Certidão do Registro de batismo do Português

Boa tarde,

Estou reunindo os documentos para enviar para Lisboa e da entrada na cidadania para neto de português, minha e de minha irmã. Contudo em relação a certidão do registro de batismo do meu avô (português) eu tenho apenas uma original que peguei quando fui em Portugal em 2016. Ao saber que o meu processo deve ser separado do processo de minha irmã, gostaria de saber, poderei usar apenas uma certidão do registro de batismo original para os dois processos?

Posso mandar um com a original e o outro com uma copia autenticada e apostilada?


Muito grato desde já.

Comentários

  • @cancelatv , tem que mandar um original para cada um, SE o assento for de batismo certificado pelo Arquivo Distrital.

    Se já está informatizado, pode mandar cópia simples.

  • @Leticialele me deparei com uma problema hoje. Sou neto de portugueses e pensei que estava tudo certo apenas com a o registro do batismo de meu avô (Joaquim), mas hoje percebi que a declarante da certidão de nascimento de minha mãe (brasileira) era minha avó (Adelaide, portuguesa) e infelizmente não acho nem a certidão de casamento dos meus avos (que aconteceu em Portugal) e nem o registro de batismo da minha avó.


    https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/LBHW-ZLR

  • @cancelatv , sua avó é Adelaide da Silva?

    Qual a Freguesia de seu avô?

  • @Leticialele Sim, Adelaide da Silva, tenho apenas o óbito


    Meu avô = freguesia de Segões, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu, nasceu 02/09/1899

  • @cancelatv , certamente eles casaram após 1911.

    Pode pedir a certidão de casamento pelo civil online.

    Coloque uma data que dê menos de 100 anos, ex: 1 de junho de 1924

    Em informações adicionais, coloque todos os dados que tem, incluindo o link para o batismo de seu avô - https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=22531&FileID=428174 assento número 11. Diga que não sabe a data . Coloque os nomes dos pais da avó.

  • @cancelatv , achei o assento de batismo de sua avó Adelaide. Nasceu na mesma freguesia de seu avô - https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=22533&FileID=428196 assento número 7

    Nasceu em 18 de abril de 1901.

  • @Leticialele , semana passada entrei com o pedido no civil online conforme vc me aconselhou. Efetuei, no mesmo dia, o pagamento da taxa do pedido, e hoje pela manhã recebi o retorno do Civil online com o código de acesso informando o assento de casamento.

    Como você na ultima mensagem informou o assento de minha avó, gostaria de saber se é melhor pedir a certidão de batismo no Arquivo em papel certificada, mesmo já tendo o de meu avô?

    Outra duvida é com relação ao código de acesso que eu recebi do Civil online, eu acrescento o numero em algum lugar no formulário 1D?

    muito grato pela ajuda

  • @cancelatv , se tem a certidão de casamento, não precisa pedir o batismo da avó!!

    Use o código de acesso para visualizar e imprimir a certidão de casamento e mande uma cópia simples junto com os demais documentos.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde @Leticialele

    Gostaria de mais uma ajuda, solicitei outra certidão de batismo de meu avô, para que minha irmã desse entrada no processo dela, no site de Viseu ( https://digitarq.advis.arquivos.pt).

    Contudo fui respondido hoje por eles que :" O link indicado (https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=22531&FileID=428174) respeita a um livro de duplicados existente no Arquivo e Museu Diocesano de Lamego (AMDL) cujo original se encontra na Conservatória do Registo Civil de Moimenta da Beira, para onde devem dirigir o pedido."

    Como posso proceder nesse caso? Acabei de enviar um email para crcpcom.moimenta-beira@dgrn.mj.pt .

    Há outro caminho? pois não achei o site da conservatória de Moimenta da Beira para entrar com o pedido de reprodução da certidão.

    Grato

  • editado July 2022

    @cancelatv , tem que mandar um email para a Conservatória de Moimenta da Beira

    O email correto é  registos.mbeira@irn.mj.pt

  • @cancelatv , @Leticialele

    Pode pedir no civilonline.

  • @Guilherme Moreira @Leticialele

    No caso, basta enviar junto com os outros docs uma copia simples do civilonline? n é necessário o papel certificado original com alto relevo?


    Recebi o retorno do registos.mbeira@irn.mj.pt hj avisando que o referente assento do meu avô foi informatizado sob o n° 58/2022

    lá na Conservatória.

  • @cancelatv , estando informatizado, basta mandar cópia simples ou apenas colocar o número e a Conservatória no Formulário.

    Os regustos informatizados podem ser consultados pelo Conservador, diretamente no Sistema deles.

  • Boa tarde!

    Estamos tentando juntar documentos para dar início ao processo de cidadania para meu marido (neto de um casal de portugueses, casados no Brasil).

    Mas não estamos conseguindo saber onde exatamente a avó nasceu, para tentarmos localizar o assento de batismo dela. Na certidão de casamento consta: Maria Gouveia, nascida em Portugal, aos 05 de junho de 1905, filha de Manoel Leonardo Gouveia e Maria Ferreira. Nenhum parente tem documento dela, só sabem que ela era portuguesa. Não sabem nem o ano que ela veio para o Brasil, nem em qual porto desembarcou.

    Do avô do meu marido temos o assento de batismo (arquivo regional de Madeira).

    Pedi uma cópia dos documentos apresentados por ela na ocasião de casamento no cartório de Pindorama/SP, mas só tem uma declaração e um termo de consentimento do pai, sem nenhuma informação adicional que pudesse nos levar a localizar seu local de nascimento.

    Já vi que Gouveia pode ser grafado gouvea/ govea/ goveia.

    Pesquisei de todas essas formas no site do archeevo, mas 0 resultado.

    Se alguém puder nos dar uma direção, agradecemos muitíssimo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.