Sou filha de portugues ( vivo)

Boa noite, sou do Rio de Janeiro e aqui esta impossível marcar para o consulado, então penso em enviar para Portugal, porém não quero cometer erros primários, por favor se alguém puder me ajude.

Minha mãe já tem nacionalidade portuguesa q adquiriu do pai, quando adquiriu era divorciada do meu pai,já fazem mais de 10 anos q adquiriu, enfim minhas duvidas:

Preciso de transcrição do casamento dos meus pais?

Quais exatamente são os documentos q preciso enviar?

Desculpe se minhas perguntas são retóricas, porém temos muitas informações controversas aqui, e sem poder ter ajuda do consulado fica mais difícil.

Desde já agradeço

Comentários

  • @Joseli , se não foi sua mãe a declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano, sim, precisa transcrever o casamento.

    Faça pelo Consulado do Rio. Aceitam os processos pelos correios e são bem rápidos - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    Feita a transcrição, mande seus documentos para o Arquivo Central do Porto

    cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;

    Cópia simples da certidão de casamento portuguesa de sua mãe (obtida após a transcrição do casamento)

    Sua certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Se é casada e trocou o nome após o casamento, certidão de casamento inteiro teor, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o RG

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade

    Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Boa sorte!!

  • JoseliJoseli Member

    No caso, mesmo q minha mãe já tenha apresentado a certidão de casamento AVERBADA o divórcio na época da concessão da Nacionadidade? Ou seja em Portugal o estado civil dela é divorciada, e se mesmo assim eu precisar , o meu pai faleceu a 3 meses, envio então a certidão dr óbto?

    Desde já agradeço,

    Att; Joseli

  • @Joseli , o fato de ter casamento e divórcio averbadons na certidão de nascimento brasileira não tem efeitos jurídicos em Portugal!!

    Em Portugal, o estado civi dela é SOLTEIRA até que ela transcreva o casamento, quando passará a ser CASADA. Se homologar o divórcio em Tribunal português, será DIVORCIADA.

    Para sua atribução, só precisa transcrever o casamento.

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele muitíssimo obrigado por tudo!!! ^^

    A transcrição de casamento via escritório consular de Santos da minha sogra deu certo!!! =)

    Agora vamos pedir a cidadania da minha esposa, apenas tirando uma dúvida, na atribuição da minha sogra e do pai dela além dos documentos acima também enviamos a:

    Certidão de nascimento em inteiro teor, digitada, apostilada, do filho(a) do Português(a);

    Posso mandar somente a "certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;"?

    Muito obrigado e tenha uma ótima sexta-feira!!!

  • @TRFC , para a cidadania de sua esposa, como filha de portuguesa, tem que mandar apenas a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, não precisa mandar a digitada.

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele perfeito!!! assim iremos reduzir o custo da certidão e da apostila de haia. =)

    Vamos enviar conforme sua orientação.

    Tenha um ótimo final de semana!!! =D

  • TRFCTRFC Member

    Oi @Leticialele , Bom dia!

    Só mais uma dúvida que gostaria de esclarecer antes de enviar para ACP, os documentos abaixo é só eu tirar uma cópia mesmo ou preciso pedir uma nova no site civil online?

    • Cópia simples da certidão portuguesa de sua mãe;
    • Cópia simples da certidão de casamento portuguesa de sua mãe (obtida após a transcrição do casamento)
  • @TRFC , pode mandar cópia simples!! Os registos são informatizados e eles consultam a validade no sistema.

  • TRFCTRFC Member

    perfeito, assim já economizo 20 euros =))

    ja estou te devendo váriassssssssssssss!!!!!

    muuuuuito obrigado!!! tenha uma ótima semana!!!

  • @TRFC , vou começar a cobrar 1 euro por resposta... hahahahaha Logo, logo, estarei milionária!

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele um euro por resposta é pouco perto do que as empresas de assessoria cobram!!!

    e sim, estou te devendo um almoço... um café... muita coisa!!! =D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.