Certidão de nascimento do meu pai com informações divergentes

Olá, queria uma orientação.

Sou neta de português. Meu avó e meu pai, filho dele, já são falecidos.

Estou reunindo os documentos para solicitar a minha cidadania (neto)

Solicitei ao cartório a certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai e constatei que algumas informações estão erradas. O sobrenome da mãe do meu pai ao invés de Martins consta Marques (Adelina Martins Duque / Adelina Marques Duque) e a avó do meu pai, por parte de pai, ao invés de Piedade de Jesus consta Trindade de Jesus.

O meu avó que registrou o meu pai (foi o declarante), impossível saber agora o que aconteceu , se meu avó declarou errado ou se o escrevente entendeu errado. Inclusive pedi uma certidão reprográfica e estas divergências constam realmente no livro de registro.

Na certidão de casamento do meu pai as informações estão corretas, mas segundo apurei no cartório meu pai foi o declarante.

O que gostaria de saber é que se agora preciso entrar com um processo judicial para corrigir a certidão de nascimento do meu pai, ou se posso enviar a certidão de casamento dele ao invés de nascimento.

Se um documento poderá substituir o outro.

Obrigada

Comentários

  • @DalvaDuque , a certidão de casamento não substitui a certidão de nascimento do filho do português.

    Terá que retificar.

    Se o português casou no Brasil, use a certidão de casamento para fazer a retificação pelo art 109 da Lei de Registros Públicos, no próprio Cartório em que se encontra o nascimento.

    Se o casamento foi em Portugal, terá que providenciar uma certidão de casamento portuguesa, apostilada e registrada em Cartório de Títulos e Documentos.

  • Olá @Leticialele obrigada pelo retorno.

    Felizmente o casamento foi no Brasil, sendo assim vou ver com o cartório quais documentos serão necessários, além da certidão de casamento dos meus avos, para solicitar a correção.

    Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.