locais de residência dos pais no nascimento dos filhos e dos cartórios onde foram registrados.

    Só cuidado com dados privados.

    Também verifique se houve um casamento religioso feito no Brasil, caso não ache o civil.

    Algumas Conservatórias em PT aceitam fazer transcrições em situações diferentes.

    E pode ser que os Consulados aceitem transcrever um casamento religioso.

    Vc pode consultar essas duas hipóteses.

    Olhe essa msg e as demais da discussão:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288999#Comment_288999

    Os casos foram de transcrições com suprimento ou com batismo brasileiro após a criação do registro civil por aqui.

    ===

    (Provavelmente não tenha se casado)

    Nesse caso, é o que eu mencionei na msg abaixo.

    E também na 3a parte da seguinte msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291698/#Comment_291698

    Mas vale a pena buscar ou deixar os dados disponíveis da sua linha portuguesa para ver se alguém acha um casamento civil ou religioso dos seus antepassados.

    ===

    neste caso se localizar a certidão de batismo do meu pai pode ajudar

    O batismo do seu pai pode ajudar, na hipótese de n ter havido casamento, para a comprovação de um dos pais na vida do filho* (o seu pai).

    *Geralmente, exige-se que o documento tenha a assinatura de um pai português, o que não acontecia na prática.

    O mesmo vale para a relação de docs que eu mencionei antes.

    Teve um caso no fórum - não me lembro onde (talvez no tópico da transcrição com supressão) - em que o forista enviou uma declaração da igreja dizendo que os pais não assinavam documentos religiosos.

    ===

    ou e necessario fazer um registro tardiu de casamento?

    O Registro tardio demora, precisa de advogado e não vi ninguém conseguindo com Registro tardio de casamento.

    Em transcrições, o procedimento é menos rígido, mas acho melhor buscar pelos casamentos civis ou religiosos e deixar os dados por aqui.

    O @CarlosASP e o @gsilvestre são muito bons nas buscas por registros brasileiros.

    Também são bons o @Guilherme Moreira , o @Kleber Silva Aguiar e a @Leticialele .

    ===

    nas certidões de nascimento de outros tios e tias consta casamento tambem!

    Com relação a esse ponto, vale pesquisar a respeito da construção que fiz na seguinte mensagem:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291698/#Comment_291698

    Bem como na msg acima desta, mas é bastante improvável o sucesso.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Obs: Se ficou complicado, e só avisar. Fui escrevendo e o texto ficou gigante, rs.

    Abraços

  • @DouglasSilva , deixe todos os dados, pode ser que alguém encontre a certidão de casamento e as certidões dos pais.

  • @guimoss Obrigado, vou ler tudo novamente e seguir as orientações.

    Os portugueses Joaquim Francisco da Silva e Anna Ferreira da Silva, na certidão do meu pai (e outros tios) consta que casaram civilmente em Pitangueiras - SP em um outro tio consta em Rocinha (Jundiai)

    Pelo que sei o primeiro filho nasceu em torno de 1895 não sei exatamente onde, outro filho nasceu em Pitngueiras em 1903, outra em Jundiai em 1907 e outros inclusive meu pai em Bebedouro - SP (esses sendo registrados pelo irmão em Tanabi - SP).

  • @DouglasSilva

    Deixe o nome dos pais dos portugueses.

    São os avós nas certidões dos filjos deles.

    Vc sabe onde eles viviam em PT? Distrito/Província, Concelho ou freguesia?

    ===

    A sua marcação não apareceu para mim.

    O @ nao ficou colorido.

    Tome cuidado para a sua dúvida nao se perder.

  • @guimoss Agora acho que foi.

    Joaquim Francisco da Silva 08/12/1866 - Conselho de Miranda do Corvo - Coimbra (Pai Antonio Francisco e Mãe Felicidade de Jesus),

    Anna Ferreira da Silva 28/11/1876 - Conselho de Gondomar - Porto (Pai Antonio da Silva e Maria Ferreira),

    Estou seguindo por dois caminhos ou achar o casamento dos portugueses ou o Batizado do meu pai Augusto Francisco da Silva 01/07/1921 em Bebedouro (Registrado em Tanabi em 1931 pelo irmão).

  • @DouglasSilva

    Busque de 1892 (ano em que a Anna fez 16 anos) até 1903 (data do 1° filho que vc sabe ter nascido no Brasil).

    Não é um período longo. Busque nas freguesias dos dois Concelhos mencionados.

    Boa sorte!

  • @guimoss Tentei procurar no tópico (e no fórum) e ainda me restaram alguma dúvidas. No caso de um dos primos a mãe (brasileira) foi declarante. Pai é português e só foi reconhecida a paternidade aos 13 anos, judicialmente e averbado no registro de nascimento. Os pais nunca foram casados. O que precisa fazer neste caso em especial? Poderiam me ajudar?

    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.