Ajuda no processo de como fazer transcrição

Olá gostaria de fazer uma transcrição mandando os documentos direto para uma conservatória em PT. Minha dúvida é:

Quais documentos necessários?

Para qual conservatória enviar (qual está mais rápido)?

Qual é a plataforma de pagamentos da transcrição de casamento e como funciona o processo após pagamento e envio dos doc?

Obrigada desde já agradeço quem puder ajudar

Comentários

  • @Angela Moreira , cada Conservatória tem um modo de trabalhar. Algumas só aceitam os processos de transcrição pessoalmente.

    O pagamento dos emolumentos para a transcrição não tem um link específico.

    O ideal, se você estiver no Brasil, é mandar para um Consulado de Portugal

    Ex: Santos, para quem mora em SP ou MS;

    Rio, para quem mora no RJ ou ES

  • entendi. Estava pensando no consulado do RJ, quanto tempo demora em média para a conclusão?

    depois de reunir os documentos como faz para entregar ao consulado, precisa marcar pelo site?

  • @Angela Moreira eu fiz pelo consulado do RJ e foi bem tranquilo.

    No dia 21/03/2022 enviei, via sedex, os documentos.

    No dia 25/03/2022 recebi um email com as instruções para o depósito, fiz no mesmo dia e respondi o email enviando o comprovante.

    No dia 04/04/2022 recebi em casa a transcrição do casamento dos meus avós.

  • Procure no site do consulado do Rio que tem explicado os documentos. Você envia eles via sedex, eles te mandam um e-mail solicitando o pagamento, e você anexa o comprovante. Depois é só aguardar o retorno. O principal detalhe é que tem que mandar um envelope vazio dentro já com o destinatário preenchido para a devolução.

  • Muito obrigada pela ajuda. Vou fazer para o Do Rio então

  • Recebi por email e efetuei o pagamento da taxa.

    Quanto tempo demora depois desse ponto?

    Preciso enviar algo pra eles, comprovante? Pareceu tudo automatizado quando fiz.

    Detalhe: Eu tinha enviado os documentos para Ponta Delgada em Julho de 2022, e só agora recebi a taxa Janeiro 2023.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.