Ajuda para encontrar certidões

Bom dia,

Sou bisneta de portugueses e estou juntando os documentos para a cidadania da minha mãe.

Consegui a certidão de batismo do avô português mas não consegui nada de certidão de casamento deles (a princípio casaram em portugal) nem consegui certidão de batismo da avó.

Se alguém puder me ajudar, vou passar os dados:

avô portugues - JOSÉ FRUCTUOSO DA FONSECA - Conselho de Felgueiras, Freguesia de Friande, filho de Joaquim João Fructuoso e Maria da Fonseca (não consta data de nascimento. Data de batismo foi 14/03/1893

Avó Portuguesa - BEATRIZ ALVES DA SILVA (nome de solteira) BEATRIZ ALVES DA FONSECA (nome que consta na certidão de óbito) Conselho de Felgueiras, Freguesia de Margaride, nascimento em 01/09/1892, óbito em 22/07/1970


pai da requerente - NELSON FRUCTUOSO DA FONSECA (pai da minha mãe) - na certidão dele consta o nome de solteiro da BEATRIZ (apesar dele ter nascido no Brasil). Já na certidão da irmã que nasceu em Portugal antes dele já consta o nome de casada da BEATRIZ.

Minha dúvida é sobre se preciso regularizar a certidão do meu avô NELSON para passar a constar o nome de casada da mãe dele, e se preciso correr atrás de certidão de casamento deles e nascimento/batismo dela.

Desde já agradeço imensamente pela ajuda.

Comentários

  • editado May 2022

    @Sicruz

    Batismo da Beatriz: TIF 031

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=910938

    Eu vi no registro de um dos filhos no Brasil em 1916 (José) que os pais eram casado em Portugal há "dois anos mais ou menos"

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SQS-12Q?i=8&cc=1582573

    Isso poria o casamento deles após 1911. Como você tem tudo dos 2 noivos, acho que dá para arriscar pedir pelo civilonline esse casamento, mesmo sem saber a data exata e onde aconteceu. Poria a freguesia da noiva no campo, mas nas observações diria que não tem certeza.

  • SicruzSicruz Member

    ACHEII a certidão de batismo da BEATRIZ.

    Então agora tenho as certidões de batismo com os nomes exatos que estão na certidão do pai da minha mãe (filho de Português nascido no Brasil)

    Minhas dúvidas são:

    Preciso mesmo assim buscar o casamento dos portugueses? Não consta casamento averbado nas imagens dos livros dos batismos.

    Na certidão do meu avô consta o nome de solteira da BEATRIZ (apesar dela já ser casada).

  • SicruzSicruz Member

    @CarlosASP Obrigada!

    Eu tenho que enviar algo certificado pelo Arquivo Distrital ou basta eu enviar essas imagens dos livros e colocar os dados completos?

  • @Sicruz , tem que mandar os assentos de batismo certificados pelo Arquivo Distrital.

  • SicruzSicruz Member

    @Leticialele obrigada

  • ncoslopncoslop Member

    Boa tarde! Minha esposa é bisneta de portugues, e Precisamos encontrar a certidão de nascimento do seu pai , para fazer primeiro a cidadania portuguesa dele e posteriomente a dela própria. Hoje ele já tem 80 anos e não se recorda onde foi seu registro de nascimento. Seguem abaixo os dados do mesmo:

    Nome Sadi Mourão

    Nascimento: 30/10/1942

    Pai: José Augusto Mourão

    Mãe: Aracy de Araújo Mourão.

    Tem um irmão chamado Sérgio de Araúlo Mourão, que nasceu em 1939, e Uma irmã já falecida que se chamava Suely Mourão.

    Agradecemos desde já qualquer retorno.

  • editado May 2022

    @Sicruz

    Para fazer o pedido no civilonline tentando achar o casamento, só os dados (melhor acrescentar o link com o TIF de cada um) e o pagamento de 10 euros. Tudo feito pelo site do civilonline.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Já para o processo de cidadania, é como a Leticia disse; tem que pedir ao AD. Tem que ter a certidão física, certificada pelo AD, pois são de antes de 1911.

    E a de casamento, se o civlonlne achar, é do jeito que te mandam por email, pois já está informatizada, é pós 1911. Uma cópia simples dela resolve. O civilonline em geral responde em 1-2 dias úteis.

    Essa data 1911 é crucial para pesquisas em PT.

  • SicruzSicruz Member

    @CarlosASP Obrigada! uma duvida: eu preciso NECESSARIAMENTE achar esse casamento? Pq na certidão do meu avô consta os nomes de solteiros dos portugueses... será que como consta o nome de solteiro deles (igual como está nas certidões de Batismo) eu não poderia deixar pra lá essa certidão de casamento?

  • SicruzSicruz Member

    Não sei por qual motivo constou o nome de solteiro da BEATRIZ na certidão do meu avô, mas talvez esse erro ajude.

  • @Sicruz

    Aconselho que envie as 3 certidões. Os batismos no Arquivo Distrital:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    E o casamento como já informado acima.

  • SicruzSicruz Member

    @Guilherme Moreira obrigada. Já pedi no AD as de batismo e vou pedir a de casamento. Nesse caso então terei que pedir retificação de registro do meu avô aqui no Brasil, para constar o nome de casada da Beatriz não é?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.