Ajuda na busca dos registros de nascimento e casamento.

Boa tarde, estou em busca da certidão de casamento e nascimento do meu bisavô, brasileiro, casado com minha bisavó portuguesa

Nomes: João Moraes Henrique e Rosa Corrêa Henrique (nascida Corrêa Simões)


Encontrei a certidão de casamento deles no FS (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67HS-H3W?cc=1582573&wc=9GYR-PTL%3A113334201%2C161769101%2C161804401), o qual diz estar na 11ª circunscrição, porém na primeira página ele informa estar na 13ª Pretória, freguesia de Inhauma. Alguém saberia de mais informações onde posso encontrar esse livro?


E sobre a certidão de nascimento dele, já busquei no FS e não encontrei. Segundo o registro de matrimônios da Igreja Católica, localizada via FamilySearch também (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KP15-N?cc=1719212&wc=M6ZY-P23%3A131775101%2C143846301%2C144032501), ele é nascido em Campos, o que acredito ser Campos dos Goytacazes (informação confirmada por minha mãe). Porém não sei onde buscar pelo nome dele nos cartórios de lá. Outro problema, é que não tenho a data completa de nascimento dele, somente o ano (1889), baseado na idade pelo casamento.

Alguma sugestão de como buscar?

Comentários

  • editado June 2022

    @giovaniclh

    Inhaúma hoje em dia é o 11 RCPN (desde 2012), e foi 13a pretoria até 1911 (por isso o livro aparece como tal). Já mande o número do livro, folha, registro etc para eles não poderem dizer "não encontramos". Se for pessoalmente, leve uma cópia da imagem do livro.

    Nascimento de João Moraes Ferreira: por acaso, os pais deles eram espanhois?

    Pois achei esse registro de nascimento em Campos, em 1891, para Juan Morales Ferreira, filho "unico deste nome" de Julian Morales e Josepha Ferreira Henriques (mesmo nome que consta no casamento religioso para a mãe):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6Q43-6G8?i=121&cc=1582573

    E ele quase nasceu durante a viagem de trem!

    Tem outro registro do mesmo casal, mas em Cantagalo, que também fica no norte fluminense; nascimento de Joaquim:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63JQ-X4J?i=68&cc=1582573

    O Joaquim é de janeiro de 1890.

  • Uma coisa que me intriga é que os dois filhos de Julião Moraes e Josepha são Moraes/Morales Ferreira e meu bisavô era Moraes Henrique, como pode-se ver no registro religioso e no civil deles também.

    Por isso eu ainda tenho dúvida se os mesmos Julião e Josepha que estão nesses registros são os meus trisavôs, e por não achar a certidão de nascimento dele.


    Conseguindo a certidão de casamento deles no 11RCPN, eu consigo buscar a certidão de nascimento dele? Naquela época já tinha que entregar a de nascimento para poder fazer o casamento?

  • @giovaniclh

    Sobre a certidão de nascimento no 11 RCPN: não custa perguntar (você pede para "desarquivar a habilitação do casamento"), mas muito provavelmente não vai conseguir. Infelizmente, num dado momento, o estado do RJ permitiu que os cartórios incinerassem as habilitações de casamento, sem que antes as microfilmassem. A grande maioria fez isso.

    Perguntei se a família tem informação que os pais do bisavô eram da Espanha, pois, se tiver, será uma coincidência enorme ter um outro casal de imigrantes espanhois com os mesmos nomes no norte fluminense e tendo filhos na mesma época.

    Será que a família teria tido um filho "João" antes e depois um "Juan" depois? Não sei. Possível sempre é. Ou Juan pode ser o "seu" João.

    Você pode revirar os livros de Cantagalo onde essa família morava aparentemente para ver se acha mais filhos deste casal registrados lá. Já tem o Joaquim nascido em janeiro de 1890. O Juan que parece que nasceu "fora de casa", quase na estação de trem.

    O que acha disso tudo @Leticialele ?

  • @giovaniclh , @CarlosASP , creio que o Juan e o João são a mesma pessoa; O Henriques é o sobrenome da mãe. Naquela época, a mulher era obrigada a usar o sobrenome do marido. Portanto, creio que, no Cartório, assumiram que o pai também era Henriques.

    Não creio que terá problemas na transcrição do casamento.

  • @Leticialele, e como comprovaria que o Juan Morales Ferreira é o mesmo que o João Moraes Henriques?

    E a data de nascimento também é meio que uma incógnita, na certidão de casamento diz a idade dele, que fazendo as contas seria de 1889 e esse registro de Juan é de 1891, por isso que acho que não são as mesmas pessoas.


