Passo a passo para filho e para neto: como fazer?

Queridos, Boa Tarde!

Poderiam explicar-me e tirar algumas dúvidas, por favor, quanto ao passo a passo de como proceder para dar entrada tanto na nacionalidade para neto quanto para filho (do Rj), sendo:

1 - NETO: cópia do assento de batismo ou da certidão portuguesa (do português); certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada (do filho); certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada (do neto); cópia autenticada e apostilada do RG (do neto) que contenha a filiação; Nada Consta da PF (do neto); local e endereço para envio dos documentos ( em Portugal, bem como o processo de envio), e onde levar o requerimento 1D (antes de enviá-lo etc).

2 - FILHO: Sei que o filho pode dar entrada sozinho, pessoalmente, em um Consulado, mas confirmem, por favor, se esse é o passo a passo:

cópia simples da certidão portuguesa do pai/mãe; certidão em inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada (do filho); cópia autenticada e apostilada do RG (do filho) que contenha a filiação; formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, e levado a um Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.

3 - Não sei se posso fazer essa pergunta aqui no grupo, mas, é possível a pessoa, ao invés de fazer sozinha o Processo de neto, solicitar ajuda de um advogado no Brasil (por ter receio de fazer sozinha), mesmo sabendo que o Processo é todo por lá (Portugal)? Caso sim, como esse profissional (que não trabalha com nacionalidade) pode proceder? Ou não é necessário, e a pessoa consegue sozinha dar entrada como neto, direto do Rj?

Tenho alguns amigos que querem dar entrada, porém, uns sozinhos e outros com advogado... e acredito que esse resumo também possa ajudar outras pessoas.

Grande abraço, e mais uma vez obrigado pelas orientações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.