Registro de Casamento em vez do de Nascimento?

Boa tarde.

Eu estou trabalhando para conseguir nacionalidade portuguesa para o meu avô (neto de portugueses). Consegui reunir todos os documentos necessários em Portugal. Mas quando cheguei na mãe dele (filha de portugueses), descobri que o nome dela está incorreto na certidão de nascimento (Hermelinda em vez de Arminda). Acredito que o erro seja grosseiro demais para ser aceito pelas autoridades portuguesas.

Pelo que eu li, o caminho a ser percorrido é o da retificação da certidão de nascimento. Contudo, eu gostaria de saber se a certidão de casamento poderia ser usada em vez da certidão de nascimento. Na certidão de casamento consta o nome completo dela e dos pais dela, além de dizer que são portugueses (e ela brasileira). Eu gostaria de evitar o processo no cartório se possível, muito pelo fato de eu não morar na cidade onde ele está (Rio de Janeiro).

Em tempo, o registro de nascimento do meu avô consta como 1936 (ano em que foi registrado) em vez de 1930 (ano em que ele nasceu). Acredito que precisarei retificá-lo também, mas gostaria de confirmar.

Muito obrigado!

Comentários

  • rrpaimrrpaim Member

    Depois de muito pesquisar, descobri que a resposta é "não". É necessário a certidão de nascimento

  • @rrpaim , respondi a você, dando uma sugestão para o seu caso. Entre em contato com o Cartório, no Rio, explique a situação e peça uma orientação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.