Como preencher o formulário para solicitar certidão de nascimento "apostilada" no país de origem?
Estou reunindo os documentos para solicitar a cidadania portuguesa de neto.
Constatei que a certidão de nascimento do meu pai (já falecido e nascido no Brasil), tem divergências de informações, como a nome da avó dele e da mãe dele. (Avó portuguesa, mãe brasileira).
Para fazer a retificação extra judicial, o cartório aqui no Brasil, onde meu pai foi registrado, está solicitando a certidão de nascimento do meu avô (pai do meu pai) "apostilada no país de origem".
Como não sabia do erro na certidão de nascimento do meu pai, já havia solicitado (e já recebi) a certidão de nascimento do meu avô com o selo do arquivo distrital de Santarém.
Só que o cartório me informou que esta certidão não serve, precisa ser apostilada.
Acessei o formulário do arquivo distrital de Santarém, mas não encontro onde colocar a opção "apostilada".
Poderiam me ajudar, por favor.
Muito obrigada
Comentários
@DalvaDuque
Tem alguns roteiros no fórum. Basicamente é pedir a certidão no Arquivo Distrital, para entregar no endereço da PGR. Negocia com a PGR por e-mail para fazer o apostilamento, pagando por Vale Postal ou algo equivalente. A PGR manda pra você pelo correio a certidão já apostilada.
Se o português nasceu depois de 1911 é parecido, só que pede pelo CivilOnline, recebe o link por e-mail, e manda o link de download para a PGR, junto com o pagamento. Eles mesmos baixam o documento, apostilam, e te mandam pelo correio.
Leia esse tópico, e depois busque na caixinha por PGR e vai achar muitos outros posts relacionados.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p7
@gandalf obrigada pelo retorno. Vou ler atentamente o tópico sugerido.
Agradeço a atenção de sempre.
@DalvaDuque
Leia também a página-1, e tambem algumas páginas mais recentes. Pode ter algum comentário recente sobre novas formas de pagamento