Busca de Certidão - Preciso de ajuda - Muito confuso

MsgrMsgr Member

Olá,

Estou meio perdido na minha busca.

Estou procurando tentando localizar a certidão dos meus parentes portugueses porém já não sei mais como posso buscar.

Meu Bisavó é filho de portugueses, queríamos solicitar a cidadania para a filha dele, minha avó (ainda viva).

Meu bisavó: Dalmaço Marques de Oliveira é filho de Antônio Marques de Oliveira e Maria da Conceição.

Dalmaço nasceu em 1910.

1 - No registro de batismo do Dalmaço, realizado em 1912, os nome dos pais estão grafados como "Antônio Marcos d'Oliveira e Maria Marcos d'Oliveira".

2 - Localizei o registro de casamento dos pais do Dalmaço os nomes já estão diferentes, os pais dele se casaram em 1900 (na igreja) e estão grafados Antônio Marques de Oliveira, português e viúvo por óbito de sua mulher Avelina de Jesus e Maria da Costa, portuguesa e viúva por óbito de seu marido Joaquim Pinto de Araújo, esse foi o primeiro documento aonde consta expressamente que eram portugueses.

3 - O registro civil do Dalmaço, foi feito somente em 1931 autodeclarado, nome dos pais Antônio Marques de Oliveira e Maria Marques de Oliveira.

4 - Localizei o registro de óbito da Maria Marques de Oliveira aonde consta que era cidadã portuguesa e que ela havia se casado no cartório da comarca de Cachoeiro de Itapemirim/ES com Antônio Marques de Oliveira.

5 - Busquei a certidão de casamento pelos nomes Antônio Marques de Oliveira e Maria Marques de Oliveira, e o cartório não localizou, porém, pedi que fizessem a busca apenas pelo nome do marido e localizam.

6 - o registro civil do casamento, inclusive aonde está averbado o óbito (item 4) me foi entregue com os seguintes nomes Antônio de Oliveira Marques, filho de Francisco Marques de Freitas e Maria Inocência de Oliveira, porém consta como natural deste Estado (Espirito Santo) a esposa, também está com nome diferente Dona Maria da Conceição, filha de Ignacio Ferreira Sabroza e Anna Maria da Conceição, também com a inscrição natural deste Estado (Espirito Santo). Data do registro 20/01/1906.

O cartório não localizou nenhum outro registro com nomes parecidos até a data de 1931, quando ambos faleceram, e não encontrou qualquer documento da habilitação para o casamento (certidão de nascimento, passaporte e etc).

Existe a possibilidade de eu localizar os registros deles em Portugal apenas com os dados que eu possuo, sem saber qual a região que eles nasceram?

Ele possíveis nomes: 1- Antônio Marcos d'Oliveira, 2- Antônio Marques de Oliveira. 3- Antônio de Oliveira Marques filho de Francisco Marques de Freitas e Maria Inocência de Oliveira.

Ela possíveis nomes: 1- Maria Marcos d'Oliveira; 2- Maria da Costa; 3- Maria da Conceição; 4- Maria Marques de Oliveira filha de Ignacio Ferreira Sabroza e Anna Maria da Conceição.

Se alguém souber de alguma forma de localizar, me ajude por gentileza!

Ou será que nesse caso, muitas trocas de nome e confusões, não vou ter como sustentar o pedido de cidadania? acho que infelizmente cheguei ao limite do que eu conseguia buscar.

Comentários

• @Msgr , onde foi batizado o Dalmaço, em 1912? Não tem a naturalidade dele?

A confusão Marcos - Marques é fácil de retificar, provavelmente ocorreu por má compreensão do pároco ou escrevente.

• editado May 2022

@Msgr

O Antonio Marques de Oliveira que você tem o registro de desembarque tem uma filiação diferente de Francisco Marques de Freitas e Maria Inocência de Oliveira

Na árvore do FS vi o documento que Antonio Marques de Oliveira entrou no Brasil em 1908, com 34 anos, casado. Ou seja, nascido em 1873-1874.