    @CarlosASP, eu moro em Brasília, falei com meus pais para irem ao Cartório no Rio e realmente acharam o registro de casamento dele lá, porém não possuem o arquivamento dos documentos de casamento, falaram que TALVEZ conseguiria no Arquivo Nacional.

    Meu tio disse ter recordações do avô dele, meu bisavô, indo fazer viagem para o exterior vez ou outra, mas que não sabe ao certo para onde, poderia ser para a Espanha.

  • @giovaniclh @Leticialele

    Também acho que são a mesma pessoa, mas deixo uma margem para dúvida rs. Poderia tentar nas igrejas mencionadas saber se estão disponíveis os batismos para a época.

    No casamento religioso há menção à São Sebastião, que talvez seja essa aqui:

    http://culturacamposrjigrejas.blogspot.com/2010/06/sao-sebastiao-igreja-de-sao-sebastiao.html

    Aqui o site da Diocese de Campos, com o contato das paróquias. Mas normalmente livros antigos acabam transferidos para a sede de dioceses; seria o caso de contatar as duas pontas para saber onde estão,

    http://diocesedecampos.org.br/paroquias/

    No registro civil de Juan fala "nesta freguesia de São Salvador, cidade de Campos". Acho que aqui não se refere à uma igreja, mas ao nome da freguesia para registro civil (como a do casamento é a freguesia de Inhaúma). Inclusive é o que consta no termo de abertura do livro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6Q43-DB6?cc=1582573

    Além disso, a cidade antes se chamava São Salvador: "em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador é elevada à categoria de cidade, com o nome de Campos dos Goytacazes". Note no link da diocese que a matriz é " Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (1649)"

    Habilitação do casamento: realmente algumas, para certos períodos e cartórios, foram transferidas para o Arquivo Nacional. Eu já havia dado olhada numa base de dados onde isso poderia aparecer. Mas não achei. A base de dados não é perfeita. tem erros na transcrição dos documentos que tornam a busca falha. tentei pelo João e pela Rosa e não achei.

    Eu havia notado essa inconsistência entre a data implícita pelo casamento e o registro de Juan. Pode indicar ser outra pessoa; mas há outras explicações. 21 anos completos era o requisito para casar sem ter que mostrar consentimento dos pais. O pai de João consta como falecido no casamento; não aparece a assinatura da mãe (podia ou não estar no casamento); João pode ter precisado dar um jeito para não precisar a autorização para casar.

    Esses registros também tem erros: veja Rosa, no casamento civil ela tem 17 anos, no religioso ela tem 19 anos.

    E o próprio João, nos registros de nascimentos de seus filhos, vai variando o ano implícito de seu nascimento:

    Margarida 1911 - 21 anos

    João 1912 - 21 anos

    Arthur 1913 - não consta

    Magdalena 1915 - 23 anos

    Deolinda 1916 - 25 anos:

    E por aí vai.

  • Mais umas coisas que apontam para ser esse mesmo o casal de pais.

    Tem uma irmã dele; Maria Josepha Moraes Henrique:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GX8B-3DC

    A data do nascimento dela pelo segundo casamento é novembro de 1882; e consta como espanhola.

    E esse pode ser o casamento dos pais ainda na Espanha em 1877. Ferreira nunca me parece muito espanhol (mas podia ser galega); aqui aparece o provável original: Ferrer. E o Henrique/Henriques seria o aportuguesamento de Enriquez.

    O Julian Morales tem como pai Juan Morales e mãe Theresa Lopes naqueles registros lá do norte fluminense. Nesse casamento aparece como Julian Morales Lopes (o que faz sentido de acordo com a ordem em espanhol; primeiro vem sobrenome do pai e depois o da mãe):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:CS9F-S63Z

    E achei a entrada dessa família no porto do Rio em 30/09/1889, com a idade :

    Julian Moralés Lopez 44

    Antonio Filho 13 

    Conception   Filha 15  

    Josefa Ferrer Esposa 28  

    Maria Filha 6

    Essa última Maria seria a Maria Josepha

    Eles chegando em setembro de 1889, o primeiro filho brasileiro seria o Joaquim, nascido em janeiro de 1890.

  • Então, se realmente for ele e os dois tiverem mentido as idades para poderem se casar. Como eu posso comprovar isso?

    Visto que terá divergência nas certidões.


    @CarlosASP, como você consegue acessar os de casamento espanhol?

    Aqui pra mim fica com imagem indisponível.


    Onde está esse registro do porto do RJ?

