Atribuição para neto.
Etza
Member
Boa noite! Soube que, para pedir a cidadania portuguesa para neto pode-se pular uma geração. Gostaria de saber quais os documentos necessários para pedir nacionalidade para netos pulando uma geração. É necessário uma certidão de nascimento do avô português para cada neto? Obrigada pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Etza , sim, cada neto tem que mandar o processo completo, sem compartilhar documentos - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1
Por favor, mais uma dúvida. Se pedir a cidadania para o pai e depois para o neto o prazo para neto fica menor? Obrigada pela atenção sempre.
@Etza , sem a menor dúvida!!
Os processos de filhos (art 1C) têm levado uns 6 meses para serem finalizados no Arquivo Central do Porto.
Os processos de netos, que só tramitam na CRCentrais, estão demorando uns 3 anos!
Se fizer para o pai e depois para o filho, em 1 ano os dois serão portugueses!!
Economizar 175 euros não compensa, neste caso.
Boa noite! Só mais uma dúvida. É possível pedir a cidadania do pai e do neto concomitantemente? Ou pede primeiro para o pai e depois para o filho?
@Etza , tem que pedir para o pai e, depois de concluída, pedir para o filho.
Boa noite! Muito obrigada pela ajuda e pelos esclarecimentos.
@Leticialele, Boa noite! Gostaria de saber se é possível pedir a cidadania de neto pulando a geração de mãe viva que não pretende pedir a cidadania portuguesa? A irmã do meu marido é filha de português mas não pretende pedir a cidadania. Os filhos dela podem pedir a cidadania pulando a geração dessa filha que está viva, e que não quer pedir a cidadania.? Obrigada pela atenção.
@Etza
Sim, é possível fazer direto como neto (artigo 1D). Mas a questão é o tempo que leva. Netos só podem pedir isso na CRCentrais Lisboa, o lugar mais congestionado para pedidos de nacionalidade. Quem pode evitar, faz processo em outro local. Mas neto não tem escolha, tem que ser lá. Ultimamente tem levado quase 3 anos para sair a nacionalidade de neto.
Por isso todos recomendam a alternativa. Fazer 2 processos de FILHO (artigo 1C), quando o pai/mãe (filho/a do português) está vivo. Mandando para a ACP Porto, cada processo de filho tem consistentemente levado 5-6 meses para finalizar. Por isso, ao fazer primeiro de sua cunhada como filha, e depois dos sobrinhos como filhos de uma "nova" portuguesa, vai levar a metade do tempo do que se fizer direto como neto.
@CarlosASP, Bom dia! Muito obrigada pelos esclarecimentos.