Como achar certidão de batismo ou nascimento de antes de 1907

Boa tarde, meu avô nasceu no distrito de Guarda, mas não sei qual concelho ou freguesia, em janeiro de 1907. Tentei contato com o Tombo e as conservatórias do distrito de Guarda, mas eles falam que eu tenho que ter o local e a data exata do acontecimento. Meu avô dava a data de nascimento como 02/01/1907, mas pode ser que esteja errado pois eu já tentei essa data. E a questão de não ter local exato também esta me prejudicando muito. Como fazer uma pesquisa mais profunda?

Já estou lendo todas os livros de batismos de todos os concelhos de Guarda.

Obrigada.

Comentários

  • @ANA RACHEL OLIVEIRA , que dados você tem?

    Coloque tudo o que sabe, talvez alguém ajude a encontrar.

    Lembro que os portugueses costumavam "remoçar" alguns anos na viagem entre Portugal e o Brasil.

  • @ANA RACHEL OLIVEIRA

    Já fez a árvore no Family search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • @CarlosASP e @Leticialele Obrigada pelas dicas pessoal. Já tenho a árvore no Family search e vários dados, mas o local do nascimento de meu avô não consigo achar. Agora pedi a certidão de casamento dele para ver se há alguma informaçào relevante, ou alguma dica.

    Isso de "remoçar'como funciona?

  • @ANA RACHEL OLIVEIRA . os portugueses (homens e mulheres) chegavam aqui mais novos do que saíram de Portugal... Sempre declaravam alguns anos a menos!!

    Por isso, não basta buscar no ano que você considera o correto. às vezes, tem que recuar alguns anos!!

  • Obrigada @Leticialele vou procurar em anos anteriores támbém.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.