Retificação nas Certidões de Nascimento e Casamento

Olá,

Estou fazendo processo de Nacionalização de Neta de Português, mas há muitas divergências nos documentos:

  • Na certidão de Nascimento de Minha mãe, que é a filha de Portuguesa, consta que Emilia Canario Melo, tinha 38 anos no dia do Registro, mas ela nasceu em 28/04/1892, ou seja tinha 46 anos
  • Nos avós paternos: O nome do avô está ok, mas da avó está errado: Na certidão Florisbella de Melo, mas, na Certidão de Óbito e Casamento do Germano, o nome é Florisbella da Silva
  • No avós maternos: O nome do avô está Joaquim Canario, e o correto é Joaquim Antonio Canario Jr. O nome da avó na certidão está Joaquina Canario, mas, o correto é Joaquina Maria de Jesus
  • Na certidão de Casamento, os nomes dos pais de Germano estão corretos, mas, Emilia Monteiro de Carvalho, consta data de nascimento 28/11/1892 e o correto segundo a Certidão de Batismo do Arquivo Distrital de Aveiro é 28/04/1892. Nome do pai consta Joaquim Antonio Canario, e o correto é Joaquim Antonio Canario Jr. O nome da mãe na certidão está Joaquina de Jesus Canario, mas, o correto é Joaquina Maria de Jesus.
  • Entrei em contato com os cartórios de Nascimento e Casamento, e, informaram que não fazem a retificação, que a mesma deverá ser feita via Judicial. (que é demorado)
  • Minhas dúvidas:
  • Como solicito essas retificações? Todas essas informações estão baseadas na Certidão de Registro da Paróquia de Avelãs do Caminho, que recebi por email, e, já estou solicitando um novo envio via correio. A certidão está certificada por Diário da República Eletrônica, no cartório me informaram que precisa ter Apostilamento de Haia, como fazer esse apostilamento ??
  • Na minha Certidão de Nascimento que é a neta solicitante da Cidadania, minha vó está com o nome Emilia Canario Melo, igual a Certidão de Nascimento de minha mãe, mas, na Certidão de Casamento o nome de minha avó está Emilia Monteiro de Carvalho. Minha vó foi casada 2 vezes, ela ficou viuva do 1º Casamento com Joaquim Monteiro de Carvalho, e casou novamente com o Germano, na certidão de casamento consta que a Emilia passou a usar o nome Emilia Monteiro de Carvalho Mello, mas, o sobrenome "Monteiro de Carvalho" é do 1º casamento. nos outros documentos estão Emilia Canario Melo, inclusive na Certidão de Nascimento de meus tios.
  • Eu posso dar entrada no pedido de Cidadania, com os doctos que tenho, enquanto solicito as alterações?? Nesse caso creio que receberei da Conservatória a solicitação para as retificações, ou, por ter erros eles podem indeferir o Pedido de Cidadania?
  • verificando as dúvidas nesse forum, vi que na Conservatória de Porto o processo segue mais rápido que na Conservatória de Lisboa, ainda está mais rápido? Cidadania para Netos, pode ser solicitada em Porto ou somente em Lisboa?
  • O prazo para Cidadania de Netos, é mesmo demorada, podendo levar até 2 anos?
  • Segue os documentos em anexo, para análise.

Por favor, me deem um auxílio, estou totalmente perdida

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.