Assento de nascimento
Olá boa tarde,bem estou em uma situação que não sei como encontrar o assento do português por falta de saber buscar mesmo eu tenho alguns documentos dele como passaporte dele tenho documentos migratórios da imigração dele para o brasil da imigração marítima e aérea tenho nome dos pais data de nascimento creio que tenho o número de registro dele também e tenho o número do passaporte sei o distrito e a informação que me falta é a seguinte freguesia eu tenho essa grande dúvida devido ao fato de ele ter nascido após 1911 eu sei que ele não tem a certidão de baptismo e sim o assento de nascimento porém ele nasceu antes de 1949 então não sei se é digitalizado e não sei onde encontrar tal documento no passaporte dele diz que ele nasceu na vila do conde mais aí que tá eu não se se é vila do conde freguesia ou conselho preciso da informação exata da freguesia para pedir o assento dele pelo cívil online certo ? Outra dúvida que tenho já que ele nasceu após 1911 eu preciso de algum documento físico de Portugal ou basta apenas pedir pelo civil online ? Já tentei desarquivar o processo de habilitação do casamento dele mas o cartório está pondo algumas dificuldades para me dar me pediram uma autorização do juiz responsável pelo bairro ou é pelo cartório não entendi bem alguém pode me ajudar a encontrar este assento de nascimento?
Comentários
@Tulio7
Se se nasceu depois de 1911 e tiver mais alguns dados de datas e local, sim, pode pedir o assento do português pelo CivilOnline por €10 https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Mas sem informar os nomes e datas, e não sabendo buscar sozinho pelo FamilySearch vai ser difícil.
@Tulio7
Poste os dados que dispoe da certidão que procura, o pessoal aqui do fórum é "fera" para localizar!
Então o nome do português é
Florindo da costa neves
Data de nascimento 10/04/1938
Pai : João Fernande das neves
Mãe : Maria Oliveira da Costa
Distrito do porto
Tenho a informação que ele veio de vila do conde mas quero confirmar se é freguesia ou conselho
Quero ter certeza da freguesia dele para poder pedir no civil online se alguém puder achar algo que confirme essa informação ou achar o assento dele agradeço
@Tulio7 , peça a certidão pelo civil online
Distrito - Porto
Concelho e Freguesia coloque Vila do Conde e, em informações adicionais, diga que não tem certeza. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Olá, fiz o pedido pelo Civil Online, no dia 01/06, recebi a confirmação de pagamento e o número do processo, estou na busca do assento da vó da minha esposa, Maria de Jesus, os pais da avó Joaquim Antonio e Maria de Jesus, nascimento 29/01/1919. Casada em 22/02/1941, casou-se com José Antunes Pereira, na Igreja Paroquial de Colmeias do concelho de Leiria, na folha do livro tem o ano 1941, folha 123 v, registo 118, ficha 611. Até o momento não obtive retorno com dados de acesso a certidão. Como o pessoal da conservatória de Leiria informaram antes que os documentos anteriores a 1923 não estariam mais lá, arrisquei no CIVIL ONLINE inserindo uma data diferente, como sugerido pela @Leticialele, no preenchimento (nascido em 29/01/1925), mais a frente, e observando a data correta na inserção de outras informações. Agora o que sugerem, aguardar mais um pouco? Caso não localizem eles também informam? Como proceder daqui em frente? Me ajudem com o conhecimento que possuem, muito obrigado!
@Washington
No civilonline só é possível solicitar certidões de registos que se encontram na Conservatória.
Como a conservatória de Leiria informou que os livros não estão mais lá, precisa solicitar a certidão no Arquivo Distrital de Leiria.
https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1254032
@Guilherme Moreira entendi, que pena, tentativa em vão, menos 10 euros, mas vamos adiante. O link que enviou não abrem os arquivos, pra que seria? Como consigo acessar o arquivo distrital? É pago, como solicito a certidão com assento dela. Obrigado desde já e sempre.
@Washington - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
O link que o @Guilherme Moreira mandou é do Arquivo Distrital, onde se encontram os livros de 1911 até 1922
@Leticialele Recebi retorno do Civil Online com a recusa do pedido, enfim devido a ausência de fato do documento no local, eles enviaram um modelo de carta para restituição de valor, porém quero uma dica, o valor de 10 euros com os trâmites bancários compensa, ou por exemplo transfiro esse valor para conta de alguém em Portugal, se não compensar restituir em Banco do Brasil.
Fiz o cadastro para o pedido do assento, conforme link enviado, via Arquivo Distrital de Leiria, responderam em dois dias com o orçamento, documento em 15 euros, porém colocam estas observações:
Mais alertamos para não esquecer de assinalar os portes de correio e se optar pelo pagamento por Cartão de Crédito e não conseguir realizar o pagamento deverá entrar em contacto com o banco emissor e indagar sobre o motivo da rejeição.
Atenção!
Este orçamento não contempla custos de suporte, nem de despesas administrativas e portes de correio (que, a pedido do utilizador, pode ser normal, registado ou registado com aviso de receção).
Esses valores, se aplicáveis, só serão adicionados quando aceitar o orçamento e serão apresentados discriminadamente no ato de pagamento.
Valores estimados:
- Custos de suporte (CD/DVD - aplicável apenas aos envios de imagens ou certidões digitais por correio postal):
Valor unitário: 4€
- Custos de envio:
Portugal: 1.5€; Europa: 2.5€; Resto do mundo: 3.5€
- Custos de envio com a opção adicional de envio por correio registado
Portugal: 3€; Europa: 5€; Resto do Mundo: 6€
- Custos de envio com a opção adicional de envio por correio registado com aviso de receção:
Portugal: 4€; Europa: 7,5€; Resto do Mundo: 8,5€
Vou dar continuidade no Arquivo Distrital e havendo novas informações passo aqui.
@Washington , opte pelo corrreio registado. Não precisa de aviso de recepção.
@Leticialele Recebi resposta do Civil Online com a recusa do pedido da certidão, que se encontra no arquivo, enfim devido a ausência de fato do documento no local eles enviaram-me um modelo de carta para restituição de valor, 10 Euros, porém quero uma dica, o valor de 10 euros com os trâmites bancários compensa a restituição, ou por exemplo transfiro esse valor para conta de alguém em Portugal, se não compensar restituir em Banco do Brasil, tem alguma dica?
@Washington , nunca recebi devolução do civil online, não sei como funciona.
Mas deve ser mais prático pedir para colocarem em uma conta de algum amigo em Portugal, e ele transfrere, via Wise, para você.