Atribuição de Nacionalidade para filhos

Boa noite,

Na semana passada o processo de transcrição do casamento de minha mãe foi finalizado. Ela conseguiu a nacionalidade portuguesa por atribuição (como neta de português) no ano passado. Gostaria de tirar algumas dúvidas em relação ao próximo passo para conseguir a minha nacionalidade:

1 - Os documentos necessários para o meu processo se encaixariam nesse caso? https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues

Pergunto isso porque ali diz "Nasceu no estrangeiro e é filho de um português", mas a minha mãe conseguiu a nacionalidade por ser neta de português. O fato de ela ter nascido no Brasil muda algo ou nesse caso ela é considerada portuguesa também?

2 - Alguém tem alguma ideia do tempo de espera para esse tipo de processo? Tem alguma diferença entre mandar diretamente para alguma conservatória em Portugal ou fazer por um consulado aqui no Brasil? Caso seja mais rápido fazer por uma conservatória, por qual seria melhor?

Obrigado pela atenção.

Comentários

  • A lista dos documentos está correta.

    Não há diferença pelo fato da sua mãe ter nascida no Brasil. Para todos os fins ela é Portuguesa desde o nascimento dela.

    Mande para a ACP. Está levando cerca de 6 meses.

  • zffrzffr Member

    @Ricosne

    Obrigado.

    Uma outra coisa: acabei de perceber que no documento tem um erro de digitação no sobrenome de minha mãe. Será que isso vai atrapalhar no processo? Se sim, como eu faço pra retificar esse documento? A transcrição foi feita pelo consulado em curitiba.

  • @zffr , em que documento está o erro? Se for na certidão de casamento portuguesa, mande um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, relate o erro, diga onde foi feita a transcrição e mande, como anexo, em pdf, um documento em que conste o dado correto. Solicite a correção. Eles são bem rápidos.

  • zffrzffr Member

    @Leticialele O erro está em um documento que recebemos do consulado em Curitiba, agora não sei se é só um documento informando que o processo foi concluído ou se é de fato um documento oficial. Você saberia me dizer? Vou anexar uma foto do documento.

    Obrigado.


  • @zffr , é exatamente assim a certidão de casamento portuguesa. Que dado está errado? Se tem algum erro, faça como eu disse.

    Ou você está estranhando a certidão? Os registos em Portugal são informatizados, por isso são simples assim. O que vale, para eles, é o número.

    Olha como é uma certidão portuguesa:


  • zffrzffr Member

    @Leticialele O sobrenome da minha mãe foi digitado incorretamente. Vou mandar um e-mail conforme você tinha sugerido.

    Obrigado.

  • @zffr , mande os dados que mencionei e a certidão de nascimento e de casamenro de sua mãe, como anexos ao email, para provar.

  • editado May 2022

    @zffr

    É bem raro eles errarem nisso, mas acontece. Confira antes com a certidão de nascimento original. Evita que eles lhe respondam: "O nome está correto, de acordo com os documentos enviados".

    Se o erro estava na certidão que você mandou, e você não conferiu antes, vão lhe cobrar outra taxa de €120 pra corrigir. Se o erro for deles, eles consertam sem custo, com uma anotação. O nome errado permanece lá, e incluem uma anotação dizendo qual seria o nome correto.

  • zffrzffr Member

    @Leticialele , @gandalf

    Solicitei a retificação por e-mail como me foi sugerido e disseram que foi corrigido. Agora preciso solicitar uma outra certidão de casamento portuguesa retificada para continuar o meu processo, certo? Saberiam me informar onde consigo essa certidão retificada?

    Obrigado.

  • @zffr , pode pedir ao civil online

  • zffrzffr Member

    @Leticialele, e tem como eu pedir sem o número de ID Civil português e o código postal de Portugal? Desculpe por fazer tantas perguntas, mas nunca solicitei um documento português por esse site.


  • zffrzffr Member

    @Leticialele Muito obrigado.

  • Boa noite, tudo bem?


    Qual a melhor (mais rápida) conservatória para enviar documentação para cidadania por atribuição?

    Saiu o registro de assentamento de nascimento de meu pai nos registros centrais de lisboa. Não transcrevi o casamento do meu pai da minha mãe (brasileira), mas ele foi o declarante em minha certidão de nascimento.

    Tenho de transcrever o casamento antes de dar entrada na atribuição?

    Obrigado

  • @ccschultz , a Conservatória mais rápida e eficiente, atualmente, é o Arquivo Central do Porto.

    Se seu pai é o português e foi declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.