Pagamento para obter certidão portuguesa

Ola, bom dia.

Estou a poucos meses tentando resolver uma questão para conseguir pegar a certidão do meu avô português mas estou com dificuldade de como efetuar o pagamento para que eles possam me enviar. Dentre as opções que me passaram achei a mais viável através do vale postal, porém pelo pouco que pesquisei sobre vale postal tenho medo que eu envie para o local errado, ou coloque valor a mais ou a menos e não seja aceito, ou que passe do prazo pq acho que vi algo relacionado que tem um prazo para o valor do vale postal ser aceito pela conservatória. Peço a ajuda de vocês que tem mais experiência e estão mais por dentro, vou colocar aqui abaixo as opções de pagamento que me deram, se alguém souber de uma que seja melhor que vale postal tbm agradeço.


- cheque visado ou bancário, em Euros, de entidade com representação em Portugal, à ordem do IRN, IP. Não é admitida qualquer outra modalidade de cheque, para pagamento, para além das indicadas, nomeadamente cheques nominativos ou ao portador;

- vale postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada da conservatória onde vai ser requerido o pedido. Assim, no momento em que o vale postal é obtido, deve de imediato ser junto ao pedido e enviados em simultâneo à Conservatória onde remeteu o pedido de certidão. Caso tal não se mostre viável, o comprovativo da emissão do vale, utilizado como meio de pagamento, deve ser sempre incluído na correspondência remetida;

-pagamento por referencia bancária, devendo neste caso o utente enviar um email para a Certidões rcentrais.certidões@irn.mj.pt a solicitar a emissão da referencia bancária, indicando qual o serviço que pretende solicitar.

Alerto para o facto de esta modalidade de pagamento ser exclusiva para pedidos a efetuar pelo correio e a enviar para a Conservatória dos Registos Centrais. (O pagamento da referência bancária por nós enviada, não dá para solicitar o serviço ao balcão, nem noutra conservatória).

Esclarece-se que deverá informar para que fins pretende a referida certidão de documento e, caso esses documentos pertençam a terceiro pessoa deverá estar mandatado para poder efetuar a sua requisição.

Comentários

  • @raphaeljoga8 Bom dia!

    Somente pra te deixar meu relato, mês passado tive que fazer um vale postal para Angra do Heroísmo, para pagar uma transcrição de casamento.

    Liguei antes na agencia do correio para ver se eles faziam, eles confirmaram que sim.

    Eu fiz o cálculo de quanto precisava enviar por aqui:

    Você também pode ver a cotação do Euro Vale Postal aqui:

    Chegando lá falei pro atendente que queria fazer vale postal, no valor de EUR 120,00, que era o valor da transcrição. Ele calculou o valor em reais, eu conferi com o que já tinha estimado no site.

    Levei os dados da Conservatória, coloquei como IRN, IP, endereço da conservatória, telefone e email deles.

    Tirei uma cópia do vale postal e mandei no envelope com os documentos da transcrição. O original mantive comigo.

    A validade do vale postal é até o ultimo dia útil do mês subsequente, então deve dar tempo, ainda mais para emissão de uma certidão.

  • @marifontolan ola, mt obrigado por me ajudar. Deixa eu te perguntar, EUR 120,00 foi o valor da transcrição já com o valor do vale postal tbm ? Onde vc calculou o valor certinho do euro ? E na questão de colocar os dados da conservatória, li uma vez que não se pode fazer para pessoa jurídica se não me engano, isso e vdd ?

  • @raphaeljoga8 Imagina!

    120 euros era só o valor a pagar pra conservatória, mais 45 reais de serviço do vale postal.

    O valor do euro você precisa pegar desse link:

    https://efi.correios.com.br/app/moeda/moeda.php

    Precisa ser o dessa coluna:

    EUR - EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL

    Válido para 25/05/2022R$ 5,4275

    Sim, não fazem para pessoa juridica, por isso você colocaria como nome da pessoa IRN, IP

    E como endereço, dados de e-mail e telefone, você coloca os da conservatória que irá receber.

    Como ficou o meu, coloquei mais 5 euros, como indicado aqui http://portupedia.com/VP/:


  • @marifontolan poxa mt obrigado msm pela ajuda ☺️ Me deixou bem mais tranquilo, consegui entender direitinho. Só mais uma coisa, vc pagou em dinheiro na agência dos correios ou pode pagar no cartão de crédito ? E vc pagou o valor em reais ou teve que ir até uma casa de câmbio ?

