Certidões

Olá Pessoal, boa noite! Acabei de chegar por aqui, e tenho algumas dúvidas se alguém puder me ajudar, será ótimo.

Sou bisneta de Português e meu avô já é falecido, e entendo que pela nova lei, terei que tirar primeiro a Cidadania da minha mãe para posteriormente tirar a minha. Meu avô , filho do Português, nasceu em São Paulo em 1901 e o meu bisavô ninguém da família que esteja vivo chegou a conhecer, nem ao menos nesse momento sabemos a data do falecimento dele. Temos apenas a informação que ele veio de Navio, e os nomes completos, nas certidões dos filhos e netos. Solicitei a certidão de inteiro teor do meu avô, onde consta os nomes dos Portugueses( estou aguardando chegar) e também que ele foi o declarante pai, no registro do meu avô. A a partir daí espero encontrar alguma informação da origem do meu bisavô, que veio para o Brasil, fugindo da segunda guerra mundial. Minha mãe se divorciou do meu pai, o qual hoje é falecido e casou-se novamente. Tendo estas informações e levando em consideração que pedirei primeiro a Cidadania da minha mãe, o melhor é a certidão de nascimento dela em inteiro teor ou a de casamento?

Sei que o texto ficou bem longo, mas achei aqui o melhor local para esclarecimentos de dúvidas.

Desde já agradeço,

Michele de Carvalho

Comentários

  • @MimiGugu_2022

    Boa tarde!

    Para o processo de nacionalidade em Portugal eles sempre pedem a certidão de inteiro teor por "copia reprografica" (apostilada) da pessoa que está requerendo (no caso sua mãe, neta de portugues), as vezes as letras manuscritas não ajudam para leitura, então compensa pedir também a certidão inteiro teor "digitada" do nascimento dela e mandar junto para facilitar a vida dos funcionários da Conservatória e evitar atrasos no seu processo.

    Posteriormente (depois de deferida a nacionalidade) pode ser que pra você dar entrada no seu processo como filha de português vocês tenham que antes realizar a transcrição do casamento e do divórcio da sua mãe no assento dela em Portugal, mas aí já é uma próxima etapa...

  • editado June 2022

    @MimiGugu_2022

    Não precisa esperar pela certidão de seu avô. Na certidão de sua mãe tem o nome dos avós dela, que é o nome do português.

    Se fornecer o nome do português, da esposa, e o nome do filho, já tem algo para os magos do fórum começarem a buscar.

    Você mesma pode buscar pelo FamilySearch se quiser.

    Se ele foi para o BR em 1940 em diante, certamente o assento dele está disponível no CivilOnline. Só precisa de mais dados, o nome dos pais, local e datas de nascimento aproximada para auxiliar a busca, e terá o assento dele por €10.

    O título de seu tópico não é muito tem muito apelo para iniciar a busca, mas quem sabe?

  • Oiii, obrigada por responder. Eu fiz o pedido porque o pai da minha mãe( filho do Português), nasceu em 1.901 em São Paulo, e o irmão dele, mais velho, nasceu em 1898 ( informações tiradas do site FamilySearch), Como ninguém da família tinha conhecimentos mais profundos ou provas que meus bisavós eram mesmos Portugueses, apenas falava que meus bisavós vieram de Portugal de navio e desembarcaram em São Paulo, precisava confirmar com a certidão de inteiro teor do meu avo ( filho do Português), no momento estou aguardando o cartório me enviar, mas já me confirmaram por e-mail que os pais do meu avô, eram de Portugal. O que pega agora é que não tenho data de nascimento dele, nem batismo nem nada,...Um primo de segundo grau, acha que meu bisavô foi sepultado em São Paulo, mas não sabe a data, porque ele já tem 86 anos e não recorda bem assim, mas estima ter sido entre 1930 à 1950. Minha tia mais velha( irmã da minha mãe), nasceu em 1954 e meus bisavós, já eram falecidos, ninguém por parte de mãe chegou a conhecer, um dos primos que ainda está vivo , disse ter conhecido apenas a minha bisavó, porque o bisavô era ausente( creio que pela época por questão de trabalho ou pode ter morrido ainda jovem).

    Acha que se eu pedir a busca da certidão de óbito desse meu bisavô, teria alguma informação relevante? Existe alguma maneira de fazer essa pesquisa gratuita, antes de solicitar uma talvez de inteiro teor, para ter mais informações?


