Agendamento RJ ou SP ?
LycioDiniz
Member
em Consulados
Boa noite! Estou precisando agendar no consulado para emissão do Cartão Cidadão e posteriormente o passaporte, porém, não estou conseguindo de maneira nenhuma realizar o agendamento no consulado do RJ.
Segue a dúvida:
1 - Será que no Consulado de SP é mais fácil realizar esse agendamento?
Se sim, qual a média para o agendamento? Estão marcando para qual dia ou mês?
Além disso, segue outra dúvida:
2 - Qual o prazo para a entrega do cartão cidadão emitido em "urgência"?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LycioDiniz , se você já está agendado, vá ao Consulado e coloque seu nome na lista de espera. Assim que houver um encaixe, eles avisam. OU mande um email para a ouvidoria, diga que já está agendado para o dia tal... , mas que surgiu um imprevisto e você precisa viajar . peça a maior urgência possível, mandando, de preferência, o comprovante da compra da passagem.
Pagando urgência, em um mês, mais ou menos, você terá CC e passaporte.
Mas só acione a ouvidoria se for realmente necessário.
@LycioDiniz
Seu problema não é de agendamento. É de planeamento da viagem ao exterior.
Sua entrada na Europa deveria se dar por PT como lhe recomendou a @Leticialele , apenas com seu assento. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21066/viagem-para-a-europa-sem-cartao-cidadao/p1
Não terá tempo de conseguir seus documentos de CC e PEP por nenhum consulado em 2 meses, sem já estar ainda agendado.
Se comprou passagem para outro país, terá que entrar como turista. Depois terá até 3 meses para ir a PT só para tirar os documentos. Em seguida sair da UE (talvez indo ao UK, com bagagem mínima), para fechar sua entrada como turista na UE (sua e de todos os que viajam com você). Só então pode entrar novamente na UE, desta vez como cidadão, tendo os documentos.
Curiosamente você mencionou Guimarães, PT, deu entrada pessoalmente por inscrição, e não comprou passagem para entrar por PT? Outra opção seria tentar desdobrar a passagem, fazendo uma parada de pelo menos 4 dias em Lisboa para fazer seus documentos antes de ir para o destino. Se já comprou, vai pagar pela mudança, mas será menos dor de cabeça.
Obrigado pelo Retorno, @gandalf .
A viagem foi planejada como Turista (sabendo que não teria tempo) ou de sair a documentação ou sair os documentos (CC ou passaporte).
A viagem possui escala em Portugal, mas não estava previsto ficar por lá ...
Estou indo para Dublin, a ideia inicial era entrar como Turista e dps fazer o que você falou: ir para PT tirar a documentação e voltar com passaporte Europeu ... Os documentos eu consigo tirar de maneira emergencial de alguma maneira? Li que indo em Lisboa, pega-se uma fila e fica pronta no dia seguinte (não sei se é exatamente isso).
@LycioDiniz
Indo para Dublin de fato não fará muita diferença ter ou não o CC e PEP antes.
Eu acho muito difícil, e muito arriscado, tentar fazer os docs no BR. O CC vai da Embaixada, e demora 30 dias. Só depois da ativação do CC você pode pedir o PEP, e demora 1 semana. Isso são prazos mínimos.
O pior que pode acontecer é você pedir no BR, e não ficar pronto a tempo (porque depende de várias coisas para conseguir). Tendo um pedido em aberto no BR, não tem como pedir outro em PT sem cancelar o primeiro, e pagar tudo novamente. Só complica.
Na sua marcação, só inicie se tiver pelo menos 2 meses de folga. Muito provavelmente não conseguirá o PEP, que seria realmente útil no UK.
Veja se consegue desdobrar a passagem, e ficar 3 dias em Lisboa. Seria o mais cômodo para você, se fizer o CC em Lisboa, e recolher o PEP no aeroporto na saída.
Sim, consegue fazer em até 2 dias, mas está tarde para fazer agendamentos em PT. Teria que ir para a fila de espera, e com a greve, não sei se conseguirá senha para fazer a tempo de buscar o CC no mesmo dia, a tempo de pedir o PEP para retirar no aeroporto no dia seguinte. Deve reservar 3-4 dias para ter tempo pra isso em Lisboa, considerando um cenário mais realista, e não assim radicalmente otimista.
Você gosta de andar no fio da navalha. Sua entrada por Guimarães não fez ganhar tempo. Só gerou incerteza não ter como acompanhar.