  • @raphaeljoga8 eu paguei em dinheiro, como eu já estimei o valor que precisava já saquei e levei aproximado.

    Não sei dizer se aceita cartão de crédito, talvez de débito, da pra você ligar na agencia dos correios que pretende ir e perguntar sobre o pagamento.

    O valor é pago em reais, diretamente pros correios, não precisa ir a casa de câmbio.

  • @marifontolan ok, obrigado. Vou ver se consigo fazer logo isso : )

  • @marifontolan boa noite, td bem.

    Consegui fazer hoje o vale postal muito obrigado pela ajuda ☺️.

    Voce também teve que pagar pelo envio do vale postal ? Pq o rapaz dos correios me cobrou mais 200 reais para o envio chegar em 8 dias ou 60 reais para chegar em 25 dias

  • @raphaeljoga8

    Como assim? Não existe isso deles "mandarem", e muito menos essa espera de dias.

    Você paga em Reais na agência do correio, e eles te dão o recibo impresso como o que aparece no post acima, onde tem o número do VP, o valor em Reais e o valor em Euros.

    Você fotografa ou escaneia esse recibo, e manda por e-mail. O número que está ali é o que precisam para "sacar" o VP no dia seguinte (e se demorar a sacar, e vence em 30 dias).

    O valor do VP segue a tabela de conversão Real-Euro no fechamento do dia anterior, mais imposto, mais uma taxa de serviços.

    Antes de ir, consulte o valor do Euro VP Internacional aqui: https://efi.correios.com.br/app/moeda/moeda.php

    Hoje 10/06 seria EUR=5.4775. Tome o valor exato que tem que mandar em Euros €120 (não precisa dos €5 extra).

    Faça a conta do valor a pagar: €120 X 5.4775 = R$657.30

    Calcule mais 1.5% de IOF e some R$35.00 da taxa de serviços dos Correios

    R$657.30 X 1.015 + R$35 = R$702.16 (arredonde sempre para cima). Este deve ser o valor cobrado, e nada mais.

    Peça para ver o recibo antes de fechar o cambio, e verifique se o valor em EUR está correto em €120.00. Se estiver OK, autorize fechar a transação. Ocasionalmente há algum erro de conversão no sistema do correio, e vem €119.98 por exemplo. É raro.

    Somente neste caso, adicione R$2 (+- €0.50) extra para garantir que o valor calculado em EUR esteja igual ou ligeiramente maior que 120.

  • @raphaeljoga8 como o Gandalf comentou, não houve nenhuma taxa adicional fora as que estão na imagem acima.

    A taxa de correios foi 45,00 reais.

  • @gandalf @marifontolan boa tarde,

    meu fiz desse jeito porém tive que enviar uma procuração pra eles, talvez tenha sido isso essa cobrança a mais ?

  • @marifontolan

    A taxa é R$35. No caso eles listaram como R$45.04 porque incluiram nela o IOF de 1.5%, que nesse caso deu R$10.04

    Mas a taxa de R$35 é fixa e vigora há muitos anos; já o IOF depende do valor, dando a impressão de que a taxa que cobram é variável.

    Eu nem acredito que estou explicando novamente sobre Vale Postal... Me sinto 5 anos mais jovem, de volta ao passado! :-)

    No seu recibo, achei interessante que o correio arredondou o valor R$668.98 pra cima, sem os centavos. O valor devia ter sido R$714.02. Com o arredondamento dos centavos para cima, lançaram R$714.04. Esse software deles é meia-boca. Dá umas diferenças assim nos centavos, e por isso "incluir um pouquinho a mais" virou tradição. Você queria incluir €5, e no final virou €5.12.

    Se o valor em EUR no recibo estiver estampado €120, realmente não precisa desse "pouquinho a mais". Seu valor deveria ter sido R$686.23.

  • Pois é @gandalf , infelizmente nem todas as conservatórias se modernizaram para aceitar cartão de crédito.

    Essa que mandei é uma delas, quando me falaram que era vale postal tive que revirar postagens antigas para ver como fazer.

    Coloquei os 5 euros a mais pra garantir, como já tive tanta demora com a transcrição de casamento, não queria perder por 5 euros rsrsrs

  • A taxa havia passado para R$ 42,00

    Alguém sabe informar se no Rio de Janeiro tem alguma agência dos Correios fazendo vale postal?