Com isso, achei o passaporte dele; onde consta a filiação (diferente da acima), estado civil, freguesia, concelho e distrito:

https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1283543

Finalmente chegando no assento de batismo dele; ver assento 24 no TIF 097:

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206014

O Oliveira vem da avó materna.

Tem um outro passaporte dele de 1911; nesse consta a cópia do assento de batismo acima:

https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1323269

@Leticialele : Aqui está a árvore no FS; lá consta que Dalmaço nasceu no Espírito Santo em 1910; mas segundo o colega foi um auto registro em 1932 - a foto da certidão de nascimento está anexada como recordação na árvore:

https://www.familysearch.org/tree/person/details/GHML-6VD

https://www.familysearch.org/tree/person/memories/GHML-8S3

.Quais seriam as implicações disso para o processo de nacionalidade, caso o Antonio Marques seja realmente português?

• MsgrMsgr Member
    editado August 9

@CarlosASP

Eu havia desanimado na minha pesquisa depois de algumas notícias que li aqui no Blog, tanto quanto o autoregistro e essa confusão de filiação.

Porém recentemente fui abordado por uma empresa que presta serviços nessa área e reascendi a possíbilidade de alcançar essa cidadânia.

Todavia, como sempre esses serviços possuem um valor muito elevado, estou tentando por minha conta obter uma cópia da certidão de nascimento do indivíduo que pode ser o meu parente "Antonio Marques de Oliveira" você sabe como consigo solicitar esse documento em portugal ?

Estou revisando todos os documentos que eu lançei no FS porque não me recordo da fonte da informação dos nomes dos pais do "Antonio Marques de Oliveira", pode ter sido um lapso meu.

• MsgrMsgr Member
    editado August 9

Olá,

Havia desistido da minha pesquisa, porém ultimamente recebi algumas informações que me reavivaram a possíbilidade de conseguir.

Eu preciso de uma certidão de um parente, um colega aqui localizou dados do meu ascendente (um visto de passaporte e certidão de batismo em um livro), só com esses dados eu já posso fazer a solicitação, ou tenho que requisitar uma certidão em portugal ?

A situação é a seguinte: Meu bisavó é cidadão português, veio para o brasil (viuvo) e se casou aqui com uma viuva também portuguesa. Deeles só encotro registro da igreja. Eles tiveram um filho, deste só tenho registro de batismo na igreja (ele nasceu em 1910) e o casamento no cartório.

Me informaram que certidão da igreja até 1911 serve como ceridão de nascimento e por isso eu poderia fazer o processo. Alguém sabe se isso procede?

Com os documentos que possuo, e a certidão do bisavó, já é possível fazer o pedido ?

• @Msgr em primeiro lugar, abrir vários tópicos só vai diminuir as chances dos colegas aqui te ajudarem, porque as informações ficam divididas e confusas

Peço ao @Admin que unifique este tópico a este: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/351525#Comment_351525

Em segundo lugar, o colega @CarlosASP localizou um registo que pode ser do seu parente, você chegou a clicar nos links que ele postou?

Lá tem as informações que constam no registro, confirmando que é realmente seu parente, você vai precisar pedir uma certidão ao arquivo distrital respectivo. No tópico de guias ensina como fazer.

Por fim, sim, as certidões de batismo anteriores a 1911 servem para o processo de nacionalidade.

• MsgrMsgr Member

Olá @LeoSantos

A certidão que mencionei que um colega localizou é exatamente a que o Carlos localizou, eu tinha desistido por conta da certidão civil do filho do português (que não existia no registro civil do brasil), inclusive já recebi retorno da CRCP de Vouzela de que o registro do meu parente portugês foi encaminhado para o arquivo Distrital de Viseu. Pelo que lí de lá posso solicitar online a certidão.

O que eu não havia localizado era se apenas com essa certidão eu já podia realizar o pedido, que será para a minha avó, pela via dos netos e depois para mim e a confirmação da informação de 1911 que você acabou de me passar.

Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.