Nome do Português não consta na certidão de nascimento, mas...

amlifeamlife Member
editado June 2022 em Tenho como conseguir?

Boa Tarde!

Estou tentando conseguir nacionalidade portuguesa para o meu pai (neto de português). No entanto, existe um erro grave na certidão de nascimento da mãe dele.

Analia Silva (mãe do meu pai)

  • Ano de Nascimento: 1910
  • Filiação: Inácia Damasceno (brasileira) e Manoel Silva (português)

Certidão de Nascimento de Analia

  • Registro de 1931 (antes dela completar 21 anos)
  • Declarante foi a própria mãe e não consta o nome do pai
  • No documento, Analia recebeu o sobrenome do pai (Silva), apesar do nome dele não estar na certidão

Outros Documentos Relevantes

  • Na certidão de nascimento do meu pai não consta o nome do avô materno dele
  • A certidão de casamento do irmão mais novo de Analia (nascido em 1913) contém o nome do pai português e da mãe brasileira (Manoel Silva e Inácia Damasceno)
  • De acordo com nossos familiares, os pais de Analia casaram antes dela nascer, mas ainda estamos procurando a certidão de casamento deles
  • Estamos procurando a certidão de batismo de Analia

Gostaria de saber se meu pai teria direito a nacionalidade portuguesa se acharmos a certidão de batismo de Analia com o nome do pai dela e a certidão de casamento dos pais dela, Se sim, o que precisamos fazer?

Comentários

  • @amlife , acho difícil conseguir a nacionalidade portuguesa se não encontrarem a certidão de casamento dos pais.

    Terá que provar que o português participou da vida da filha na menoridade, e achar um motivo para a mãe ter declarado o nascimento da filha tardiamente, sem o nome do pai!!

    Se encontrarem a certidão de casamento dos pais, poderáo pedir a retificação da certidão de nascimento dela, para que o nome do marido da mãe (se casaram antes do nascimento da filha) conste como o pai.

  • amlifeamlife Member

    Muito obrigado pela resposta @Leticialele!

    Só tenho mais algumas dúvidas.

    Se encontrarmos a certidão de casamento dos pais, quais documentos podem ser utilizados para provar que o português participou na vida da filha na menoridade? A certidão de batismo será suficiente?

    Se a certidão de nascimento dela for retificada, na certidão de inteiro teor, a adição do nome do pai não irá constar como reconhecimento tardio?

    Obrigado mais uma vez!

  • @amlife , se encontrarem a certidão de casamento, vão transcreve-lo em Portugal, para estabelecer a paternidade portuguesa.

    Com a certidão de casamento, irão pedir a retificação do assento da filha, para que conste o nome do pai. Isso não é reconhecimento tardio.

    Se a criança nasceu na constância do casamento, ela é considerada filha dos que eram casados (ainda que , biologicamente, não fosse)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.