Certidão de nascimento para transcrição de casamento

Boa tarde pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer ao grupo, pois sem orientação e ajuda daqui, não conseguiria enviar o processo da minha mãe ( neta) que estou a aguardar para receber a senha.

Estou a ajudar uma amiga no processo de filha ( a mãe é portuguesa e está viva).

Como a mãe se casou e mudou o sobrenome, precisa fazer a transcrição de casamento da mãe dela para pedir a nacionalidade. Porém, não consegui achar a certidão de nascimento do pai( que não é portugues).

Já procurei no familyseach, enviei e-mail ao cartório onde ele casou , e me disseram que incineraram a certidão de nascimento que ele apresentou.

Existe alguma maneira de descobrir onde ele foi registrado?

Tenho uma cópia da certidão de casamento.


Comentários

  • editado May 2022

    @Nícia

    Os pais dele casaram e moravam em Duque de Caxias em janeiro de 1950.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-642S-W7B?i=301&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-SP8N

    Talvez esse Rio de janeiro na certidão de casamento se refira ao estado e não ao município. Já tentaram nesse cartório do casamento dos pais em Duque de Caxias?

    Também iria na paróquia onde Roberto e Maria Cidália se casaram em 1971 para ver na certidão de casamento religioso onde ele foi batizado, se no município do Rio, em Duque de Caxias ou outro lugar. Isso pode indicar onde ele foi registrado civilmente também.

  • NíciaNícia Member

    @CarlosASP , a filha do Roberto mora em Brasília e eu moro em Portugal, sendo assim não conseguimos nos deslocar até a paróquia.

    O cartorio onde o Roberto e a Cidalia casaram, me informaram que o Roberto apresentou a certidão de nascimento para casar,mas que eles não tinham mais , pois foi incinerado.

    Só falta esse documento para minha amiga fazer a transcrição de casamento da mãe dela para que ela possa requerer a nacionalidade.

  • editado May 2022

    @Nícia

    Sim, em um momento o estado do RJ infelizmente autorizou os cartórios a incinerarem os processos de habilitação de casamento sem antes microfllmar tudo. E muitos (a maioria) incineraram. Só depois que se percebeu o erro enorme que isso era.

    Mas o LIVRO onde o nascimento foi registrado está lá no cartório de nascimento e com isso se emite uma nova certidão. Falta você saber onde isso é. Por isso a sugestão de contatar o cartório em Duque de Caxias, pois pode ser esse - ele nasceu logo depois dos pais se casarem em Duque de Caxias; pode ser que ainda morassem lá nesse momento.

    No município do RJ hoje em dia tem 16 cartórios para registro civil (os RCPN); sem saber em qual, teria que buscar em todos.

    Roberto tem irmãos? Sabe onde foram registrados? Isso em geral dá dicas de onde a família pode ter registrado ele. Se vai montando a linha do tempo da família com os lugares onde fez registros civis - já sabemos que casou em Duque de Caxias em 1950; onde nasceu e foi registrado um eventual irmão mais novo de Roberto?

    Sobre a paróquia, pode tentar contato por email, telefone etc. Para achar certidões nesses casos, muitas vezes é preciso tentar vários caminhos. Se a filha do Roberto realmente quiser a cidadania, tem que passar por todas essas chateações de busca de papelada. Dá bastante trabalho em muitos casos. Tem gente que leva anos para conseguir juntar tudo.

    Se ninguém mais aqui do fórum comentou algo, é provável que infelizmente ninguém achou algo mais que ajudasse.

  • NíciaNícia Member

    @CarlosASP , muito obrigada pelo esclarecimento. Farei conforme sua orientação e voltarei aqui para contar.

  • NíciaNícia Member

    @CarlosASP , só para agradecer sua orientação. Eu consegui localizar a certidão de nascimento e já solicitei ao cartório. Muito obrigada.

  • @Nícia

    Que bom que deu certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.