Mistério - Nascimento de Nair, filha de João e Virginia
Leticia, Carlos... mais um mistério na família! Vejam que curioso:
Este é um registro tardio, feito em 1927, pelo pai da Nair (João), apresentando um despacho emitido por um juiz, informando que a Nair nasceu em casa, em 1909, primeira desse nome.
No entanto, aqui tenho um registro de casamento da Nair com um certo Manuel, em 1921. Obviamente, não pode ser a Nair do registro acima, pois ela teria apenas 12 anos em 1921.
E aí... encontrei ainda um registro de batismo de uma Nair, em 1914, dando conta de que ela teria nascido em 1901! Ou seja, esta é a Nair que se casou com o Manuel. (registro 841, atenção para não confundir com outra Nair que aparece na mesma págnia)
Então eu tenho... uma Nair, que nasceu em 1901, foi batizada em 1914, e em 1921, casou-se com Manuel.
E tenho outra Nair, nascida em 1909 e registrada tardiamente por força de despacho judicial em 1927, mencionada explicitamente como primeira desse nome. O próprio pai João Lobo assina esse documento!
O que vocês acham?
Comentários
@eduardo_augusto , vocês querem que eu fique mais gagá do que já estou!!!!
Eu acho que essa Nair, nascida em 1909, filha de João Lobo e Virgínia Silveira, não é a mesma Nair que nasceu em 1901. filha de João Fernandes Lobo e Virgínia da Silveira Lobo!!
Oi @Leticialele ,
Obrigado pela ajuda de sempre!! Em que sentido você acha que são duas Nair diferentes?
(1) João e Virgínia efetivamente tiveram duas crianças diferentes chamadas Nair?
ou
(2) João Lobo e Virgínia Silveira são um casal diferente de João Fernandes Lobo e Virgínia da Silveira Lobo?
Observe que no registro tardio da Nair "nascida em 1909", ainda são mencionados os avós Francisco da Silveira e Izabel da Silveira, embora sejam listados como avós paternos, quando deveriam ser maternos. Parece-me que são muitas coincidências, mas ao mesmo tempo esse registro tardio não está fazendo nenhum sentido. O ideal eu acho que seria eu conseguir esse "despacho do juiz", será que eu encontro isso em algum lugar?
@eduardo_augusto , eu acho que são dois casais diferentes. Pode pedir se o Cartório ainda tem o despacho do juiz