Ajuda para achar o registro de batismo/ nascimento do meu avô
Ninnah_Pereira
Member
Boa tarde
Sou nova por aqui e preciso da ajuda de vocês.
Estou a procura dos registros de batismo e nascimento do meu avô.
As informações que tenho são:
Avô: Manoel Pereira Junior
Pai: Francisco Pereira Junior
Mãe: Engracia de Souza ou Souza
Nascimento: 12/01/1907 Aveiro - Portugal
Casamento: 25/09/1948 Rio de Janeiro - Brasil com minha avó Alzira Leite Pereira. (Em 1943 meu avô já estava no Brasil, pois foi o ano de nascimento do meu pai.)
Óbito: 19/03/1961 Rio de Janeiro - Brasil
Meu avô declarou o óbito de um cunhado dele e ao lado do nome do meu avô , tem um numeração de um documento mas não consegui identificar qual seria esse documento.
Agradeço muito quem puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
posso encontrar rapidinho, me puxe no whatsapp [telefone removido pela moderação]
envie la os dados que em dois dias tens os documentos.
LEMBRAMOS QUE É PROIBIDA A OFERTA DE SERVIÇOS NO FÓRUM
@Ninnah_Pereira
A divulgação de dados pessoais e telefones por grupos de Whatsapp é um risco alto e é desencorajada neste fórum.
@Ninnah_Pereira
Ele nasceu em 12/01/1908.
Freguesia da Raiva, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro. Ver TIF 007:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1201699
@gandalf
Muito obrigada pelo lembrete!
Não compartilho dados pessoais principalmente em grupos de whatsapp, telegram e outros. Realmente é muito arriscado.
@Ninnah_Pereira
O @CarlosASP já achou o assento que vc buscava.
Para pedí-lo, olhe o guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Antes de fazer o pedido, verifique outras certidões que possam ter divergências.
Se tiver algo que só possa ser sanado pelo batismo, vc terá que apostilar o assento e seguir as regras do cartório.
Verifique antes com o cartório com a certidão divergente, os requisitos para a retificação administrativa.
Para assentos de Aveiro, a PGR competente é a do Porto.
Mas vc pode enviar para Lisboa também.
Boa sorte!
@Ninnah_Pereira
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
@CarlosASP não tenho como te agradecer pela ajuda, não estava encontrando porque o ano de nascimento que tenho do meu avô é 1907 e não 1908. Muito obrigada !!!
@guimoss estou com umas dúvidas de como proceder. No assento de batismo do meu avô consta o ano de nascimento como 1908 e na certidão de casamento no Brasil, o ano de nascimento dele consta como 1907. Outro problema também é a questão do nome , que no assento de batismo é Manuel e na certidão de casamento aparece como Manoel. Sendo que meu avô assinava como Manoel pois achei uma certidão de óbito de um cunhado dele onde ele foi o declarante. O que vale é o que está no assento de batismo certo? Como devo proceder nessa situação?
Poderia me explicar o passo a passo por gentileza?
@Ninnah_Pereira
A sua msg passou despercebida.
Te respondi no outro tópico.
Evite abrir a mesma dúvida duas vezes.
Abraços
@Ninnah_Pereira
Vc vai fazer o seu processo, como neta ou de um de seus pais, como filho de português?
@guimoss ok, vou me atentar a isso. Vou fazer como neta, o meu pai ( já falecido) era filho do português.