Apostilamento e sinal publico. Posso fazer em outro Estado?

Boa noite!

Estou organizando a documentação de nacionalidade (processo de neto) e necessito fazer o apostilamento das certidões.

As certidões são do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Estou atualmente em Goiás, porém ao lado de Brasília...

Já andei lendo aqui no fórum que infelizmente a documentação de Goiás não é ˜bem vista" em Portugal em razão de pessoas que utilizaram documentos falsos deste Estado...

Gostaria de saber se há algum problema em fazer o apostilamento de todas as certidões em Brasília?

Também é necessário fazer o reconhecimento do sinal público do escrevente que assinou as certidões ou basta fazer o apostilamento?

Obrigado!

Comentários

  • Boa noite, eu apostilei todos os documentos daqui de São Paulo em Brasília, não há problema em apostilar os documentos em outros estados, é até melhor financeiramente falando.

    Documentos públicos como certidões e cópias autenticadas não precisa reconhecer o sinal público do escrevente.

    Já documentos particulares como diplomas, se precisar apostilar, aí sim é necessário reconhecer firma da pessoa que assinou o documento.

  • @alexspereir61

    Grato pela resposta! Não gera nenhum problema lá em Portugal não né?

  • @AlanNogueira , não há problema algum!!

    Várias pessoas mandam os documentos para serem apostilados em Florianópolis, onde o preço é compensador!

    Escrivania de Paz do Saco dos Limões | A/C Diego | +55 48 9630-7033 | Rua João Motta Espezim, 47 | Saco dos Limões, Florianópolis/SC | 88045-400

    Telefone antes, para combinar. Vai enviar e receber por SEDEX.

  • Olá @guimoss

    =="Vc conseguiu fazer o apostilamento em PT?

    Acho q vc iria fazer o procedimento."==

    -----------------------------------------------------------------

    Respondendo a sua pergunta, sim eu fiz um apostilmento em Portugal.

    Eu ainda não conhecia o fórum e gastei os tubos...rsrsrs e por fim nem precisei do documento, uma vez que era a certidão de batismo de minha avó materna, eu estava juntando os documentos para entrar com o processo de neto por parte dela, só que seria necessário a transcrição de seu casamento e até hoje não encontrei a certidão de nascimento de meu avô.

    Através de informações sua e da @Leticialele fiquei sabento que se o português declarou o registro do filho antes de um ano de idade não seria necessário a transcrição o que foi o caso do meu avô paterno, foi uma saga a localização das certidões, que felizmente não precisaram de nenhuma retificação, mas consegui e dei entrada na documentação que foi recebida em lisboa dia 27/05.

    Quanto ao apostilamento fiz em Guimarães, por indicação da Diretora sra. Élia do arquivo Distrital de Bragança, enviei pela DHL o documento tive um custo de R$ 318,60 (fiz através de uma representante da DHL, quando enviei os documentos para Lisboa utilizei uma agência própria da DHL e saiu R$ 120,00 mais barato com seguro e tudo, fica a dica) no envio e para retornar o documento contatei a DHL de Portugal e me custou R$ 560,41 (84,12 euros) mais a despesa de apostilamento que foi R$ 54,20 ( 10,20 euros).

    Para o apostilamento preenchi um requerimento (com firma reconhecida por auntenticidade) e enviei juntamente com uma xerox autenticada do meu passaporte(não precisa ser apostilada) e o documento para apostilar. Todo serviço foi feito no mesmo dia que receberam e me avisaram por e-mail.

    Esse é o link da PGR em Guimarães onde tem o formulário, o pagamento e as instruções para pedido de apostilamento https://trg.pt/Apostila/

    O pagamento não é com cartão de crédito e sim através de transferência bancária (ordem de pagamento).

    Fiquei no prejuizo porque acabei não usando o documento, mas faz parte...rsrsrsrs

    Espero que ajude...

    Abraços

  • Oi pessoal!!!

    Sou de SP e estou pensando em enviar meus docs para apostilar em Santa Catarina. Alguém sabe me dizer se é seguro enviar pelos correios?

    Me refiro a casos de estravio, avarias, etc.

    Obrigada.

  • @vivisalgueirinho

    É seguro...

    enviei por sedex e recebi dentro do prazo.

  • @vivisalgueirinho boa tarde!

    Acredito que não haja problemas. Envie via SEDEX (mais rápido e proporciona código para rastreamento) com AR (aviso de recebimento).

  • @vivisalgueirinho

    É tão seguro quanto SEDEX for seguro, porque vai usar o serviço duas vezes: pra ir, e pra voltar.

    Eu busquei no Google por: "qual a taxa de extravio por sedex?" mas na verdade eu queria saber qual a probabilidade de extravio. Não achei, deve ser muito baixa, mas acontece ocasionalmente.

    Não tendo valor comercial, como no caso de documentos, se extraviar só recebe de indenização um percentual sobre o valor pago ao SEDEX.

    aqui: https://www.dlojavirtual.com/frete/logistica/produto-extraviado-pelos-correios-como-o-e-commerce-deve-agir/

    aqui: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/encomenda-extraviada-o-que-pode-ser-feito/

    Mas sinceramente, nunca vi alguém vir aqui dizer que mandou para apostilar e perderam os documentos dele, se é o que quer saber.

    Cuide de deixar bem claro os endereços de origem e destino, e não deverá ter problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.