Documentos para processo de atribuição para filho

Boa tarde.

Quero dar entrada no meu processo de cidadania como filha de português.

Meu pai acabou de concluir o processo de conversão de aquisição a atribuição.

Dado que ele já fez a transcrição de casamento antes da conversão e que eu nasci antes que eles fossem casados (ele quem registrou o meu nascimento), gostaria de saber se teria que ser feita alguma mudança na certidão de casamento.

Além disso, se possível, gostaria de saber quais documentos seriam necessários para o pedido de cidadania.

Muito obrigada.

Comentários

  • @BeatrizRegina, não tem que fazer mudança alguma na certidão de casamento. Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto

    Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;

    Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do seu RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, e levado a um Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • @BeatrizRegina

    Se tiver os dados, se importaria de incluir a convolação aqui, para ajudar outros a prever quanto tempo levaria? https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=434686975

    Se não quiser preencher OK, mas saberia dizer quanto tempo levou, da chegada dos papeis na conservatória até a inscrição no assento?

  • Boa noite amigos, peço ajuda na conclusão de raciocínio dos itens necessários para atribuição de cidadania de filha, através de sua progenitora portuguesa e falecida, vejam se o que relato é o que necessitarei, se falta ou excede:

    ·        certidão narrativa de nascimento da mãe, através do Arquivo Central de Leiria, já constando a averbação de casamento, com o progenitor portugues.

    ·        a certidão da requerente por cópia reprográfica (manuscrita) do livro, e apostilada;

    ·        a certidão de inteiro teor digitada e apostilada, da requerente;

    ·        cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação emitido há menos de 10 anos;

    ·        Se mudou o nome com o casamento, certidão de casamento inteiro teor autenticada com QRcode (não precisa apostilar)

    ·        Visto se todos os nomes estão corretos nos documentos, conflitando as informações antes do pedido de certidões, se diferente pedir correção das certidões ou documento antes de tirar as cópias reprográficas e de inteiro teor.

    ·        formulário 1C com o recibo (175 euros) no cabeçalho. Imprima colorido, frente e verso na mesma folha, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade, qualquer cartório que tenha firma aberta, não necessariamente cartório de notas, pode ser o de registro civil.

    ·        O pagamento, atualmente, pode ser com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C, dar print na tela, juntar comprovante de pagamento que enviam por e-mail, e imprimi-los juntando ao processo

    ·        Print do email que encaminhou o formulário (também serve como recibo).

    ·        Enviar o processo pelos correios ou DHL para o Arquivo Central do Porto

    ·        Tirar cópia de todos os documentos para ter como arquivo e referência.

    ·        Certidões devem ter menos de 12 meses da data de emissão preferencialmente.

    ·        Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • editado June 2022

    @Washington

    Eu reconheço minhas impressões digitais neste post, mas andaram enfiando alguns extras que não precisa.

    Não vou comentar o que muda na sua lista, mas use esta: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561

    É idêntica a outra que você postou aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293741/#Comment_293741

  • Boa Noite. Tudo bem?

    Me chamo Marcus e estou precisando de ajuda para fazer a nacionalidade do meu filho (ele é maior de idade). Consegui a minha já algum tempo com a ajuda de vcs. Mas me lembro que pagava nos correios e depois enviava pra Portugal. Já li os comentários aqui e vi que o formulário tb já não é mais o mesmo.

    Já conferi a documentação nos comentários acima e está tudo ok, inclusive a validade

    Como faço agora? Pago com cartão de crédito? E continuo enviando pro Porto?

    Obrigado.

  • Boa Noite. Tudo bem?

    Me chamo Marcus e estou precisando de ajuda para fazer a nacionalidade do meu filho (ele é maior de idade). Consegui a minha já algum tempo com a ajuda de vcs. Mas me lembro que pagava nos correios e depois enviava pra Portugal. Já li os comentários aqui e vi que o formulário tb já não é mais o mesmo.

    Já conferi a documentação nos comentários acima e está tudo ok, inclusive a validade

    Como faço agora? Pago com cartão de crédito? E continu

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.