Busca assentamentos de batismo bisavós portugueses

Olá a todos!

Sou bisneta e trineta de portugueses tanto pela família do meu pai quanto a da minha mãe e estou buscando as certidões de batismo dos meus antepassados para dar início ao processo de obtenção da cidadania portuguesa.

Tenho a certidão de batismo do meu avô paterno, onde consta que os pais deles eram portugueses, e a dos irmãos dele, que corroboram a informação. Localizei também a certidão de casamento brasileira desses meus bisavós portugueses, que mostra que eles se casaram no Rio de Janeiro, mas eram ambos portugueses. Deles eu tenho nomes e datas de nascimento, casamento e falecimento (dela), nome dos pais de ambos, porém não sei a conservatória onde nasceram em Portugal.

Do lado materno, sei que o meu bisavô era filho de portugueses, possivelmente da região do Porto. Eles moravam em Salvador e em Sergipe, onde tinham uma fazenda. Deles, só tenho os nomes e o ano de falecimento do meu bisavô, filho dos portugueses, falecido em 1945, além da certidão de casamento dele com a minha bisavó.

Já fiz várias pesquisas no Family Search, Torre do Tombo e Arquivos distritais, mas não consigo localizar os assentamentos de batismo.

Do lado paterno, tanto os bisavós quanto meu avô e os irmãos dele já são falecidos, então não tem ninguém vivo a quem eu possa recorrer para obter essa informação.

Do lado materno, também tenho poucas informações, uma vez que minha avó era muito pequena quando o pai dela faleceu.

Por isso, venho pedir a ajuda de vocês para conseguir localizar esses documentos.

Seguem as informações que disponho dos meus antepassados portugueses:


Ramo paterno:

Nome: José Soares

Pai: António Alexandre Soares

Mãe: Maria de Jesus

Data de nascimento: 25/12/1899

Cônjuge: Florinda Marques


Nome: Florinda Marques

Pai: José Marques da Silva

Mãe: Maria Marques

Data de nascimento: 24/03/1908


Casamento José Soares e Florinda Marques (o nome deles no Family Search está José de Jesus e Florinda Marque)

Data: 30/08/1924

Local: Rio de Janeiro, RJ

Os dois residiam no Rio de Janeiro,RJ



Ramo materno:

Nome (bisavô): Martinho Francisco de Andrade

Pai (Português): Joaquim Francisco de Andrade -> Em 1927 ele já era falecido segundo a certidão de casamento dos meus bisavós.

Mãe: Joanna de Andrade

Do Martinho Francisco de Andrade encontrei várias menções em batismos de afilhados e alguns filhos (menos o da minha avó).


Fico muito grata por qualquer ajuda que puder receber nesse caso, pois já estou procurando estas informações há muito tempo, sem sucesso.


Abraços a todos!


Louise

Comentários

  • @lc_soares

    Deixe o link para árvore no Family Search onde está organizada toda essa informação e os documentos anexados que já achou. Assim as pessoas que querem ajudar não perdem tempo repetindo o que já fez.

    Caso não tenha organizado a árvore e entrado os dados, é uma boa ideia fazê-lo. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.