Será necessário fazer a retificação das certidões?

Oii, tudo bem?

Eu consegui reunir todas as certidões e agora estou na fase da retificação.

Eu gostaria de saber quais erros são necessários retificar e quais não são.

Se alguém puder me tirar essa dúvida eu serei muito grato.

Segue abaixo os dados das certidões:


certidão de batismo do português:

nome do português: victorino.

nome do pai: bernardino de sena pereira cabral.

nome da mãe: justina gonçalves dias.


certidão de batismo do cônjuge do português:

nome do cônjuge: agueda.

nome do pai: manoel joaquim pontes.

nome da mãe: anna maria pontes.


certidão de casamento do português:

______português:

__________nome do português: victorino gonçalves cabral.

__________nome do pai: bernardino cabral.

__________nome da mãe: justina gonçalves.


______cônjuge do português:

___________nome do cônjuge: agueda maria pontes.

___________nome do pai: manoel joaquim pontes.

___________nome da mãe: anna maria esteves pontes.


certidão de óbito do português:

nome do português: victorino gonçalves cabral.

nome do pai: bernardino senna pereira cabral.

nome da mãe: justina gonçalves cabral.

nome do cônjuge: agueda maria pontes cabral.


certidão de nascimento do filho do português:

nome do pai: victorino gonçalves cabral.

nome da mãe: agneda pontes cabral.

nome do avô paterno: bernardino de senna cabral.

nome da avó paterna: justina gonçalves.

nome do avô materno: manoel joaquim pontes.

nome da avó materna: anna maria esteves pontes


Agradeço desde já!

Comentários

  • @Jonatas , eu não vejo nome a ser retificado.

    Todos os apelidos (sobrenomes) são da família. Não terá problema

  • editado May 2022

    gostaria de saber o que tenho que ratificar na certidão de nascimento da minha mãe vcs poderiam me ajudar.

    nome no registro de batismo do português: FRANCISCO JOAQUIM , pai : BERNARDINO JOSÉ CUSTODIO, mãe: AMALIA DE JESUS

    NA certidão de nascimento de minha mãe o nome dela está APPARECIDA DE JESUS, o pai PORTUGUES : FRANCISCO JOAQUIM CUSTODIO , natural não consta e MARIA DEMARQUI, natural não consta.

    avos : BERNARDINO JOSÉ CUSTODIO E AMALIA DE JESUS BAZI JOÃO DEMARQUI E MARIA DEMARQUI

    observe que na certidão de minha mãe o CUSTODIO foi acrescentado no nome do pai dela e NAÕ CONSTA O NATURAL DE ONDE NASCEU

    observe que no nome dos avos aparece um nome "BAZI" que não sei se é o final do nome de AMALIA DE JESUS ou o começo do nome de JOÃO DE MARQUE.

    outra coisa na certidão de óbito da MARIA DEMARQUI teve averbação por ordem judicial para corrigir o sobrenome dela e dos pais de DEMAQUI para DEMARCHI

    Eu ainda não consegui achar a certidão de casaento do portugues com a brasileira maria de marque ( marchi) procurando.

    Também em minha certidão de nascimento meu pai foi o declarante, e declarou que eu era filho ilegítimo dele com minha mãe o fato deles não serem casados e minha mãe não ter sido declarante seria um impedimento ?

    O sobre nome Custodio acrescentado na certidão de nascimento de minha mãe precisa tirar ou pode deixar?

    o sobre nome da minha vó que é brasileira teve ordem judicial para fazer averbação n certidão de óbito dela para mudar o sobre nome dela e dos pai dela de DEMARQUE para DEMARCHI tenho que arrumar isso na certidão da minha mãe ?

    tenho que colocar que meu vó Francisco Joaquim é natural de Portugal ou da cidade ou conselho onde ele nasceu ?

  • @alexandreml2007

    Para a cidadania de sua mãe, não corrija nada!!

    O sobrenome Custódio fpi adotado pelo avô português na vida adulta, é o sobrenome do pai dele.

    Não faz mal não aparecer onde nasceu.

    Bazi deve ser o sobrenome da avó paterna. Não tem problema. Veja se há algum "Bazi" no assento de nascimento de seu avô Francisco Joaquim.

    Quanto à sua cidadania, na época em que for mandar seu processo, sua mãe faz uma declaração dizendo que não era casada com seu pai.

    Não vai precisar da certidão de óbito de sua avó brasileira.

  • bom dia Leticialele, obrigado pela atenção,

    no caso minha mãe já é falecida, vou pedir a minha direto como neto, eu teria que fazer ratificação na certidão de nascimento da minha mãe, e na minha como ficaria já que ela faleceu

    quer dizer que os nomes que estão errados da família que não é portuguesa não precisa ratificar ?

    outra coisa para dar entrada vou precisar do registro de batismo do meu avô, de Portugal, o da minha mãe e o meu só isso. o de casamento do português aqui no brasil , vou precisar porque esta ainda não achei,

  • Bom dia Leticialele .

    Outra coisa na certidão de nascimento de minha mãe que ja faleceu ja consta a averbação de seu óbito, e nao tem averbação de casamento justamente porque não foi casada com eu pai, só isso já bastaria já que ela não esta viva para fqazer a declaração

  • @alexandreml2007 , se vai fazer como neto, não tem problema algum com sua certidão de nascimento. Pelas leis brasileiras, pai e mãe são os que constam na certidão de nascimento do filho. Como sua mãe nasceu e faleceu brasileira, é pelas leis brasileiras que os atos de sua vida civil são regidos.

  • Boa tarde! Gostaria de saber se é necessário retificar uma certidão de nascimento de neto brasileiro, onde consta o sobrenome dos pais faltando uma letra. Sendo mais específico, escreveram LUGATO ao invés de LUGATTO, que seria o correto. Este tipo de retificação é necessária? Obrigado!

  • @jofrateo , não é necessário retificar.

  • Muito obrigado @Leticialele! E parabéns pelo auxílio a tantas pessoas...

  • @Leticialele

    Aproveitando o tópico, acabo de receber a certidão do Civil Online do meu avô português, e possuem duas diferenças dos dados que tenho em sua certidão de casamento:

    O sobrenome dele está escrito "Corrêa" na certidão de casamento brasileira, enquanto no registro civil está "Correia". O nome dos avós e bisavós constam como "Correia". Creio que aqui no Brasil ou digitaram errado ou houve uma adaptação, pois minha vó ficou com nome "Corrêa" após casada, assim como minha mãe.

    A data de nascimento do meu avô é dia 28 na certidão de casamento brasileira, e dia 29 no registro civil de Portugal.

    Todo restante bate certinho. Local e dia de nascimento, nome dos pais e avós. Será necessário fazer alguma coisa quanto essa inconsistência de dados?

    Observação: O Civil Online me enviou a certidão correta dele mesmo tendo solicitado os dados "errados". Ou seja, eu solicitei "Corrêa" e com nascimento dia 28.

    Desde de já agradeço!

  • @eduardoalves , Correia e Corrêa não são divergências.

    Eu não retificaria a data de nascimento, a não ser que caísse em exigência ( o que não creio que ocorrerá)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.