Busca de certidão de nascimento da minha bisavó

Olá, tudo bem?

Vocês poderiam me ajudar a encontrar alguma informação da localidade (Freguesia e Concelho) onde minha bisavó Maria nasceu?

Nome: Maria D' Alegria

Nome do Pai: João Valente da Costa

Nome da Mãe: Theresa de Jesus (Encontrei documentos escrito Thereza ao invés de Theresa)

Data de nascimento: 1884 ~ 1885 (infelizmente não possuo a data exata)

Distrito: Beira Alta

Estado Civíl na emigração: Solteira

Concelho: ?

Freguesia: ?

Obs: Tenho informação de que ela veio para com o Brasil com 12 anos de idade (apesar de não saber se essa informação é verídica), indicando que ela veio para o Brasil no ano de 1895 - 1897.

Agradeço desde já qualquer informações obtida por vocês.

Comentários

• @ViniciusCorrea

talvez o registro da Maria nº59 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1086604 ...m0110.tif

freguesia de Aveiro / Oliveira de Azeméis / Oliveira de Azeméis

• Muito obrigado pela impressionante e rápida resposta @Kleber Silva Aguiar.

Estive procurando essa informações há meses, e nada encontrado.

Uma pergunta, tanto na certidão de casamento e óbito da Maria, mostra que ela nasceu em Beira Alta, mas no Acervo Distrital mostra que ela nasceu em Aveiro, você saberia me dizer se é comum cometerem o erro ao trocar a província que ela nasceu?

• @ViniciusCorrea

É bem comum o equívoco de mencionar a província de nascimento

Sabe se Maria tinha irmãos, os nomes e se imigraram?

Tem esse Antônio, irmão?https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XZY-4R7N cita Aguiar da Beira https://tombo.pt/m/agb

• @Kleber Silva Aguiar

Existe a possibilidade dela ter tido irmãos, mas não sabemos exatamente o nome deles.

Fazendo uma pesquisa no FamilySearch encontrei um suposto irmão (João Baptista) da Maria e, as informações de parentescos de João Baptista batem com o parentesco de Maria no Acervo Digital de Aveiro que você compartilhou acima.

Fazendo uma comparação com documentos no Brasil e com as informações do Acervo Digital, encontrei algumas pequnas inconsistências:

1ª) No Acervo Digital consta que Maria nasceu no dia 27 de Setembro de 1885 e, em sua certidão de óbito consta que ela morreu em 14 de Novembro de 1976, aos 92 anos de idade. Logo, na certidão de óbito deveria estar escrito "aos 93 anos de idade". - Entendo que muitos erros eram cometidos nesse período e que 2 meses de incosistência entre a data de nascimento e o seu óbito é bem aceitável.

2ª) O sobrenome de João (pai de Maria) no Acervo Digital está como "...da Costa Valente". Enquanto, nos documentos no Brasil está como ("...Valente da Costa") - Não sei se era comum acontecer a inversão do sobrenome no processo de emigração, mas é importante considerarmos se são realmente nosso parente ou apenas uma grande coincidência, já que o periódo e o nome dos pais são bastante semelhantes.

3ª) No Family Search diz que o suposto irmão de Maria, João Baptista, nasceu em Aveiro, Portugal no ano de 1903. Se a informação de que Maria e seus pais vieram ao Brasil em 1897 for verdadeira, talvez não faça sentido seu irmão ter nascido em Portugal sendo que eles já estavam no Brasil. - Só se levarmos em consideração que eles voltaram para Portugal por um período para ter o filho e depois voltado para o Brasil.

Vou dar uma pesquisada sobre os links que você compartilhou acima e te atualizo caso ele seja um relativo.

• Boa tarde, alguém pode me ajudar a achar meu bisavô portugues JOSÉ IGNACIO DOS SANTOS?

Ele casou aqui no Brasil com a Francisca Ortega Hidalgo(Espanhola)

Irmãos: Julio Ortega e Rosaria Ortega

Não tenho mais nformações sobre eles.

Quem puder me ajudar, eu agradeço.

• @Kleber Silva Aguiar

Com as informações do primeiro comentário, você conseguiria encontrar o registro de passaporte da Maria D'Alegria no Acervo Distrital?

Estou fazendo pesquisas, mas não encontro nada relacionado ao nome dela nos acervos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.