Viagem para a Europa (sem cartão cidadão)

Boa noite!

Existe algum documento que posso retirar ou solicitar que confirme a minha cidadania e permita eu viajar sem o passaporte ou o cartão cidadão?

Tenho viagem marcada para Agosto e não estou conseguindo agendar o cartão, porém, gostaria de saber se apenas com o "assento" eu consigo pelo menos entrar nos países já como cidadão?

Minha preocupação é que o documento não fique pronto até a data do embarque (9 de Agosto de 22).

Quero saber se existe algum documento que "comprove" a minha cidadania e que a imigração no país "aceite" como documento que comprove a minha nacionalidade.

Obrigado!

Comentários

  • editado May 2022

    @LycioDiniz , você consegue entrar em Portugal apenas com o assento português e seu passaporte brasileiro, pois o oficial da imigração pode consultar o sistema para saber se a certidão é verdadeira. Em outros países, creio que não consiga.

  • Obrigado pelo retorno, @Leticialele !

    Vou tentar marcar o agendamento em ambos os consulados e tentar resolver isso o quanto antes!

    Obg

  • @LycioDiniz seu processo foi por guimarães? já foi concluído? O da minha mãe é de Nov/2021 e até agora nada...

  • Se você entra por Lisboa, lá você consegue emitir o cartão cidadão em 24h. E parece que com uma justificativa boa, até no mesmo dia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.