Processo para neto sem certidão de casamento

Minha avó é neta de português porém não acho o documento de casamento deles, já pedi busca nos cartórios, procurei incansavelmente no fs e não achei.

Gostaria de saber se há de alguma forma de minha avó dar entrada no processo não tendo a certidão de casamento do seu avô.

Manoel Francisco Soares dos Santos -> Guilherme dos Santos -> Marlene dos Santos.

Manoel foi declarante do nascimento do seu filho legítimo Guilherme dias após sua mulher Izaura conceber. Diz também que foi casado.

Marlene foi registrada com 10 anos.

Há uma divergência de 7 anos nos registros brasileiros para o assento de batismo.

Será que dá pra dar entrada?

Comentários

  • @vinisousa4166 , Se o Manoel foi o declarante do nascimento do Guilherme, não precisa transcrever o casamento do português.

    Quanto à Marlene, seus pais nasceram e faleceram brasileiros. Não importa quem foi o declarante do nascimento dela e, mesmo tendo sido feito um registro tardio, foi feito na menoridade.

    Mande os documentos para a CRCentrais - Lisboa, a única em que tramitam os processos de netos.

    Documentos - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

  • @Leticialele Bom te ver aqui novamente.


    Em relação a divergência de idade, isso eles não implicam?

  • @vinisousa4166 , o fato de ter sido registrada com 10 anos? Ainda era menor de idade, não terá problemas. O máximo que pode acontecer é pedirem explicações pelo registro tardio, mas isso não impede a concessão da cidadania.

  • @Leticialele bom dia. Falo em relação a diferença de 7 anos do Manoel na declaração do filho. Pois seu nascimento em Portugal foi em 1865, porém na declaração do filho remete que ele nasceu em 1872-1873, ai queria saber se eles implicam com essa diferença de idade.

    Também gostaria de tirar mais uma dúvida, no nascimento de Manoel só consta o nome, como eu não achei seu registro de casamento brasileiro eu tenho que mandar a declaração de óbito junto aos documentos de requisição de cidadania né

  • @vinisousa4166 , os portugueses costumavam rejuvenescer bastante durante a viagem entre Portugal e o Brasil. Não creio que irão implicar com a idade do pai na certidão do filho.

    Sim, para fixar o nome usado na vida adulta mande a certidão de óbito inteiro teor.

  • editado May 2022

    @Leticialele Não querendo abusar de sua boa vontade, mas você poderia esclarecer minhas duvidas abaixo? Pois não tenho muita experiência com cartório.

    A certidão do filho do português tem que ser por fotocopia também?

    O assento de batismo do Português veio por fotocópia, está certo?

    O atestado de antecedente precisa levar no cartório para validar?

    O requerimento 1d tem que ser levado no cartório para autenticar frente e verso, correto?

    Estou pensando em pedir por fotocopia e inteiro teor dos brasileiros.

  • editado May 2022

    @vinisousa4166

    A certidão do filho do português tem que ser por fotocopia também? Não, a certidão do filho do português pode ser inteiro teor digitada, apostilada

    O assento de batismo do Português veio por fotocópia, está certo? Sim, só precisa estar certificado, com carimbo e assinatura.

    O atestado de antecedente precisa levar no cartório para validar? Não. Imprima a validação no verso da certidão (a validação aparece como uma janela pop up, tem que dar Ctrl P para imprimir no verso da certidão)

    O requerimento 1d tem que ser levado no cartório para autenticar frente e verso, correto? Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    A certidão do Requerente é que tem que ser, obrigatoriamente, por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Boa sorte!!

  • editado May 2022

    @vinisousa4166

    Só pra complementar e esclarecer...

    O assento de batismo do Português [...] com carimbo [em relevo] e assinatura [pelo arquivo distrital, com tinta]

    O requerimento 1d [...] frente e verso [na mesma folha], assinar e reconhecer a firma por autenticidade [e não precisa apostilar].

  • editado May 2022

    @Leticialele @gandalf muito obrigado.

    Agora começa minha caminhada aos cartórios para emitir as certidões. Fiquei surpreso com os valores, mas valerá a pena!

    Agradeço muito a essa comunidade, manterei informações acerca do processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.