    Soube que a agência do Barra shopping deixou de aceitar vale.

    Estava no Centro e aproveitei para perguntar na agência central dos Correios na rua 1º de Março e o funcionário também informou que não está sendo mais aceito.

  • Alguém sabe informar onde está fazendo vale postal no Rio de Janeiro?

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Fabiano

    Qual o objetivo do pagamento?

    Pode ter outras formas de pagamento disponíveis.

    Tente a da Praia de Botafogo e Ipanema.

    ===

    @marifontolan

    Qual foi a agência dos correios que emitiu o VP que vc postou acima?

    Abraços aos dois.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @raphaeljoga8

    Que agência foi essa que te cobrou?

    A certidão é do AD ou do civilonline?

  • @guimoss

    É para pagamento no Arquivo Distrital para emitir assento de batismo.

    Não é para mim. Estou ajudando um amigo e como havia dado as informações e diante da recusa na agência do Barra Shopping, como eu estava no Centro fui verificar na agência da 1 de março.

    Vou informar sobre essa da Praia de Botafogo e de Ipanema.

    Havia dito para verificar também na agência do Recreio Shopping e do Recreio no Blue já que a pessoa mora na região.

  • @Fabiano

    Para assentos do AD, o seu amigo tem a opção de usar transferência bancária e cartão de débito ou de crédito físico com liberação internacional ou virtual pelo app.

    Para apostilamentos, só VP e transferência bancária.

    Para o pedido de nacionalidade, VP e Cartão de débito ou crédito l nos termos acima.

  • @Fabiano

    De fato, a taxa mudou para R$42.00 a partir de 31/01/2022.

    clique em Saiba quanto custa: https://www.correios.com.br/enviar/dinheiro/saiba-mais-internacional

  • @guimoss bom dia!

    A agência que fiz o vale postal fica em Curitiba, no mercado municipal do capão raso.

    Abraços!

  • @marifontolan

    Obrigado pela informação.

    Vc poderia deixar essa informação no tópico das agências que fazem VP?

    O tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-ag-dos-correios-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceitam-o-vale-postal-para-irn-ip/p4

    Obrigado mais uma vez e abraços

  • @Fabiano ola amigo, eu fiz a pouco tempo na agência de Botafogo na rua voluntários da pátria, lá eles fazem vale postal sim.

  • @guimoss foi na agência na rua voluntários da pátria em Botafogo.

    foi nos registros centrais de Lisboa, pq a certidão esta vinculada ao processo de cidadania de lá, eu tive que enviar uma procuração para conseguir a certidão e um papel explicando para que fins seria a certidão, não sei se por isso eles cobraram esse outro valor, para poder enviar a procuração junto ou se não tem nada a ver, eu perguntei ao rapaz de lá se realmente era necessário pagar esse envio e ele afirmou que sim.

  • @raphaeljoga8

    Obrigado pelo relato.

    ===

    @marifontolan

    Em uma msg acima, vc disse:

    A validade do vale postal é até o ultimo dia útil do mês subsequente, então deve dar tempo, ainda mais para emissão de uma certidão.

    Como vc interpreta essa frase, se vc enviar, no dia 01/07, por exemplo?

    O prazo terminaria em 31/07 (30 dias) ou 31/08 (último dia do mês subsequente)?

    Obrigado e abraços

  • @guimoss

    Essa é a informação que consta no site dos correios:

    "O valor ficará à disposição do destinatário até o último dia útil do mês seguinte ao da data da postagem. Exceção apenas para a Itália, cuja validade é de um mês no exterior. Ao término da validade a remessa é devolvida ao remetente."

    Sendo assim entendo que se postar 01/07, ficaria até 31/08.

    Mas é uma interpretação minha, quem sabe seria interessante quem precisar, ligar nos correios e perguntar.

  • @marifontolan

    Obrigado pela opinião e por apresentar as fontes do seu raciocínio.

    Perguntei, pois o pessoal fala em 30 dias, mas essa redação pode levar a crer que o prazo seja maior.

    Abraços

  • @guimoss sim, interessante que se alguém postar no ultimo dia do mês, tem 30 dias, mas se postar no começo do mês tem praticamente 60 dias.

  • @raphaeljoga8

    Obrigado pela dica. Vou verificar e assim que souber se ainda estão fazendo darei notícias por aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.