Atribuição para netos

Bom dia!!!

Enviei algumas dúvidas aqui, muito obrigado pelas informações. Mas ainda preciso de ajuda por favor, minha sobrinha é menor e não tem a cidadania e minha irmã também não tem, gostaria de saber como faço para fazer a atribuição pela cidadania do meu pai e como minha irmã pode fazer, sei que seria pelo formulário D.

Mas estamos com receio de fazer assim porque não temos informações concretas sobre com fazer no caso desse processo, poderia alguém me ajudar?

Comentários

  • @Rachel_nunes76 , se seu pai é o português, sua irmã vai fazer o processo pelo art 1C (filhos de portugueses)

    Mande para o Arquivo Central do Porto.

    Depois que a cidadania da sua irmã for finalizada, peça a da sua sobrinha, pelo mesmo artigo.

  • editado May 2022

    @Leticialele

    Mas minha irmã quer fazer a atribuição da minha sobrinha pelo meu pai que seria por netos, assim ela já adianta da minha sobrinha e também faz a dela pelo meu pai que é o português, nossa preocupação seria não dar certo a atribuição da minha sobrinha pelo meu pai, pois não sabemos fazer direito essa atribuição por netos, entende?


    Pela sua informação, sim minha irmã faria pelo processo 1C, pelo Arquivo Central do Porto, mas para minha sobrinha a minha irmã queria fazer por atribuição de netos mesmo que demore 3 anos, acho que seria pelo formulário 1D.

  • @Rachel_nunes76 , embora não consiga entender a lógica da sua irmã, não vejo problema em mandar o processo de sua sobrinha como neta.

    Veja os documentos necessários aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

  • @Leticialele

    Seria pq minha sobrinha fará 18 anos no ano que vem,então minha irmã acha melhor fazer desta maneira. Eu lhe agradeço muito pela sua atenção e as suas informaçoes. Vou passar essas informações para ela. Agradeço novamente.

  • editado May 2022

    @Rachel_nunes76

    Mesmo fazendo 18 no ano que vem, haveria tempo suficiente para fazer do pai/mãe, e em seguida dar entrada na dela ainda na menoridade, grátis. Fazer como netos, tendo os pais vivos é uma decisão ruim na vasta maioria dos casos.

    Muita coisa pode acontecer em 3 anos. Suponhamos que ela deseje fazer uma universidade. Tem 17 anos. Se ela fizer a do pai agora, e a dela em seguida, ela pode entrar na universidade no ano que vem, e como cidadã, estudar praticamente grátis. Ganhar experiência e um currículo de ponta. Pode trabalhar nas horas vagas para se manter, ou para capitalizar, se quiser, tudo legalmente. Não somente em PT, mas em qualquer país da UE da escolha dela.

    Se entrar como neta, uma vez que entrar vai demorar 3 anos, e não tem como mudar. Só terá nacionalidade aos 21. Terá perdido um tempo precioso e o timing do momento. Pense nisso.

  • @gandalf

    Muito obrigada pelas informações, vou repassar para minha irmã, e ver o que ela acha, pois sim eu acho mais coerente ela fazer a atribuição dela e depois da minha sobrinha, agradeço.

  • @gandalf

    Porém a cidadania de filhos está demorando 24 a29 meses, por isso fazer pelo avó, senão minha irmã terá que pagar os 175 euros pela maior idade, porque minha sobrinha já estará com 18 anos. Mas novamente lhe agradeço. Será que pelo avó dará problemas futuros em Pt, para minha sobrinha e irmã? Por isso vim tirar essas dúvidas com o fórum, pois vocês são excelentes nas informaçõese ajudam muito com as dúvidas.

  • @Rachel_nunes76 , a cidadania de filhos, pelo ACP, está levando uns 6 meses, e não 24 a 29!!!

    Dê uma olhada na planilha - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • @Leticialele

    Obrigada. Verifiquei a planilha, minha filha está com a atribuição em andamento de filhos e recebeu um e-mail de Portugal informando que demoraria esse tempo de 24 a 29 meses, por isso também a preocupação do tempo para minha irmã, vou informar para ela sobre a planilha.

    Obrigada pela informação.

  • @Rachel_nunes76

    Esse e-mail é uma resposta padrão, considerando o pior caso, geralmente quando manda pela CRCentrais. Mesmo lá, sendo BR será 1 ano.

    Na prática, para filhos art-1C, o tempo pelo ACP tem sido 5-6 meses do envio até o assento. Mais 1 mês para a transcrição de casamento dos pais, pelo consulado, que para ela será obrigatória.

    A única coisa que poderia dar errado no plano, é se a mãe dela que vai virar portuguesa não tiver nascido no BR ou em PT.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.