Solicitação de Atribuição - Reconhecimento de Firma e submissão de documentos (Netos)

Pessoal, bom dia,

Uma última dúvida (espero ahahah) estou esperando apenas o assento de batismo certificado chegar de Portugal e terei toda a documentação. Porém, fui agendar no consulado geral de Portugal e a única data que consegui foi para semana que vem. A minha dúvida é se eu tenho que apresentar todos os documentos já no reconhecimento de assinatura ou apenas apresento o documento de identidade, porque ao que eu entendi terei de enviar a documentação para Lisboa que é onde será o processo no consulado é apenas assinar o documento em frente a um funcionário português autorizado.

Obrigado, novamente, a todos pela ajuda. Se tudo der certo, eu estou registrando tudo e disponibilizarei para auxiliar outros nessa grende aventura! <3

Comentários

  • @PedroRamosCunha

    Agendar no consulado para que?

    A única coisa que faz no consulado é transcrição de casamento, se for necessário.

    Fazer a nacionalidade no consulado demora o dobro. É uma opção, mas não a mais recomendada.

    Evite abrir um tópico novo a cada pergunta, porque fica tudo fragmentado. Você já foi respondido sobre isso aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290346/#Comment_290346

    Qual a modalidade que vai buscar?

  • @PedroRamosCunha , pelo que entendi, você vai levar o Formulário para ser assinado no Consulado, o que também serve como prova de vida.

    Neste caso, basta levar identidade e, como garantia (não sei se pedem) um comprovante de endereço.

    Boa sorte!!

  • Oi @gandalf, peço desculpas pela fragmentação, realmente boa parte já estava informada. Estou tirando a cidadania, como neto. Minha duvida era quanto a parte de assinar em frente ao um funcionário do consulado português e a parte de submissão do Processo, eu achava que era só assinar lá na frente do funcionário e depois eu poderia enviar mais para frente a documentação direto para Lisboa. Porém, consegui falar com o Consulado Geral de Portugal hoje por telefone e me informaram que eu tenho que proceder com toda a submissão da solicitação diretamente por lá sem poder só assinar e depois enviar por correio à Lisboa. Então vou deixar as informações que me orientaram por telefone caso alguém mais venha cair nesse post com a mesma dúvida:

    • O agendamento pode ser feito por telefone, pelo e-mail ou pelo site novo deles de agendamento (https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/app/scheduleAppointmentForm.jsf)
    • No caso a submissão de documentos para netos é feita diretamente por lá, eles que encaminham à conservatória de Registros Centrais de Lisboa. Então quando agendar tem que submeter todos os documentos e pagar as taxas lá mesmo.
    • Além dos documentos para a submissão, já apostilados e tudo mais, é necessário estar em mãos um comprovante de residência para eles saberem que tu é residente na jurisdição daquele consulado.
  • Perfeito @Leticialele era isso mesmo. O pessoal do atendimento telefônico me informou (depois de duas semanas tentando finalmente consegui falar com alguém ahahah)

  • editado June 2022

    @PedroRamosCunha

    Você pode decidir como quer fazer. A informação do consulado não está correta. Pelo menos não como você a entendeu.

    Que consulado você consultou? Os consulados no Canadá por exemplo são muito mal informados. Eles não entendem que o BR tem um acordo de cooperação PT-BR que garante a brasileiros um tratamento diferenciado.

    Você só quer fazer a notarização dos documentos no consulado. Eles vão fazer o "reconhecimento da firma", "cópia autenticada", coisas assim. Estas tendo sido feitas no consulado, por um oficial português (o cônsul), dispensa o apostilamento.

    No consulado você vai querer fazer a transcrição do casamento. Fazer em PT é possível, mas poucos aceitam pelo correio. Mas se quiser fazer em PT pelo correio também pode. Atualmente está demorando mais, por isso recomendamos o consulado do Rio ou de Santos, dependendo de onde vc mora. Em outros consulados às vezes ainda vale a pena mandar para PT. Eu fiz o meu em PT pelo correio, mas eram outros tempos.

    O processo é seu, e você pode fazer como queira, no consulado ou na conservatória de sua escolha. O consulado não pode te obrigar a fazer através deles. Você não vai querer ter intermediários no processo, pq só atrasa o envio a Lisboa. Eles vão juntando, e quando tem um bolão, eles mandam pelo malote. (se bem que Lisboa agora está tão lento que nem faz muita diferença mais... Hehehe)

    Eu creio que houve algum problema de comunicação, pela maneira como você perguntou.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.