Como buscar certidões no arquivo nacional?

Olá, eu fui em um cartório e solicitei a busca da certidão de nascimento da minha avó (brasileira filha de português) e no cartório eles disseram que poderia fazer a busca pelo arquivo nacional ou então pagar mais de 100 reais pra fazer a busca no cartório, com ou sem sucesso.

Meu pai não quis pagar pra não jogar dinheiro fora, então como eu faço pra solicitar a busca no arquivo nacional?

Obs: somos do RJ

Comentários

  • @siahtp

    O Arquivo Nacional só tem cópias de certidões para nascidos no atual município do Rio de Janeiro (antigo estado da Guanabara e antes disso capital federal) para o período de 1929 a 1960 mais ou menos (com algumas lacunas para certos cartórios e períodos).

    Se nasceu em outro município do estado do RJ, ou outro perído, não constará nada lá.

    O Family Search tem muita coisa de registro civil e religioso do Rio de Janeiro para períodos antes disso. A consulta é grátis.

    Se não souber como usar e quiser, deixe o nome e filiação, data de nascimento etc dela aqui que o pessoal do fórum ajuda a buscar.

    Pode tentar pelo site do Detran do Rio também.

    Já olhou o documento de identidade dela? Ali tem algo que diga "documento de origem"? isso seria a certidão de nascimento ou casamento que ela usou para expedir a identificação.

  • siahtpsiahtp Member

    Obrigada pelo comentário!

    Eu ja olhei no rg dela mas só consta a certidão de casamento.

    Ja tentei pelo site do detran também mas não achei nada.

    O problema é que só eu estou correndo atras das documentações mas agora não tenho tempo de ficar procurando e só falta a certidão de nascimento dela, o resto ja ta encaminhado. Desculpe o desabafo.

    Seu nome é Carmen Figueiredo, nascida em 14/05/1947. Pais: Maria Machado e Francisco Figueiredo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.