  • @MimiGugu_2022

    Além do batismo, você tem a certidão de nascimento de Antonio, ou de qualquer irmão dele? Quais os nomes do avós de Antonio? Os nomes dos avós constam mesmo nas certidões comuns de nascimento.

    Pois há alguns Manuel Gonçalves (de) Carvalho que pediram passaporte para emigrar para o Brasil, mas tem que ver a filiação dele.

    Outra coisa. Muitas vezes se chega às informações do português (no seu caso, o bisavô), não pelas informações de seu avô sozinho - mas de irmãos dele também. As informações vitais podem estar espalhadas com um pedacinho nos registros de cada um deles. Só olhando tudo que se monta o quebra cabeças.

    Dei uma olhada pelo FS e achei vários "potenciais" irmãos de Antonio. Digo "potenciais" pois o pai sempre aparece como Manoel Gonçalves de Carvalho, mas a mãe aparece com variações de Ignes mais alguma coisa: Moraes, Bibiana, Fernandes. Esses "irmãos" estão espalhados entre São Paulo e Rio, aparentemente com os mais velhos nascidos em SP e os mais novos no Rio. Saber se essa Ignes é a mesma pessoa (ou não) faz muita diferença. Algo me diz que é, pois nomes de padrinhos etc se entrelaçam em registros onde Ignes é citada com nomes diferentes. Há menções também em alguns registros a Manoel e Ignes serem portugueses.

    Pode confirmar se são irmãos de Antonio? Sylvia, Manoel, Maria Engracia, Laura, Aurora Florinda, Candida (alguns podem ter falecido na infância e a família nem saber).

    Nesses casos de parentes portugueses distantes e sem quase nenhuma informação (e com homônimos) acho ainda mais importante fazer o seguinte. Criar a árvore da família no Family Search. Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos. E ir anexando os documentos encontrados para cada pessoa.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo, sem ter que reinventar a roda. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Olá @CarlosASP , obrigada pelas informações. as Informações são estas mesmas, que você passou acima, todos citados são irmão do meu avô( Antônio- Filho dos Portugueses) e todos já faleceram e a maioria dos filhos deles também,...

    Os poucos que estão vivos, não lembram de muita coisa, a respeito dos avós, para ter noção minha tia mais velha, não chegou a conhecer os avós, ambos já haviam falecido quando ela nasceu em 1954,...A única certeza que tinham era que eles havia vindo de navio, não sabem se já vieram casados de lá ou se casaram aqui. A minha bisavó ( Inez/ Inês), tem várias variações no nome, nos registros dos filhos, mas é a mesma pessoa. Estou aguardando a certidão de inteiro teor chegar do meu avô ( Antônio), para verificar se há nela alguma informação que possa ajudar, na Cidade de origem, ou nomes dos avós do Antônio, caso essas informações conste maravilha, tenho por onde começar a procurar,...

    Tentei achar algo sobre os padrinhos que aparecem nos registros de batismos da igreja católica, são os mesmos, para todos os registros, mas também não encontrei nada. Caso não haja nada na certidão, pretendo fazer uma busca na certidão de óbito do Manoel Gonçalves Carvalho, eu queria deixar por último, porque ninguém sabe onde ele morreu, ou em que ano, nem mesmo a Cidade,... então sei que teria que pagar por década até achar algo,...

    Na certidão de óbito do meu avô (Antônio que é filho do Português), constam os nomes dos pais (Manoel e Ignez), e na de nascimento que solicitei em inteiro teor, confirma que os pais são Portugueses( pedi o cartório para me adiantar essa informação), na certidão da minha mãe, também conta o nome deles como avós, o problema é que não consegui informação nenhuma do Manoel como data de nascimento, óbito, casamento, cidade de origem ( Um primo de 2º grau, que já tem quase 90 anos, disse que já ouviu ´´ histórias´´ que eles eram de Trás os Montes, como meus avós eram lavradores, pode ser que estejam certos, uma vez que essa é uma região onde se trabalha ainda com muito cultivo,...

    Tenho procurado no arquivo publico, as chegadas de imigrantes em São Paulo, mas como não tenho a data, a pesquisa se torna ainda mais difícil.

    Esta semana estarei recebendo a certidão de inteiro teor e assim que tiver novidades eu coloco aqui.

    Abs. e obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.