Retificação de Certidões

Prezados, gostaria se possível esclarecer algumas duvidas acerca de retificações nas certidões, estou de posse da certidão do assento de meu avô português, já certificada e apostilada para caso haja necessidade de alguma retificação nas certidões posteriores,

Nome no assento portugues: Gonçalo

Nomes dos pais : Thomaz Correa da Silva e Carolina Dias das Neves

Casou-se no Brasil : Gonçalo Correa ( na certidão de casamento)

Faleceu no Brasil : Gonçalo Correa Neves (nome que usou a vida toda)

Na certidão de nascimento de meu Pai falecido (filho do português) consta o nome dele : Gonçalves Correa Neves e na minha certidão de nascimento o nome de meu avô português Gonçalves Correa Neves.

Se não bastasse o português casou-se com minha avó Abbadia Duarte(brasileira), porém esse Duarte não sei de onde surgiu , porque ela sempre usou o nome de Abbadia de Souza Neves, nome que consta na certidão de meu pai e também na minha.

Estou assustado com a quantidade de erros e se será possível retificar tudo isso , certidão por certidão, porque envolve o nome dos próprios declarantes .

No caso da transcrição de casamento do meu avô , qual nome devo usar para o português ?

Se alguém puder me orientar agradeço, antes de sair pelos cartórios retificando tudo.

Grato 

Comentários

  • @dududuedu

    Gonçalo Correa Neves não tem problema algum, pois tem os apelidos do pai e da mãe.

    Na certidão de nascimento do seu pai, quem foi o declarante? Foi o Gonçalo? Como ele assinou?

    Se, de fato, o nome estiver "Gonçalves", terá que retificar, tanto o nome na certidão de nascimento do seu pai, quanto na sua, para constar Gonçalo Correa Neves.

    Use a certidão certificada e apostilada para a retificação. O cartório não fica com o original, eles próprios tiram cópia para o processo. Depois que fizer a do seu pai, use a dele para fazer a sua.

    Como eram os nomes dos pais da sua avó Abbadia?

    O Neves veio do marido, Gonçalo, não tem problema algum, pois, no Brasil, até 1967 a mulher era obrigada a adotar o nome do marido.

  • Obrigado pelas orientações,

    Na certidão de nascimento de meu pai o declarante é o portugues Gonçalo, que aparece com o nome de Gonçalves Correia Neves, meu pai recebeu o nome de Arlindo Correia Neves .

    os pais de Abbadia Duarte eram Jose Antonio de Souza e Alzira Talmelli , logo esse Duarte na certidão de casamento foi um equivoco,

    na certidão de nascimento de meu pai já aparece o nome dela como Badia de Souza, mas por sorte nesta mesma certidão os nomes dos avós portugueses Thomaz Correa e Carolina Dias das Neves estão corretos, portanto os erros estão nos nomes dos pais .

    vc entende que é possivel retificar administrativamente ?

  • outra curiosidade é que na certidão de nascimento de Abbadia não consta sobrenome, esse Duarte apareceu na certidão de casamento, depois apareceu como Badia de Souza e depois na certidão de casamento do meu pai como Abbadia de Souza Neves , esse ultimo também consta na minha certidão de nascimento.

    desde já, obrigado por todas as orientações.

  • @dududuedu , você tem a cópia reprográfica da certidão de nascimento do seu pai? O português assinou "Gonçalves"?

    Se o português foi o declarante do nascimento do seu pai até que este tivesse completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.Não vai precisar da certidão de nascimento da avó.

  • não tenho a certidão por cópia reprografica, ainda não solicitei, mas tenho a cópia da certidão original de 1939, e realmente consta como pai Gonçalves Correia Neves, mas irei solicitar no cartório uma cópia reprografica para obter mais detalhes, certamente lá saberemos se ele foi realmente o declarante.

    assim que obtiver essa certidão voltarei a postar , muito obrigado pelos esclarecimentos e parabéns pelo trabalho de ajuda que voces realizam,isso não tem preço !

  • de qualquer forma @Leticialele terei que retificar para constar Gonçalo ao invés de Gonçalves correto ? e a partir dessa retificação , retificar a minha certidão de nascimento tambem ?

  • @dududuedu , sim, terá que retificar para que conste o nome correto - Gonçalo.

  • @Leticialele mais uma vez obrigado, assim que estiver com as certidões em mãos volto a postar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.