Processo Filha de Português

Olá,

Gostaria de tirar uma dúvida pontual. Para fazer o processo de atribuição de uma filha de Português, cujo pai foi o declarante do nascimento, não é necessário a transcrição de casamento pelo ACP. Até aí tudo bem!

Obviamente, essa senhora, ao longo da vida, casou-se e mudou de nome.

Ao preencher e enviar os dados do formulário 1C deve-se preencher todo o processo conforme a certidão nascimento original no Brasil e, aí sim, só no quadro "NOME PRETENDIDO" escolher o nome de casada, para que conste no assento português ??

Os documentos de identificação como o passaporte já possuem o nome de casada. serão enviados então normalmente ? (autenticados e apostilados)

Só no fim de todo o processo de atribuição então, transcrever casamento etc para que as futuras gerações possam também usufruir do pedido de atribuição. E esses filhos farão o processo de preenchimento do formulário com o nome atualizado da Mãe Portuguesa, ou preencherão com o nome que constar na certidão deles nome de solteira??

Obrigado! @Leticialele

Comentários

  • @gabrielportela , ela vai preencher o formulário com o nome de casada e vai mandar uma certidão de casamento inteiro teor, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e a identidade ou passaporte.

    Como ela vai "nascer" em Portugal, o assento português sairá com o nome de solteira (ninguém nasce casado).

    Depois que obtiver a cidadania, irá transcrever o casamento, em processo próprio, e oi nome passará a ser o de casada também em Portugal.

    Quando os filhos forem fazer o processo deles, colocarão o nome de casada da mãe, normalmente.

    Não precisa mudar a composição do nome nesta fase!!

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.