Qual a melhor conservatória para transcrição de casamento

Boa tarde!

Fiz a cidadania da minha cunhada recentemente pela ACP e na certidão de nascimento brasileira dela, já consta averbação do casamento e divórcio.

Quero fazer a da minha sobrinha que é menor de idade, mas não sei se é necessário realizar a transcrição de casamento. Se for, qual documentação necessária e qual melhor conservatória em relação aos prazos? Santos está aceitando esse tipo de pedido?

Agradeço desde já a atenção

Comentários

• @Milla Marletta , mesmo tendo casamento e divórcio averbados na certidão de nascimento brasileira, sua cunhada terá que transcrever o casamento em Portugal antes de mandar a atribuição da filha para o ACP.

O Consulado de Santos é, atualmente, um dos locais mais rápidos para a transcrição de casamento.

• Bom dia,

Tenho uma dúvida em relação a atribuição de menor.

Meu irmão tem a cidadania e quer transcrever o casamento e já solicitar a cidadania do meu sobrinho de 3 aninhos. Lembro que há um tempo atrás a conservatório de Tondela (acho rsrs) dava preferência pra processo de atribuição de menor e já faziam a transcrição do casamento junto. Ainda está assim? Ou é melhor mandar para Santos a transcrição de casamento e depois mandar os docs de atribuição para ACP?

Muito obrigada por toda ajuda. :)

• editado May 2022

@Monise Noe , Tondela não tem mais balcão de nacionalidade.

Mande a transcrição para Santos e o processo do menor para o ACP.

• editado May 2022

@Leticialele, pode me confirmar a documentação necessária para transcrição de casamento por favor?

obrigada :)

• @Leticialele muito obrigada pela informação, vamos fazer isso. :)

• @Milla Marletta , depende de onde você vai fazer a transcrição. Cada Consulado faz exigências diferentes.

Mas os documentos básicos são a certidão do(a) português(a) , a certidão de nascimento do cônjuge, apostilada e a certidão de casamento inteiro teor apostilada e um Requerimento com a firma reconhecida por autenticidade.

• @Leticialele, farei no Consulado de Santos. No caso, minha cunhada é divorciada… ainda assim precisa da certidão de nascimento do ex-marido?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.