  • Olá, será que alguém pode me ajudar com a busca da certidão de nascimento do Brasil? Minha vó, que já é portuguesa, se casou com um brasileiro e pra averbar esse casamento eu preciso encontrar a certidão de nascimento dele.

    Sabemos que ele nasceu em Óbidos no Pará

    Nome completo: Alberto Bartolomeu de Almeida Telles

    Nascimento: 24/08/1937

    Mãe: Josepha de Almeida Telles

    Pai: Pedro de Almeida Telles

    Nós temos o CPF, Carteira de habilitação e certidão de casamento dele. Nesse certidão a única informação que temos é que ele é natural de Óbidos no Pará. O único documento que precisamos não conseguimos encontrar.

    Por favor se alguém puder me ajudar eu vou ser muito grata. Estou morando na Irlanda no momento e meu pai quem está no Brasil me ajuda mas como somos do Rio e ele trabalha é inviável ir ao Pará.

    Preciso muito tirar minha cidadania o quanto antes pra continuar trabalhando.

    Obrigada à todos desde já

  • @badjess , pode entrar em contato com o Cartório de Óbidos, para que eles façam a busca e providenciem a certidão - https://ecartorios.com/centro-obidos-68170000/

  • @giovaniclh

    Duas maneiras de acessar os arquivos travados no FS (antes copie o link que aparece embaixo do aviso que está travado para passar para eles).

    Indo num CHF do FS mais próximo do você:

    https://www.familysearch.org/fhcenters/locations/

    A outra explicada aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Sobre a divergência de idades entre o nascimento e casamento (e de nomes etc) e como prosseguir, é melhor ver com a @Leticialele

    Sobre a entrada. No link abaixo, clique Consulta. Entre Julian Morales Lopez (está com Z no banco de dados) no campo Nome contém; não preencha mais nada; só clique lá embaixo em Pesquisa Avançada:

    http://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/

    Vai aparecer os dados dele e acompanhantes, nome do navio etc. Depois pode buscar por outros meios o original dessa lista de passageiros do navio (eu esqueci como faz; teria que olhar de novo)

  • @Leticialele sim, estou em contato com dois cartórios. Mas algumas informações no Google não estão atualizadas e não tem todos os cartórios da cidade. Por isso eu queria saber se alguém tem mais informações

    No momento pedi pra pesquisar no cartório Flexal e Rocha

  • MikeBragaMikeBraga Member
    editado July 2022

    Boa noite, @guimoss! Como estás?

    Seria possível localizar algum registo de nascimento de MANOEL DE ABREU FREITAS, filho de JOSÉ DE ABREU FREITAS e de JOSEFA ALCÂNTARA DE FREITAS? O Manoel é brasileiro, filho de português, nascido em 11/06/1916.

    No registo de casamento dele diz que o mesmo foi celebrado em Santo Antônio de Pádua, a 30/07/1938... e em outro documento consta que ele nasceu também no município de Pádua e residiu em Serrinha, Bom Jesus... mas no óbito vem registado Itaperuna. Registos de óbito e de casamento já temos!

    Abraços!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @MikeBraga

    Qual é o tipo de processo?

    Eu sugiro que vc procure os registros religiosos de cada um desses lugares que vc mencionou.

    Pode ajudar na busca pelo registro civil.

    E em qual cidade vc reside? Pode ser uma boa ir num CHF, se os registros estiverem trancados.

  • MikeBragaMikeBraga Member
    editado July 2022

    Oi, @guimoss :)

    Seria para um Processo de neta.

    Eu resido no RJ.

    Na verdade não aparece nenhuma informação de nascimento dele. Estamos em busca também do registo de batismo do pai dele, JOSÉ DE ABREU FREITAS, português, que casou-se com JOSEFA ALCÂNTARA DE FREITAS, mas também não sabemos nada de José :(

  • @MikeBraga

    O processo é de quem?

    Deixe os dados de forma mais organizada.

    Se vc é do Rio, há CHFs em madureira, Jacarepaguá e Barra.

  • Boa noite.

    Estou precisando de ajuda para encontrar a Certidão de Nascimento de meu avô, tenho a certidão de casamento e documentos como RG.

    Nome: Pedro Caetano da Fonseca

    Pai: Pedro Caetano da Fonseca

    Mãe: Florinda Magdalena da Fonseca (Nome de solteira: Florinda Magdalena de Mendonça)

    Nasc. 08/08/1926

    Local: Campos dos Goytacazes

    Como Campos possui vários cartórios, não sei nem para qual solicitar a busca :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.