Sou filha de portugues ( vivo)
Joseli
Member
Boa noite, sou do Rio de Janeiro e aqui esta impossível marcar para o consulado, então penso em enviar para Portugal, porém não quero cometer erros primários, por favor se alguém puder me ajude.
Minha mãe já tem nacionalidade portuguesa q adquiriu do pai, quando adquiriu era divorciada do meu pai,já fazem mais de 10 anos q adquiriu, enfim minhas duvidas:
Preciso de transcrição do casamento dos meus pais?
Quais exatamente são os documentos q preciso enviar?
Desculpe se minhas perguntas são retóricas, porém temos muitas informações controversas aqui, e sem poder ter ajuda do consulado fica mais difícil.
Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Joseli , se não foi sua mãe a declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano, sim, precisa transcrever o casamento.
Faça pelo Consulado do Rio. Aceitam os processos pelos correios e são bem rápidos - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Feita a transcrição, mande seus documentos para o Arquivo Central do Porto
cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;
Cópia simples da certidão de casamento portuguesa de sua mãe (obtida após a transcrição do casamento)
Sua certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;
Se é casada e trocou o nome após o casamento, certidão de casamento inteiro teor, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade
Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Boa sorte!!
No caso, mesmo q minha mãe já tenha apresentado a certidão de casamento AVERBADA o divórcio na época da concessão da Nacionadidade? Ou seja em Portugal o estado civil dela é divorciada, e se mesmo assim eu precisar , o meu pai faleceu a 3 meses, envio então a certidão dr óbto?
Desde já agradeço,
Att; Joseli
@Joseli , o fato de ter casamento e divórcio averbadons na certidão de nascimento brasileira não tem efeitos jurídicos em Portugal!!
Em Portugal, o estado civi dela é SOLTEIRA até que ela transcreva o casamento, quando passará a ser CASADA. Se homologar o divórcio em Tribunal português, será DIVORCIADA.
Para sua atribução, só precisa transcrever o casamento.
@Leticialele muitíssimo obrigado por tudo!!! ^^
A transcrição de casamento via escritório consular de Santos da minha sogra deu certo!!! =)
Agora vamos pedir a cidadania da minha esposa, apenas tirando uma dúvida, na atribuição da minha sogra e do pai dela além dos documentos acima também enviamos a:
Certidão de nascimento em inteiro teor, digitada, apostilada, do filho(a) do Português(a);
Posso mandar somente a "certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;"?
Muito obrigado e tenha uma ótima sexta-feira!!!
@TRFC , para a cidadania de sua esposa, como filha de portuguesa, tem que mandar apenas a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, não precisa mandar a digitada.
@Leticialele perfeito!!! assim iremos reduzir o custo da certidão e da apostila de haia. =)
Vamos enviar conforme sua orientação.
Tenha um ótimo final de semana!!! =D
Oi @Leticialele , Bom dia!
Só mais uma dúvida que gostaria de esclarecer antes de enviar para ACP, os documentos abaixo é só eu tirar uma cópia mesmo ou preciso pedir uma nova no site civil online?
@TRFC , pode mandar cópia simples!! Os registos são informatizados e eles consultam a validade no sistema.
perfeito, assim já economizo 20 euros =))
ja estou te devendo váriassssssssssssss!!!!!
muuuuuito obrigado!!! tenha uma ótima semana!!!
@TRFC , vou começar a cobrar 1 euro por resposta... hahahahaha Logo, logo, estarei milionária!
@Leticialele um euro por resposta é pouco perto do que as empresas de assessoria cobram!!!
e sim, estou te devendo um almoço... um café... muita coisa!!! =D