Tenho que trasncrever os documentos do meu avô?
Bom dia! Sou de BH e estou no processos para tirar a cidadania para minha mãe. A lista de documentos é essa abaixo e já tenho todos. Mas fiquei com uma dúvida: meu avô casou e faleceu no Brasil, mesmo n estando na lista preciso transcrever as certidões de casamento e óbito?
Essa é a lista do consulado de BH
Documentos necessários:
Atenção: PEDIDOS COM DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA OU PENDÊNCIAS NÃO SERÃO ACEITOS.
1. Declaração de nascimento devidamente preenchida sem rasuras ou emendas data e assinada pelo interessado(o) ou por seu procurador com poderes, na presença do funcionário Consular. Clique aqui para obter o documento;
PROCURAÇÃO: a procuração deve ser lavrada em Cartório Notarial, por instrumento público, na sequência efetuar o apostilamento. Clique aqui para obter o modelo.
2. Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do assento de nascimento lavrado em livro, com as assinaturas dos declarantes visíveis, emitida pelo competente Cártorio de Registo Civil brasileiro, emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia. Para obter mais informações sobre Apostila de Haia (saiba mais aqui).
3. Cópia simples da ceridão de nascimento do(a) interessado(a);
4. Cópia simples do CPF do(a) requerente, pai, mãe ou procurador;
5. Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do pai e/ou mãe, caso não possua trazer qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas, para possível localização da certidão de nascimento do progenitor (a), designadamente o local de nascimento ou de casamento, a respectiva data e, se o souberem, a conservatória do registo civil português onde se encontram arquivados e o respectivo número e ano
6. Cópia legível autenticada da carteira de identidade ou documento de identificação válido e atualizado de forma que permita a identificação do interessado em Cartório Notarial e na sequência efetuar o apostilhamento (saiba mais aqui);
7. Cópia simples da certidão de nascimento do progenitor (a) não português.
8. Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone)
Comentários
@andrade_nana , a transcrição do casamento de seus avós não será necessária SE foi o avô português o declarante do nascimento de sua mãe até que ela tivesse completado 1 ano de idade. Se não foi ele ou se o registro foi após sua mãe ter completado 1 ano, terá que transcrever o casamento.
Mande o processo para o Arquivo Central do Porto!
Formulário 1C impresso frente e verso, colorido, preenchido sem rasuras e levado a cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade;
Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;
Cópia simples da certidão de nascimento do avô;
Certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos
Boa sorte!!
Obrigada!
Fazendo pelo arquivo central de Porto o processo é mais rápido do que se eu for no consulado?
@Leticialele , boa tarde.
Eu como filha de portuguesa, é exigido que eu faça a transcrição do casamento da minha mãe? Tenho essa dúvida e não encontro nenhuma informação no site do IRN. Já cheguei a mandar e-mail para os Registos Centrais, mas não tenho respostas. Pode me ajudar?
@Ana Maria Lopes , depende de quem foii o declarante do seu nascimento.
Se foi sua mãe portuguesa (não é muito comum), não precisa transcrever o casamento.
Se foi seu pai brasileiro ou um terceiro, terá que transcrever o casamento, para estabelecer, juridicamente, a maternidade portuguesa.
@andrade_nana
São duas maneiras diferentes de fazer a nacionalidade. Nenhum dos dois é melhor ou pior. O tempo depende do local e da modalidade.
Pelo consulado, você agenda, vai pessoalmente e entrega os documentos, eles conferem, recebem, e te avisam só quando estiver pronto, geralmente 8-12 meses depois. Não tem como acompanhar.
Pelas conservatórias diretamente em PT, você junta os documentos, manda por DHL (ou SEDEX-EMS), eles mandam a senha de acesso, e você vai acompanhando pelo site. Demora 5-6 meses como filha pelo ACP Porto.
A vasta maioria que aparece aqui no fórum é porque faz diretamente pelas conservatórias. Tem um tópico para consulados, mas quase inativo. Quase ninguém posta lá.
@Leticialele
Peço desculpas pela demora na resposta.
Agradeço muito sua atenção em me responder, foi muito esclarecedor.