Duplacidadania filha de Português na maioridade

Pessoal, bom dias!

Dei uma lida nas dúvidas do fórum antes e não achei algo que seja igual as minhas dúvidas, então vamos lá.

Tive a paternidade TARDIA reconhecida após os 18 anos, por um português.

Tirei novo RG com o nome dele para encaminhar a PT.

Ele nunca foi casado com minha mãe e possui uma União estável.

Quais docs preciso reconhecer em cartório e qual problema isso poderia me implicar ? ( Se é que tem)

O prazo da conservatória leva 6 meses mesmo para análise de docs e retorno ( cry)

Melhor forma de envio é via DHL ? E qual conservatória é mais rápido o processo ?

Formulário 1C já estou dando uma olhada **


Obrigada

Mayã

Comentários

  • @Maya1pereira , infelizmente, nos termos da Lei atual, você não tem direito à cidadania portuguesa.

    Teria que ter sido reconhecida na menoridade.

    Há um projeto de Lei em tramitação em Portugal para alterar o art 14 da Lei da Nacionalidade, mas, por enquanto, sem perspectiva de se e quando será aprovada.

  • editado May 2022

    @Maya1pereira , infelizmente você não terá direito à nacionalidade portuguesa.

    Artigo 14º da LN: Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.

    Em tempo, acompanhe o PL que tem por finalidade excluir o mencionado artigo, permitindo assim a concessão do direito aos reconhecidos após a maioridade.

    https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=121390

  • Muito obrigada pelo retorno !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.