Meu avô adotou outro nome no Brasil

Bom dia a todos!

Sou neto de português e, depois de muito procurar, consegui encontrar e registrar o assento do meu avô, porém, o nome dele em Portugal era Julião e no Brasil ele adotou Julio. Também utilizava um sobrenome a mais em Portugal (sobrenome da minha bisavó antes de se casar com meu bisavô), que foi abolido no Brasil.

Tenho o assento, o passaporte com a data de embarque para o RJ, o certificado de dispensa do exército. Tudo certinho, com os nomes corretos dos meus bisavós, como constam na certidão de nascimento do meu pai. Meu pai já é falecido e não requereu a cidadania. Tenho todas as certidões (casamento e nascimento) do meu avô e do meu pai. Ambos foram declarantes dos nascimentos dos filhos.

Essa divergência no primeiro nome poderá me causar algum problema? Penso em eu mesmo entregar os documentos em Portugal.

Muito obrigado desde já!

Comentários

  • Poxa... ninguém respondeu. É uma dúvida irrelevante?

  • @edsonferreira , não é irrelevante!

    No assento de batismo, consta Juião, correto?

    Ele casou no Brasil com que nome?

    Nos documentos portugueses, consta o nome Júlio ou Julião?

    Se ele casou no Brasil e adotou o nome de Júlio, não terá problema,

  • Casou no Brasil e adotou o nome de Julio no Brasil.

  • @edsonferreira

    Você criou um tópico novo, e "caiu na fresta da gaveta" por isso.

    Provavelmente não terá problema com o nome do avô por ter sido uma mudança relativamente pequena, e que não altera significativamente a sonoridade do nome próprio. O caso depende um pouco do humor do Conservador. Em última instância ele é que decide se aceita ou não.

    Se tiver mais alguma diferença substancial nos apelidos que deixem dúvida a descendência, a chance de ter exigência aumenta.

    No casamento ele teria o direito de mudar a composição do apelido apenas, retirando apelidos, ou incluindo novos desde que sejam tomados do pai, da mãe, ou do cônjuge. Se incluir um apelido dos avós ou de terceiros, teria que "fazer a prova" e se explicar.

  • Obrigado Gandalf.

    Esse é meu receio... depender do humor do Conservador. Tenho lido que é quase impossível conseguir concluir o processo sem o auxílio de algum escritório de advocacia e eu gostaria muito de ir para Portugal tentar fazer eu mesmo este processo.

    É viável ou realmente precisa de um escritório para isso?

    Muito obrigado!

  • @edsonferreira , um advogado não vai fazer nada além do que você vai fazer.

    Eu creio que você possa argumentar, SE FOR O CASO, que Júlio é a modernização do nome Julião.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.